Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Revisão Geral do Toca-fitas KP-500 da Pioneer anos 80 (Será que consigo ?)


Ir à solução Resolvido por alexandre.mbm,

Posts recomendados

@Renato.88 e suponho que : 1 -  para substituir tem que ser a mesma especificação, e

                                                    2 - a barulheira danada e falta de sintonia é em decorrência da ausência dela....

 

ou seja : Agora estou definitivamente sem Toca-fitas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

1 -  para substituir tem que ser a mesma especificação

Sim, mas elas são exclusivas do modelo do rádio. Em todos os rádios e assim. 

Lembra que falei algo sobre um rádio da Bosch, descartei ele por causa de uma bobina dessas. 

 

O toca fitas não tem nada a ver com essas bobinas. 

 

Eu aqui tenho muitas bobinas dessas, mas pra saber se serve teria que colocar no rádio e se funcionar ainda tem que regular. 

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Recoloquei a bobina, pois me pareceu que era  apenas "encaixada ".... testei o rádio antes e depois e ele funcionou sem problema algum.. como se a bobina não interferisse em nada... enfim, recoloquei-a e prendi bem com um pingo de cola quente.

Vou adaptar o Potenciometro , utilizando um dos que eu tenho aqui, que embora com diâmetro maior, encaixa na placa, e fica na altura correta, desde que se cortar os pinos rente aos rebites. Uma solução interessante que me deram é de soldar fios nos rebites e liga-los na placa...Como a haste é recartilhada com fenda no centro, já preenchi com durepox e depois de secar vou moldar e deixar igual a original....acho que é isso.

 

Ai só fica mesmo faltando substituir o amplificador por algum dos que vocês disseram ai em cima e fazer "casar"com o tojo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
57 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Ai só fica mesmo faltando substituir o amplificador por algum dos que vocês disseram ai em cima e fazer "casar"com o tojo. 

 

Você tem a opção da simplificação sugerida pelo @Renato.88. Eu optaria por ela. Parece o caminho mais curto, mais barato e menos traumático. Depois de ambos os gabinetes fechados, sua Puma será a mesma da ideia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Recoloquei a bobina, pois me pareceu que era  apenas "encaixada "....

Achei estranho que essa bobina não aparece no esquema. 

Geralmente quando sai assim tem uns fios fininhos que quebram, mas esta pareceu diferente. 

Já que está funcionando deixa pra lá. 

 

4 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Ai só fica mesmo faltando substituir o amplificador por algum dos que vocês disseram ai em cima e fazer "casar"com o tojo

Já que o interessante é ligar o tojo e não tem mais o amplificador original, a melhor coisa é deixar sem o amplificador. 

Amplificador foi feito pra colocar alto falantes, se não vai usar não precisa ter. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm  @Renato.88  Agora a tarde eu resgatei um amplificador que eu tinha em outro carro da Marca Hertz EP4. Fiz um by pass no amplificador do KP500 e liguei direto nas entradas do Hertz, instalei duas caixinhas e o trem todo funcionou !!! Com uma qualidade excelente! Se isso deu certo, talvez para ligar direto do pré para o tojo não seja assim tão complicado. Alguém tem o esquema de como se faz?

 

Minha única dúvida é se fazendo dessa forma que eu fiz irá sobrecarregar de alguma forma o pré do KP-500...

De quer forma aos poucos as coisas da eletrônica vão se clareando !!

 

Eu queria postar o video para vocês verem como ficou o som mas não consigo por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm boa...

 

 https://youtu.be/jNEq5qyOzR8

 

 

 

Lembrando que ainda está sem o potenciômetro de agudos instalado.

 

CARAMBA QUE ***** Felicidade!!! 58 anos e aprendendo coisa nova... pode ser ridículo mas é pura emoção rsrrsrs..

 

 

 

 

 

Bom, creio que o pré do KP500 está bom... a diferença do som entre o uso da placa gambiarra e esse amp é gritante...o som não distorce e quase coloquei no volume máximo....

 

Agora a pergunta é : Se eu fechar esse toca-fitas eliminando o amp (JOGAR FORA MESMO)  e ligar as saídas do pré dele direto nas entradas do tojo GR200, vai ficar bom ou é melhor montar algum circuitinho entre ambos? E qual circuito vocês sugerem?

 

E aquele tal de fio amarelo que alimenta a placa do amplificador posso deixar cortado, certo? já que não haverá outra placa.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo visto, você decidiu ficar com o aparelho. Se o preço que você pagou não foi de item de coleção, penso que eu faria o mesmo. Parece que ele ainda lhe dará um resultado muito legal na Puma.

 

Seguindo essa linha de ponderação, considerando a presença do Tojo, eu dispensaria qualquer amplificação intermediária.

