Jump to content
  • Sign Up

litragem subwoofer 8" para 2.1

Recommended Posts

Bom dia companheiros. 

Sou completamente cru no que diz respeito a equipamentos de som. Mas mesmo assim estou me aventurando em montar um sistema 2.1 residencial. coisa simples, mas que não me faça passar vergonha e me de u mm pouco de prazer ao escutam minhas musicas e filmes. Será usado principalmen te na TV.

Estou usndo uma placa amplificadora tpa3116d2 bluetooth. Os satélites, por enquanto estão solucionados. Será um sistema de 2 vias selado. Minas dúvidas são quanto ao Subwoofer. Vou usar um sub de 8". esta um pouco grande, mas como já tenho o sub, vou seguir com ele. Minha dificuldade é basicamente a litragem e dimensionamento do duto. Tambem se ha necesidade de algum filtro. Sei que há muitos fatores envolvidos, mas gostaria de al menos uma direção na qual  possa chegar a um resultado minimamente satisfatório. 

Esses são os datos que tenho do sub.

impedância 6 ohms

potencia rms 120w

parametros thiele small

fs= 55,18

spl = 84,63

qts =0,6741

qes =0,7636

qms =5,748

vas =8,539 L

le = 1,298 mh ( 10khz )

sd = 201,1 cm²

dd = 16 cm 

Agradeço muito se puderem me ajudar.

Abraços.

qual será sua frequencia de ressonância? (frequencia de maior resposta da caixa)

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

https://www.jbl.com.br/projetos-caixas-acusticas.html

Caro Eder, 

lamento mas não tenho essa informação. Tudo que tenho esta no corpo da mensagem. Como mencionei. Sou lego. Sei algo de eletronica digital, mas nada de som. Talvez, se voce explicar melhor, posso inv3stigar.

Obrigado pelo interesse.

o que você pretende tocar nesse som?

Bem, antes de tudo, analisei os links que enviou e deduzo que que se relaciona com sua pergunta. Quero qualidade. Assistir meus filmes e escutar boa música. A ideia é só um reforço de graves. nada daqueles exageros, tum tum tum que esconde  o resto da musica.  

image.png

estou chegando a conclusão de que para caixas satélites de 6.2 litros, um sub de 8 polegadas ficaria muito desproporcional. quero comprar um subwoofer menor. aceito sugestoes de tamanho e tipo

Abraços