Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que é a fonte?


Posts recomendados

Vou relatá-ilhes um experiência com a fonte CX500, comprada mais ou menos no ano 2015-16. Estava usando uma placa de vídeo que do nada queimou, já usava há um bom tempo, 2 anos, e o dono era um minerador. No led da placa notava-se instabilidade de energia, mas está bem, ignorava por achar que era "erros", chega finalmente um momento que para essa instabilidade. Com essa instabilidade que mostrava no led a placa funcionava tranquilo mesmo assim. Houve um momento que fui ligar o pc para usar umas das placas de boas, quando de repente sinto um cheiro anormal de queimado, daí quando pensa que não, o pc desliga e a partir de então não exibe mais vídeo. Fiz pequenos overclocks, mas nada de mexer na tensão. Não sei dos cuidados do antigo dono, sei que era um minerador e tinha bastante placas que acabou vendendo. Cheguei a perguntá-lo em outro momento, quando ainda tinha placa para consultar se ainda as tinha, disse-me que sim, mas danificadas. Queria consultar para dar informação alguém sobre.

Então é isso, 2 placas, que dentro de um perído de 2 anos mais ou menos queima do nada. Fabricantes: Gigabyte, Sapphire

Modelo Sapphire: RX 550 Sapphire Pulse

Modelo Gigabyte: RX 570 Gaming mining

Cheguei a usar uma powercolor r7 360 capada, que esquentava bastante, mas que não trouxe nenhum problema a longo prazo de queimar do nada.

Essa estragou mesmo por uma interferência externa, não que do nada veio a estragar.

Acredito que essa mesma daí o técnico consertou e deu ou vendeu para alguém. Enfim. Diziam me que essa fonte era tão confiável para os componentes; e aexaltavam/exaltam tanto. Realmente, tenho 6 anos com essa fonte, minha configuração vai, e a mesma acaba que permanece. É tão normal esses problemas de placa de vídeo? É curioso esse caso e alguns outros que só um outro post para colocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Armando

 

Eu uso uma dessas, desde 2014.. Antes, com uma GTX 770, que morreu ano passado, e agora com uma RX 570.. A 770, morreu com 6 anos e, pelo jeito, era a memória dela..

 

Era uma boa fonte e muito falada pois, na época, o que mais tinha era fonte meia-boca no mercado, e as CX eram boas fontes, com preço bom.. Era o famoso "Em terra de cego quem tem um olho é rei", então.. Mesmo assim, não era minha primeira escolha, na época..

 

Sobre ser ela, difícil dizer.. Se o que queimou, for no setor de alimentação das placas, seria plausível.. Seria ainda mais plausível, você ter outras dores de cabeça, além da placa de vídeo..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já perdi 3 HDDs por falta de aterramento mesmo sem tempestade. A placa-mãe da ASUS nunca mais foi a mesma. A fonte era um lixo KMEX. A combinação de falta de aterramento com KMEX acho que jogava um ripple brutal, fora o leaking do capacitor Y do filtro de linha já que a tomada era 3 pinos mas só tinha 2 cabos (fase e neutro). 

Na época era para ter feito um TN-C-S mas eu não sabia e quase nenhum eletricista se atrevia a mexer pois era apartamento

Malditos apartamentos. Prédio terminado em 2003 e não precisava ter aterramento para ser aprovado... 

Nem o elevador tinha aterramento, o que causava queima da placa 1 ou 2 vezes por ano.

É bem possível que nem o neutro do quadro geral era aterrado na fundação (ferragens) pois eu ouvia todos os dias um zumbido no filtro de linha, provavelmente vinha dos vizinhos. 
Se você descartar essa hipótese, pode ser a fonte

Se são placas de mineiração, e você nunca usou placa zero então será mt difícil saber se é a fonte mesmo. O jeito seria levar a fonte para alguém testar os  valores dos capacitores e o estado dela, mas o mais fácil é começar do zero...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, donzmaker disse:

Eu já perdi 3 HDDs por falta de aterramento mesmo sem tempestade. A placa-mãe da ASUS nunca mais foi a mesma. A fonte era um lixo KMEX. A combinação de falta de aterramento com KMEX acho que jogava um ripple brutal, fora o leaking do capacitor Y do filtro de linha já que a tomada era 3 pinos mas só tinha 2 cabos (fase e neutro). 

Na época era para ter feito um TN-C-S mas eu não sabia e quase nenhum eletricista se atrevia a mexer pois era apartamento

Malditos apartamentos. Prédio terminado em 2003 e não precisava ter aterramento para ser aprovado... 

Nem o elevador tinha aterramento, o que causava queima da placa 1 ou 2 vezes por ano.

 

@donzmaker No caso a fonte de cá é uma bem falada, uma CX500, por muitas análises o pessoal diz que é uma escolha segura para os equipamentos e que eles estarão a salvo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gonçalo Armando disse:

@donzmaker No caso a fonte de cá é uma bem falada, uma CX500, por muitas análises o pessoal diz que é uma escolha segura para os equipamentos e que eles estarão a salvo.

não há o que ser feito em questão de praticidade a não ser comprar uma fonte nova e uma placa de vídeo mesmo que seja de um mineirador. Provavelmente ela vai queimar sim, só não se sabe quando. Em relação a Corsair cx o não é fonte para overclock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Tavaares00 disse:

@Gonçalo Armando Rapaz, ok. Pode ser sim, agora me diga, usa sempre na mesma tomada? Usa algum estabilizador, filtro de linha ou nobreak?