 

Às vezes,

mais barato = melhor

 

Mas não faria adaptação às escuras, somente aquilo que estivesse "dominando". Eu não me satisfaria com um conjunto de passos dado em fórum de Internet. Investigaria além dele!

 

É uma coisa minha: teoria primeiro; prática, só depois...

 

"Na prática a teoria é sempre aquela que foi verdadeiramente alcançada."

 

Quem diz que "na prática a teoria é outra", não foi capaz de se achar na teoria verdadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Pelo visto, você decidiu ficar com o aparelho. Se o preço que você pagou não foi de item de coleção, penso que eu faria o mesmo. Parece que ele ainda lhe dará um resultado muito legal na Puma.

 

Seguindo essa linha de ponderação, considerando a presença do Tojo, eu dispensaria qualquer amplificação intermediária.

 

Às vezes,

mais barato = melhor

 

Mas não faria adaptação às escuras, somente aquilo que estivesse "dominando". Eu não me satisfaria com um conjunto de passos dado em fórum de Internet. Investigaria além dele!

 

É uma coisa minha: teoria primeiro; prática, só depois...

 

"Na prática a teoria é sempre aquela que foi verdadeiramente alcançada."

 

Quem diz que "na prática a teoria é outra", não foi capaz de se achar na teoria verdadeira.

Sem dúvida essa avaliação é perfeita. O fato é que comprei o aparelho a um preço adequado ( caro mas dentro do esperado). É um item difícil de se achar e no final sempre podemos nos deparar com gatos ao invés de lebres muitas vezes de pior solução.  Gosto de originalidade , no entanto não sou purista a ponto de não fazer uma ou outra adequação/modernização em prol do meu conforto/prazer.

 

Verdade que preciso e irei atrás da teoria , inclusive iniciando pelo livro do Gabriel mencionado aqui. Mas para a finalização desse projeto KP+TOJO tive e tenho que botar a prática de vocês a meu serviço rsrs... Não vejo a hora de devolver o KP para o painel 😜.

 

O Renato.88  mencionou aqui que seria necessário alguma pequena alteração, caso eu opte pela configuração jogando o pré do Kp direto na entrada do Tojo. 
 

Eu estou esperando ele ler este post e confirmar ou não isso. Porém se o tojo se comportar como o Hertz não vejo problemas - a NÃO SER Que Tenha ALGUMA IMPLICAÇÃO NO MÉDIO E LONGO PRAZO de uso contínuo .... a qual desconheço tecnicamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oha só um comparativo bacana dos amp substitutos para o kp-500.

 

o TDA 2003 que o cara usou me parece estar numa placa comprada pronta ne?

 

Não dá para concluir 100% mas aparentemente o amplificador original AN214Q fala melhor , vocês não acham?

 

Se não fosse o problema da alimentação 12v conflitar com o TOJO , uma plaquinha dessas com TDA 2003 ou algum similar seria ideal para manter o KP +- original e apto a funcionar sozinho algum dia, caso necessário... 

 

 

 

 

 

Bom, enquanto ninguém reclamar vou colocando minhas dúvidas aqui. Encontrei essa plaquinha no ML...(não sei se ja foi mencionada aqui). https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1594249913-placa-amplificador-de-audio-tda2030-mini-15-w-rms-_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items-pdp&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=310f3528-cdfe-4b34-ba99-243bdf8814f8

 

A tensão de funcionamento: 6 ~ 12 V DC, NÃO PRECISA DE ALIMENTAÇÃO SIMETRICA, FUNCIONA COM ALIMENTAÇÃO ASSIMETRICA
Corrente minima de 1 A para a fonte
FONTE NÃO INCLUSA
Dissipador de calor Incluso
Potencia de 12 a 15 watts RMS(MAX)
aceita falantes de 4 ohm,6ohm e 8ohm

 

Se colocasse dois (2) destes na saída do KP, lá dentro no espaço do amplificador original.... funcionaria com o TOJO , devido poder ser conectada em fonte assimétrica? Sairiam dois positivos um para cada canal e o terra direto na carcaça do KP......

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, @Marco Aurélio Yu, na minha opinião - como se ela valesse alguma coisa, rs... - você fez bem em manter o rádio consigo. Vendo o vídeo me ocorreu: "Nossa, que rádio style!" Só o dial dele iluminado já ganha, de longe, de qualquer "modernidade", aí...

 

Mas vamos lá...

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

o TDA 2003 que o cara usou me parece estar numa placa comprada pronta ne?

É também fiquei com essa impressão. Há placa montadas e até kit, a placa e os componentes para a pessoa soldar, muito mais simples que essa, desse cara. A maioria dá para encontrar em lojinhas empoeiradas na Rua Gal. Osório, travessa da Rua Sta. Efigênia... pelo menos até um tempinho atrás, dava. No ML só encontrei com potenciômetro, o que pode até ser uma boa.

