Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando quando vai abrir jogo


Ir à solução Resolvido por ZaaK,

Posts recomendados

Meu PC desliga quando eu vou abrir um jogo, isso só acontece na inicialização desse jogo, jogo outros também e não acontece a mesma coisa.

Estava pesquisando e talvez seja: pasta térmica, fonte ou estabilizador (esse último é mais fácil de resolver)

Queria saber se pode ser realmente algum desses problemas e se a minha fonte 500w EVGA 80 plus pode ir na tomada sem tanta chance de queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
37 minutos atrás, Pedro3113 disse:

@ZaaK Ryzen 3 2200g , RX 570 4gb, (1x) 16gb RAM 2666, HD 1TB sata 3, ssd 128gb, fonte 500w, placa-mãe A320M-K/BR

Então, recentemente eu estava com o mesmo problema, jogava valorant, rocket league e etc (jogos consideraveis medianos, não estão leves mas tambem nao pesados) porém quando iniciava outros como Dead by Daylight por exemplo (bem pesado até) meu pc rodava por alguns minutos e reiniciava/desligava, após muitos testes descobri que a pasta termica da minha placa de vídeo estava zerada, não tinha quase nada lá, ou seja, o superaquecimento da placa de video fazia isto ocorrer, depois que troquei a pasta termica, alem de parar de desligar o pc, ele tambem melhorou muito a temperatura em jogos. Faça o teste ae no seu pra verificar se é superaquecimento da GPU, pode usar o proprio Msi Afterburner pra ver se a temperatura está subindo demais de acordo com o limite da sua placa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ZaaK disse:

Então, recentemente eu estava com o mesmo problema, jogava valorant, rocket league e etc (jogos consideraveis medianos, não estão leves mas tambem nao pesados) porém quando iniciava outros como Dead by Daylight por exemplo (bem pesado até) meu pc rodava por alguns minutos e reiniciava/desligava, após muitos testes descobri que a pasta termica da minha placa de vídeo estava zerada, não tinha quase nada lá, ou seja, o superaquecimento da placa de video fazia isto ocorrer, depois que troquei a pasta termica, alem de parar de desligar o pc, ele tambem melhorou muito a temperatura em jogos. Faça o teste ae no seu pra verificar se é superaquecimento da GPU, pode usar o proprio Msi Afterburner pra ver se a temperatura está subindo demais de acordo com o limite da sua placa.

 

É justamente esse jogo que está causando isso, quando está na inicialização do dead by daylight o pc reinicia sozinho. Vou tentar fazer esse teste da gpu com o Msi Afterburner e depois falo aqui. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Pedro3113 disse:

É justamente esse jogo que está causando isso, quando está na inicialização do dead by daylight o pc reinicia sozinho. Vou tentar fazer esse teste da gpu com o Msi Afterburner e depois falo aqui. valeu

Sobre a fonte que você falou, aconselho não utilizar o estabilizador, eles prejudicam mais do que ajudam, sua fonte acredito que deva ter PFC ativo então não a problema em ligar na tomada, se possuir a chave de 110 e 220 nela então ligue em 220, se for bivolt melhor ainda que é so ligar, mas outro conselho é utilizar um filtro de linha, pois previne casos de má distribuição de energia e só quem irá ser prejudicado será o fusível do filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, ZaaK disse:

Então, recentemente eu estava com o mesmo problema, jogava valorant, rocket league e etc (jogos consideraveis medianos, não estão leves mas tambem nao pesados) porém quando iniciava outros como Dead by Daylight por exemplo (bem pesado até) meu pc rodava por alguns minutos e reiniciava/desligava, após muitos testes descobri que a pasta termica da minha placa de vídeo estava zerada, não tinha quase nada lá, ou seja, o superaquecimento da placa de video fazia isto ocorrer, depois que troquei a pasta termica, alem de parar de desligar o pc, ele tambem melhorou muito a temperatura em jogos. Faça o teste ae no seu pra verificar se é superaquecimento da GPU, pode usar o proprio Msi Afterburner pra ver se a temperatura está subindo demais de acordo com o limite da sua placa.

