Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade no pc (guerreiro) de 11 anos


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Gostaria de ajuda de vocês na escolha e opções para um upgrade no PC de 11 anos de parceria.

É um computador para trabalho (programas de modelagem 3D e renderização), não tenho interesse em jogo. imagino que um PC para durar uns 5 a 6 anos.

Minha ideia é ir fazendo as melhorias aos poucos (já que o preço tá lá nas alturas de tudo) tentando aproveitar o máximo das coisas possível com o prioritário agora: processador + placa-mãe + memórias.
Segue configuração atual:
 

AMD Phenom X6 1090t 3200 Mhz
Gigabyte 870A USB3 AM3+
16GB DDR3 Kingston 667Mhz
Cooler Master V6

GeForce GTS450 (trocar em breve)

Fonte OCZ500SXS2 PFC Ativo 80Plus (não quero trocar por agora)
Gabinete Corsair 100R Silent Edition (não será trocado)

HD Sata Seagate 1TB (não será trocado)
SSD 240GB Samsung (não será trocado)
2x Cooler de 120mm que vieram no gabinete

 

Como os programas que trabalho usam bem o processador e dentro do orçamento que tenho que é de R$ 4.000,00 à vista, penso no Ryzen 7 3700x c/ o cooler box mesmo (até cogitei Intel, mas parece que para um bom Intel vou precisar de um cooler novo, e não queria gastar com isso).
placa-mãe é "x" da questão e o que mais gostaria de ajuda. Não preciso de nada muito top com muitos recursos, no máximo um m2 para no futuro colocar um ssd maior. Nada de leds e rgbs, a estética não é prioridade, até porque o gabinete é todo fechado. USB uso 3 ou 4 comuns mesmo para mouse, teclado, impressora, caixinhas de som e as vezes carregar o celular. Penso em colocar 32GB de memória, então posso inicialmente por 1 pente de 16GB e mais pra frente por outro caso a placa tenha 2 slots apenas ou fazer 2x8GB caso ela tenha 4 slots. Pensei nas Hyper X de 3200Mhz.

Bom, é isso...
Dentro desse panorama o que sugerem?
Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ArqEduMagalhaes Únicas coisas que dá pra reaproveitar : Discos Rígidos e Ventoinhas.

A fonte vai ter que dizer tchau tchau
 

Bom intel vou precisar de um cooler novo, isso é errado, vai bater 80 graus nem que seja com um 3500.


4000 pra montar PC novo :

10400F
Boa H410
8x2GB DDR4 2666MHz
Fonte Pichau Nidus 500w

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ArqEduMagalhaes Pra esse fim Ryzen 5 3700 é sem dúvida uma ótima opção.

Segue minha recomendação.

 

Placa-mãe Asus TF B550M PLUS

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=115216

 

Ryzen 5 3700x

https://kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=102436

 

Memória Crucial 16Gb (2x8) 3000mhz

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=133504

 

TOTAL R$ 3.849,60 (Considerando valor a vista) + Frete

 

1 hora atrás, ArqEduMagalhaes disse:

até porque o gabinete é todo fechado.

 

Isso é um problema, pois como se trata de um pc para trabalho pesado, ter um bom fluxo de ar no gabinete é indispensável para manter o bom desempenho e reduzir o desgaste dos componentes.
Eu particularmente recomendo bastante a aquisição de um modelo com melhor ventilação, da pra encaixar inclusive dentro dos 4000 disponíveis.

 

Existem modelos muito bons nesse quesito por 200 reais.

https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-aigo-drakflash-leo-preto-lateral-vidro

 

  

1 hora atrás, ArqEduMagalhaes disse:

Cooler Master V6

 

Da pra aproveitar o também, socket AM3+ tem as mesmas dimensões do AM4, além de ser um ótimo cooler.

 

1 hora atrás, ArqEduMagalhaes disse:

Fonte OCZ500SXS2 PFC Ativo 80Plus (não quero trocar por agora)

 

É uma fonte antiga, mas se está funcionando não tem porque trocar, ainda mais que não utiliza placa de vídeo exigente.
Não é uma brastemp, mas também não compromete, tem tensões estáveis, 83% de eficiência e fornece os 500w prometidos na embalagem.

 

Clube do Hardware fez teste nesse modelo e ela se saiu bem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Muito obrigado pelas dicas.
O gabinete é todo fechado mas tem até um bom fluxo de ar com os coolers da Corsair, sabe? Hoje ele fica aberto porque o cooler é muito alto e a tampa não fecha. Aí fica todo empoeirado e esse V6 é beeeem barulhento. kkk

A fonte, apesar de nunca ter dado problema seria um quebra galho por uns meses para quando for pegar um vídeo melhor aproveitar e trocá-la para uma mais parruda. Até cheguei a fazer umas simulações em sites que calculam quantos watts o pc consome e ficou abaixo de 400.