 

E sem desfazer da ideia de usar apenas o pré do KP, usando ou o Tojo ou outro amplificador externo, também acho legal a ideia de

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

manter o KP +- original e apto a funcionar sozinho

 

 

Agora, sobre

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

aparentemente o amplificador original AN214Q fala melhor , vocês não acham?

é difícil dizer: o que ouço vem das minhas caixinhas aqui e ainda por cima depois de passar pelo seu microfone e por alguma perda pelo Youtube.

 

Mas segundo o manual, o AN142 é inferior ao TDA2003. Não encontrei informação sobre distorção no manual do AN142 mas a do TDA2003 é muito pequena. A potência, nem se fala: a do AN142 é de 4,4w enquanto a do TDA2003 é, vá... real, acho que uns 8w a 10w, em 12v.

 

Ainda segundo o manual, a distorção do TDA2030 é mais acentuada que a do TDA2003. Ou seja, segundo os manuais, até o 2030 é melhor que o AN. Mas, eu (eu) iria de TDA2003, mesmo, que distorce pouco e tem boa potência.

 

Tudo isso dependendo se as placas prontas - precisa de 2, uma por canal - cabem no rádio...

 

Quanto a ligar, ora... o mais difícil você já fez, que foi ligar o Pioneer no Hertz. Se as placas com TDA couberem, ligá-las no pré é igual a ligar o Hertz no pré.

 

Agora, quanto a

6 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

CARAMBA QUE ***** Felicidade!!! 58 anos e aprendendo coisa nova... pode ser ridículo mas é pura emoção rsrrsrs..

 

a gente tem quase a mesma idade por isso concordo em número, gênero e grau: é mesmo uma sensação muito boa! :)

 

(Mas você ainda não viu nada, rs... você vai ver quando estiver tudo pronto, funcionando, e num belo dia, depois de até esquecer o rádio foi ressucitado, estiver ouvindo uma música que você gosta e de repente...

 

"Nossa, será que fui eu que fiz esse som ficar bom assim?!"

 

E depois com um sorriso n'alma, lembrar:

 

"É... fui eu mesmo, rs...")

 

MANUAIS para download (é só clicar):

AN214_ETC.pdf - AN142

tda2003.pdf - TDA2003

tda2030.pdf - TDA2030

 

P.S.: O manual do AN142 está em japonês mas notação eletrônica é internacional. Por exemplo, onde se lê "4,4w" é 4,4 watts, mesmo, rs...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 realmente me ocorreu que tem mesmo que instalar um amp. .. o tojo não funciona com remote..ou seja, ele tem que ser ligado por botão para funcionar... e geralmente o que se fazia na época era ligar o toca-fitas e depois, caso quisesse, ligar o tojo... ou seja, o som "passava por dentro" do tojo sem equalizar... Se eu não tiver um amp. O ok ficará mudo sempre q ligar e dependerá sempre do tojo.

 

Por mim eu já teria comprado uma dessas plaquinhas aí, mas o pessoal aqui mencionou algo sobre incompatibilidade com o tojo devido os 12v e terra... que se ligar o terra direto , queima a placa... confesso que fiquei com dúvida sobre isso e estou aguardando alguém sinalizar uma luz para mim é um esqueminha para ligar uma plaquinha dessas no kp e ela funcionar ligada no tojo....( como era originalmente , só q com uma placa amp decente).... 

 

e viva IVA a criatividade e boa vontade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Aurélio Yu, você poderia, por favor, medir a placa do amplificador? Tirar umas fotos, de cima, de lado, de frente? E quando medir, poderia medir também a sua altura, contando com dissipador, algum componente mais alto? Qual o tamanho do espaço que ela pode ocupar dentro do gabinete do rádio? É um espaço exatamente cúbico ou tem alguma saliência, reentrância, coisas assim? Tem parafuso para fixação da placa no chassis do rádio? Onde?

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

incompatibilidade com o tojo devido os 12v e terra

Isso não acontece com os TDA2030 nem com o TDA2003. Outros amplificadores, como os PAM ou os TPA só serviriam sem o Tojo.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 Bom dia a todos. Seguem fotos com medidas no pdf anexo.

 

Acho que a última foto está bem fácil de entender. Qualquer coisa me avisa que mando mais medidas. Praticamente eu medi o espaço onde estava a placa original, que era parafusada na traseira do equipamento. Mas também, como pode notar nas fotos, pode parafusar pelo fundo sem problemas. Se precisar de algum "calço"para dar altura eu consigo fazer aqui. 

 

O espaço aproximado disponível é 65 mm de largura por 40mm de profundidade e 30mm de altura.

 

medidaskp500.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm por tudo que avaliei até o momento acho que o melhor a fazer é instalar um novo amplificador no KP-500 que seja compatível com ligação no tojo (ou qualquer outro módulo de potência/equalização) 

 

Dessa forma mantemos o kp-500 funcional , mesmo que sem o tojo.