 

@Tavaares00 Man o que negeço é o seguinte, plugo direto na tomada de três pinos e com uma extensão. O engraçado é que só placas de vídeo dentro esse período que queimou. Processador, HD, nada.

Assim, imagino que por mau uso do antigo dono, com k*c** da mineração a deixou arrebentada.

 

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzmaker

3 minutos atrás, donzmaker disse:

não há o que ser feito em questão de praticidade a não ser comprar uma fonte nova e uma placa de vídeo mesmo que seja de um mineirador. Provavelmente ela vai queimar sim, só não se sabe quando. Em relação a Corsair cx o não é fonte para overclock

No caso a fonte ainda funciona, só tem marcas de usos, mas funciona, liga e dá energia aos componentes. Sobre a questão de overclock, não usava configuração com overclock, era mais algo casual, vê no que dá, se há algum incremento. Enfim. Se já cheguei usar overclock em placa, depois voltei para configuração padrão. O azar é que em toda placa que diz que ainda não foi feita overclock, quando resolvo fazer, a partir de um tempo a mesma estraga. Não sei! Pode ser só coincidência danada isso daí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode ter dado azar nas gpus mesmo, já que disse que a r7 360 não apresentou problemas. A cx500 da conta do recado, por isso também não acho que tenha sido falta de alimentação. O pc consumiria menos que isso mesmo com rx570 que é um pouco mais forte. Mas pra ser sincero você já tem ela a alguns anos e talvez seja hora de trocar se tiver condições.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipecfk Dentro em breve Felipe talvez poderia estar trocando, ou para a mesma, mas de marca diferente.

A powercolor estragou quando colocou numa placa-mãe bichada, não de repente e inesperado.

@Tavaares00 Muitos dizem que "não";  mas é muita coincidência Tavares, eu fazer Overclock e depois de certo tempo, 2 anos, a bicha estragar '-' . Curioso.

Tenho outro post, se quiser olhar, sobre uma placa-mãe que pegamos aqui, toda bichada, que só ligava na loja. Essa eu pagava para um detetive descobrir.

@Felipecfk Não cheguei a usar R7 360 por tanto tempo, mas a bicha era esquentadinha e barulhenta. Passei uns bons momentos com ela, mas é uma placa que não penso usar hoje em dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Armando

7 minutos atrás, Gonçalo Armando disse:

@Tavaares00 Tenho outro post, se quiser olhar, sobre uma placa-mãe que pegamos aqui, toda bichada, que só ligava na loja. Essa eu pagava para um detetive descobrir.

 

Eu vi isso kkkk.

Bom 2 anos é um bom período, mas acho que 2 anos é um tempo pra ocorrer muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/05/2021 às 18:37, Gonçalo Armando disse:

Vou **retalar-lhes** um experiência com a fonte CX500, comprada mais ou menos no ano 2015-16. Estava usando uma placa de vídeo que do nada queimou, já usava há um bom tempo, 2 anos, e o dono era um minerador. No led da placa notava-se instabilidade de energia, mas está bem, ignorava por achar que era "erros", chega finalmente um momento que para essa instabilidade. Com essa instabilidade que mostrava no led a placa funcionava tranquilo mesmo assim. Houve um momento que fui ligar o pc para usar umas das placas de boas, quando de repente sinto um cheiro anormal de queimado, daí quando pensa que não, o pc desliga e a partir de então não exibe mais vídeo. Fiz pequenos overclocks, mas nada de mexer na tensão. Não sei dos cuidados do antigo dono, sei que era um minerador e tinha bastante placas que acabou vendendo. Cheguei a perguntá-lo em outro momento, quando ainda tinha placa para consultar se ainda as tinha, disse-me que sim, mas danificadas. Queria consultar para dar informação alguém sobre.

Então é isso, 2 placas, que dentro de um perído de 2 anos mais ou menos queima do nada. Fabricantes: Gigabyte, Sapphire

Modelo Sapphire: RX 550 Sapphire Pulse

Modelo Gigabyte: RX 570 Gaming mining

Cheguei a usar uma powercolor r7 360 capada, que esquentava bastante, mas que não trouxe nenhum problema a longo prazo de queimar do nada.

Essa estragou mesmo por uma interferência externa, não que do nada veio a estragar.

Acredito que essa mesma daí o técnico consertou e deu ou vendeu para alguém. Enfim. Diziam me que essa fonte era tão confiável para os componentes; e aexaltavam/exaltam tanto. Realmente, tenho 6 anos com essa fonte, minha configuração vai, e a mesma acaba que permanece. É tão normal esses problemas de placa de vídeo? É curioso esse caso e alguns outros que só um outro post para colocar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...