Você sabe se a presilha/encaixe do Phenom é o mesmo do Ryzen 7? porque se o cooler box não aguentar posso recorrer ao V6

@Normal user Pra ser um Intel tinha que ser um I7 10700 ou 11ª geração, aí já ia estourar o orçamento tendo que comprar um bom cooler pra ele . Apesar de trabalhar no ar condicionado eu sou muito ***** com esse negócio de temperatura e morro de medo do processador fritar. kkk

Já vi sobre essa placa e parece ser muito boa. Uma opção mais cara, que acho que seria até demais pro meu uso é Steel Legend da Asrock, o que acha?

Até pensei numa placa-mãe mais simples tipo a Asus Prime A520M-A
https://www.kabum.com.br/produto/114939/placa-m-e-asus-prime-a520m-a-amd-am4-matx-ddr4

Ela é bem simples, já que eu não uso muitos recursos mesmo, a diferença de preço tá pouca para a B450M DS3H.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Normal user disse:

E essa B550 tá muito cara, com o preço dela você compra quase uma X570, eu pegaria a B450M DS3H, vai continuar aguentando o 3700x do mesmo jeito.

 

@Normal user O preço é condizente com a qualidade, construção de dimensionamento do VRM dela está anos luz a frente da DS3H.

 

3 horas atrás, ArqEduMagalhaes disse:

A fonte, apesar de nunca ter dado problema seria um quebra galho por uns meses para quando for pegar um vídeo melhor aproveitar e trocá-la para uma mais parruda.

 

Espero que a ideia seja pegar uma fonte melhor (Com maior qualidade de construção) não mais potente.
 

3 horas atrás, ArqEduMagalhaes disse:

Você sabe se a presilha/encaixe do Phenom é o mesmo do Ryzen 7? porque se o cooler box não aguentar posso recorrer ao V6

 

5 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Da pra aproveitar o também, socket AM3+ tem as mesmas dimensões do AM4, além de ser um ótimo cooler.

 

3 horas atrás, ArqEduMagalhaes disse:

 Pra ser um Intel tinha que ser um I7 10700 ou 11ª geração

 

Intel de 11ª geração é uma piada, não gaste seu dinheiro.

 

3 horas atrás, ArqEduMagalhaes disse:

Já vi sobre essa placa e parece ser muito boa. Uma opção mais cara, que acho que seria até demais pro meu uso é Steel Legend da Asrock, o que acha?

Até pensei numa placa-mãe mais simples tipo a Asus Prime A520M-A
https://www.kabum.com.br/produto/114939/placa-m-e-asus-prime-a520m-a-amd-am4-matx-ddr4

Ela é bem simples, já que eu não uso muitos recursos mesmo, a diferença de preço tá pouca para a B450M DS3H.

 

Se você não tem intuito em pegar um processador mais forte, a Steel Legend é uma boa escolha, é bem mais barata que a TUF que recomendei porém tem o VRM melhor dimensionado que o da DS3H.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Show de bola cara, muito obrigado pelas dicas.

 

Sobre a fonte é realmente pegar algo melhor mesmo, mais qualidade de tudo e não somente a qtde de watts.

Realmente não penso em trocar o processador por uns bom e longos anos, assim como venho fazendo com esse Phenom. rs
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Ou melhor, são extremamente parecidos.

Só pra falar que 11° geração não é um lixo, o i5 da nova geração bate o i7 da antiga a própria teclab citou que os novos processadores são 20% mais rápidos e conseguem ser ainda mais fáceis de se resfriar, setando stock na bios da placa-mãe um H412R com um 11700k conseguem 75 graus de pico no Cinebench R15

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Normal user Como não vou fazer overclock em nada essa me parece ser uma boa mesmo. Obrigado

@Normal user Eu gosto bem da Intel, os computadores da firma são todos workstation com i7 ou i5 e são muito bons. Uma pena é só ter que investir em um cooler pra eles, né? porque essa questão de temperatura me preocupa muito, principalmente durante renderizações que ficam as vezes rodando durante a noite e não tenho como ficar companhando se a temperatura ta subindo ou não. E eu não queria usar mais esse V6 porque ele é grande demais e muito barulhento 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal aqui adora ficar falando mal dessa 11° geração da Intel sem ao menos estudar um pouquinho pra tentar entender o que de fato mudou. Se baseiam apenas em meia dúzia de videos do youtube comparando alguns poucos jogos e só...

 

Na verdade a Intel tinha criado essa 11° geração para já ser lançada em 10nm. o que aconteceu foi que provavelmente eles estavam com dificuldades de chegar num clock alto, e sabemos que isso é essencial para um bom desempenho em jogos. Então como eles não podiam atrasar ainda mais o lançamento dessa nova linha de processadores, o que eles fizeram foi reescrever toda a microarquitetura em 14nm oqual eles já estão experts, e assim conseguiram chapar o clock lá no alto!   

 

Mas apesar de terem continuado nos 14nm+++ a verdade é que houve uma das maiores melhorias de microarquitetura em relação a geração anterior. Por exemplo, eles aumentaram as memória cache L1, L2, e L3 o que não acontecia desde o Haswell, houve melhora no buffer de ordenação, melhora nas unidades lógica aritmética, incorporação do USB 3.2 e PCIe 4.0, adição de novas instruções como o AVX512(até então exclusivo dos processadores de servidor Xeon), o que permite voce realizar operações utilizando blocos de vetores de 512bits em 32 registradores. Isso é um grande avanço!