 

 É viável ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm boa ideia. Obrigado! Só preciso mesmo é agora definir o amp que cabe lá dentro.

Vocês acham mesmo que eu devo criar outro Post ? 

O assunto , na minha visão , ainda permanece o mesmo, que é revisar o kp-500.... que por desgraça está culminando na substituição do amplificador .....

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Vocês acham mesmo que eu devo criar outro Post ? 

O assunto , na minha visão , ainda permanece o mesmo, que é revisar o kp-500.... que por desgraça está culminando na substituição do amplificador

 

Para deixar o KP-500 só com pré-amplificador, como sugeriu o @alexandre.mbm talvez seja uma boa ideia criar algo como

 

8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

– KP-500 sem amplificador + Tojo GR-200

 

 

Agora, se a ideia é trocar o amplificador interno, na minha opinião, esse tópico parece adequado.

 

---

 

Pensando no espaço disponível, fiz uma busca no Google por "tda2003 pcb" e encontrei diversos links mas poucas placas prontas, no Brasil. No entanto encontrei no Aliexpress algumas placas já montadas que me parecem boas.

 

Um exemplo - só como exemplo, mesmo, sem me ater a nenhuma loja:

 

845658776_TDA2003foto.jpg.be17edb37dbd0254a1c9268c95f944ad.jpg

 

Dimensões e esquema dessa placa:

 

60390438_TDA2003esquema.thumb.jpg.74d9f35c91cdcd6940dd9a9e73d81ac6.jpg

 

Esse circuito, pelo que comparei com as sugestões dos fabricantes do chip, me parece bem feito, cuidadoso e caprichado. Precisaria de 2 desses, um por canal. Os 18w são meramente teóricos. Só seriam possíveis com alimentação de 17v e alto-falantes de 1,6ohm de impedância. Na prática, cada módulo desse chega a + ou - 8w, por canal, usando 12v e dependendo dos alto-falantes.

 

Olha o link para essa loja aqui. Mas reforço, @Marco Aurélio Yu: não conheço esse vendedor. Sugiro que você dê uma sapiada nesse site (Aliexpress), tem várias lojas oferecendo amplificadores como esse, cada uma com preço e condições diferentes (tem quem venda não apenas uma unidade mas sim kits com 5 unidades, por exemplo), e cada uma com avaliações diferentes, postadas por compradores de vários países, inclusive do Brasil.

 

Adaptá-lo no lugar do antigo amplificador, seja ele o TDA1515 ou o AN214, não seria difícil.

 

Se você quiser, dá uma olhada lá, vê o que você acha... E quem sabe os mais conhecedores e experientes do fórum queiram também dar seus pareceres?

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que eu acabei sugerindo, no final das contas, foi:

 

1) Criar saída (RCA) de pré-amplificador, para o Tojo.

 

  +

 

2) Instalar plaquinha de amplificador, internamente.

 

Eu penso que este tópico já fez as descobertas que tinha de fazer, e o que restou são problemas à parte:

 

– Dado o esquemático do KP-500, viabilizar 1 e 2 (acima).

 

Aliás, minha "sugestão" de rumo pressupõe que o diagnóstico (missão findada deste tópico) está sólido.

 

Mas tanto faz...

Fiquemos por aqui mesmo, se querem.

 

Mas...

 

2 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

O assunto, na minha visão, ainda permanece o mesmo, que é revisar o kp-500.... que por desgraça está culminando na substituição do amplificador .....

 

Pois eu acho que a revisão já acabou e deu lugar a uma modificação. Você fez um diagnóstico...

 

Afinal, teve um tópico para o bluetooth.

 

Na verdade, este tópico aqui continuaria como tópico-mestre. É só uma questão de organização. Cada problema se origina da revisão. Resolve-se o problema e volta-se para a revisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 Placa  Amplificador De Áudio Tda2030 Mini 15 W Rms
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1594249913-placa-amplificador-de-audio-tda2030-mini-15-w-rms-_JM

 

Nao tem a letra “A” no final ... qual é a diferença entre ela e a que você sugere acima?

Alias existem vários tda... o que diferencia é a potência apenas ou algo mais? Tda8832 por exemplo não seria superior?com 35w ?  Em termos de preço não há muita diferença. Módulo Amplificador De Áudio 35w Tda8932 Com Nota Fiscal
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1674942031-modulo-amplificador-de-audio-35w-tda8932-com-nota-fiscal-_JM
 

 

@alexandre.mbm beleza. Vou abrir outro tópico com a instalação da placa. Para ficar um assunto a parte mas que complementa a revisão. O mesmo farei com a adaptação do potenciômetro que acho um tema lagal também para ficar a parte.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...