 

Acabei de fazer um teste, mas foi com o aplicativo da AMD consegui ver a temperatura da GPU ela ficou no começo em 35ºC aí quando o Pc desligou consegui ver que ela ficou 44ºC, porém ela sempre estava perto dos 96%, já a CPU não consegui ver a temperatura mas ela sempre ficava perto dos 50%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Pedro3113 disse:

Acabei de fazer um teste, mas foi com o aplicativo da AMD consegui ver a temperatura da GPU ela ficou no começo em 35C aí quando o Pc desligou consegui ver que ela ficou 44C, porém ela sempre estava perto dos 96%, já a CPU não consegui ver a temperatura mas ela sempre ficava perto dos 50%

96º é muito alto pra uma placa de vídeo, corre o risco até de queimar algum componente nela e comprometer sua placa, aconselhor fazer a limpeza e troca da pasta térmica dela, se você souber fazer é bom, mas caso não, eu aconselho levar em algum local pra fazer isso pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, ZaaK disse:

96º é muito alto pra uma placa de vídeo, corre o risco até de queimar algum componente nela e comprometer sua placa, aconselhor fazer a limpeza e troca da pasta térmica dela, se você souber fazer é bom, mas caso não, eu aconselho levar em algum local pra fazer isso pra você.

Era 96% de uso, não de temperatura. Esse teste que eu fiz foi colocando o overlay das estatísticas do pc e abrindo o jogo para ver como fica, nesse Msi Afterburner tem algum teste específico?

E sobre a fonte ela tem PFC ativo e a entrada dela vai de 100V-240V / 50-60Hz

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pedro3113 disse:

Esse teste que eu fiz foi colocando o overlay das estatísticas do pc e abrindo o jogo para ver como fica, nesse Msi Afterburner tem algum teste específico?

E sobre a fonte ela tem PFC ativo e a entrada dela vai de 100V-240V / 50-60Hz

 

No Msi Afterburner tem o benchmark pra você monitorar os componentes que desejar no seu PC, vou deixar um link abaixo de um vídeo ensinando a configurar esse benchmark de monitoramento.

Sobre a fonte, pelo que você informou, ela é bivolt e tem PFC ativo, então não tem problemas em ligar na tomada, mas como falei, recomendo usar pelo menos um filtro de linha.

 

Link do vídeo de como monitorar o PC pelo Afterburner: 

Se quiser pule pro minuto 5:50 que é onde ele ensina a configurar o monitoramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, ZaaK disse:

No Msi Afterburner tem o benchmark pra você monitorar os componentes que desejar no seu PC, vou deixar um link abaixo de um vídeo ensinando a configurar esse benchmark de monitoramento.

Sobre a fonte, pelo que você informou, ela é bivolt e tem PFC ativo, então não tem problemas em ligar na tomada, mas como falei, recomendo usar pelo menos um filtro de linha.

 

Link do vídeo de como monitorar o PC pelo Afterburner: 

Se quiser pule pro minuto 5:50 que é onde ele ensina a configurar o monitoramento.

Fiz esse teste e o gráfico das estatísticas parece bom, mas desligou, depois fui fazer o teste com o Pc na tomada e ele não desligou. Vou outro dia comprar o filtro de linha e usar na tomada mesmo, a culpa era do estabilizador. Valeu pela ajuda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Pedro3113 disse:

Fiz esse teste e o gráfico das estatísticas parece bom, mas desligou, depois fui fazer o teste com o Pc na tomada e ele não desligou. Vou outro dia comprar o filtro de linha e usar na tomada mesmo, a culpa era do estabilizador. Valeu pela ajuda :)

Viu ae, estabilizador atrapalhando nossas vidas, fico feliz em ter ajudado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...