Jump to content
  • Sign Up

Estranho caso da placa-mãe que só ligava na loja

Recommended Posts

Bem como diz o título, já peguei uma placa-mãe que por período funciona junto com uma fonte simples de 400w junto a placa de vídeo também simples, uma Radeon R5 230 2 GB (6450). Daí tudo bem aparentemente, a placa não demanda tanto energia. Fiz um upgrade para R7 360 que usava mais energia e tive que usar adaptador de 6 pinos, fiz o pedido e veio seperado. Consegui usar na fonte por um período até que a máquina deu pau e começou a desligar sozinha aleatoriamente durante uns períodos, não dá para dizer assim o intervalo, havia momento que funcionava mais de 1 hora e parecia funcionaria, dava para inclusive fazer tudo. Bem, isso começou a desligar sozinha com a fonte 400w, que disse a fonte chegou no limite, então troquei por uma CX 500, de primeira não ligava de jeito nenhum. Fomos à loja que a placa-mãe foi vendida, com a mesma eletricidade de lá o não é o que o bicho funcionava, mas ao chegar ao meu barraco e ligar não...

Certo, fui insistindo, insistindo, insistindo, até que o bicho parecia que ia funcionar, e funcionou durante um curto período até voltar desligar em momentos aleatórios. Havia feito uma limpeza, limpando os contatos com cotonetes, algodão e papel, ao fazer isso, junto a insistência o bicho começou a operar até que em um dado momento, mais ou menos 1 ou 2 semenas começou tudo de novo.

Alguém que entende de eletrônica poderia explicar? Dados que sei:

Energia do meu barraco opera em 110 - 115v | Energia da loja obvialmente é 220v, seria isso um fator crucial?

@Tavaares00 Cara era uma LOG alguma coisa, só caçando aqui. Não estou mais com ela. Dei para técnico, aí não sei o que ele fez, se arrumou vendou ou deu. Falei que não queria equipamento assim e que o problema só apresentou quando instalou uma placa de vídeo mais forte com 6pin.

@Alex Camus Assim Alex, depois 1/2 semenas de uso com a nova placa, até então R7 360 powercolor editiom, começou a reiniciar aleatório, parecia que tinha vida própria.

Sobre a fonte, não tive necessidade de trocar, mas vejo a mesma queimando muito placa de vídeo.

@Alex Camus por que apresentou defeito, é um erro grave supor que qualquer coisa funciona bem sem testar e tudo estraga um dia , defeitos na instalação elétrica são mais difíceis de detectar porque todo mundo põe a culpa nos aparelhos

@wagner2029 Lá na loja, cheguei abrir um jogo e jogar e enfim. Não desligava, chegando em casa, sim, desligava quando queria, ou às vezes antes. Daí, resolvi insistir até que funcionou por pouco tempo, mas funcionou, e deu para navegar, jogar e estudar, mas não teve jeito e troquei e fiz o arremate.

@wagner2029 sim mas ele usava essa mesma tomada para ligar o pc e funcionava normal so paro de funcionar depois que ele mudo as peças do PC o que eu achei estranho é somente depois disso que começo a dar problema o que causaria isso? o pc esta puxando mais energia? pode ser algum problema nos cabos de energia da fonte que ele liga na tomada?

@Alex Camus Exato.

R5 230 < R7 360 ; R5 230 mais fraca que R7 360, a R7 360 demanda cabo de 6 pinos, ou seja mais energia, e usava uma fonte simples, genérica, sem renome, e nem tão boa qualidade assim, só depois que fui e troquei, justamente quando começou a dar problemas. Dizia que entregava 400W, mas devia entregar menos com certeza.

@Alex Camus Até hoje não entende esse mistério, queria saber. Nem no barraco do técnico ligou, só na loja deles, que propósito é uma placa-mãe modificada, sugiro que há dedo deles nisso daí.

@Alex Camus Como disse então, não consegui resolver o mistério. A placa ficou com cara lá, que aí ele deve ter doado e alguém consertado.

Chuto que foi a sobretensão da fonte na placa-mãe, só fazia funcionar em 220v. Abaixo disso infelizmente a placa-mãe desligava, era um placa-mãe simples, mas com uma bios intuitiva. Enfim. Bola para frente que o jogo é na frente.