Em relação ao i9 11900k, o que provavelmente aconteceu é que pelo fato deles terem aumentado as memórias cache e ter incorporado novas instruções, quando o processador foi reescrito em 14nm não coube os 12 núcleos no die, por isso que reduziram para 10 núcleos, mantendo a mesma performance do 10900k de 12 núcleos. 

Realmente essa nova instrução AVX512, atualmente ela ainda não é utilizada em praticamente nada na computação doméstica, mas como o pessoal aqui adora ficar de falando de futuro, com certeza muitas aplicações que utilizaremos nos próximos anos se beneficiarão bastante dessa nova instrução. Inclusive eu vi um comparativo entre o 11700k e o 5800x onde uma determinada aplicação se beneficiava do AVX512, e a vantagem da Intel sobre a AMD foi bastante significativa, coisa de mais de 30%. Parece que a AMD vai incorporar o AVX512 na próxima geração Zen4...

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Ótima explicação!
Eu não tenho nada contra Intel, sobre games não sei dizer porque não jogo. O máximo que já rodou nesse PC foi The Sims 4 e paciência!kkk
Infelizmente o orçamento não daria pra pegar um i9, no máximo um 17 de 10ª geração ou um i5 da 11ª. Só fico na dúvida se o i5 na casa dos R$1.900 - 2.200 (já contanto o valor do cooler) ficaria pau a pau com o Ryzen 3700x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ArqEduMagalhaes
De qual i5 voce esta falando? Se for o 11400F, ele esta custando praticamente o mesmo preço do 10400F. Até semana passada se encontrava ele por 1.099 reais...
Em relação ao 11600k, ele esta por 1899 reais na Amazon e tem desempenho parelho com o Ryzen 5600x. Já o i7 10700F voce encontra na Pichau por 1.922 reais. Todos eles são superiores ao Ryzen 3700x...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, gutopereira disse:

O pessoal aqui adora ficar falando mal dessa 11° geração da Intel sem ao menos estudar um pouquinho pra tentar entender o que de fato mudou. Se baseiam apenas em meia dúzia de videos do youtube comparando alguns poucos jogos e só...

 

Na verdade a Intel tinha criado essa 11° geração para já ser lançada em 10nm. o que aconteceu foi que provavelmente eles estavam com dificuldades de chegar num clock alto, e sabemos que isso é essencial para um bom desempenho em jogos. Então como eles não podiam atrasar ainda mais o lançamento dessa nova linha de processadores, o que eles fizeram foi reescrever toda a microarquitetura em 14nm oqual eles já estão experts, e assim conseguiram chapar o clock lá no alto!   

 

Mas apesar de terem continuado nos 14nm+++ a verdade é que houve uma das maiores melhorias de microarquitetura em relação a geração anterior. Por exemplo, eles aumentaram as memória cache L1, L2, e L3 o que não acontecia desde o Haswell, houve melhora no buffer de ordenação, melhora nas unidades lógica aritmética, incorporação do USB 3.2 e PCIe 4.0, adição de novas instruções como o AVX512(até então exclusivo dos processadores de servidor Xeon), o que permite voce realizar operações utilizando blocos de vetores de 512bits em 32 registradores. Isso é um grande avanço!

Em relação ao i9 11900k, o que provavelmente aconteceu é que pelo fato deles terem aumentado as memórias cache e ter incorporado novas instruções, quando o processador foi reescrito em 14nm não coube os 12 núcleos no die, por isso que reduziram para 10 núcleos, mantendo a mesma performance do 10900k de 12 núcleos. 

Realmente essa nova instrução AVX512, atualmente ela ainda não é utilizada em praticamente nada na computação doméstica, mas como o pessoal aqui adora ficar de falando de futuro, com certeza muitas aplicações que utilizaremos nos próximos anos se beneficiarão bastante dessa nova instrução. Inclusive eu vi um comparativo entre o 11700k e o 5800x onde uma determinada aplicação se beneficiava do AVX512, e a vantagem da Intel sobre a AMD foi bastante significativa, coisa de mais de 30%. Parece que a AMD vai incorporar o AVX512 na próxima geração Zen4...

 

 

 

@gutopereira Tudo muito bonito, várias tecnologias implementadas, aumento de memória cache, melhora no IPC etc. Concordo que teve sim muito avanço, mas o que realmente importa no fim das contas é o desempenho. Em todos os testes que acompanhei no cenário de produção (Cinebench R20, Photoshop 2020, Blender, Corona etc) o i7 1170k fica atrás do Ryzen 7 5800X , sendo que o Ryzen custa 20 reais a mais (Levando em conta os preços da Kabum).

É um processador ruim? Definitivamente não, apesar do claro desespero da Intel refinando os 14nm a 82 gerações, se tem uma coisa que eles ainda não conseguiram fazer foi um processador ruim, mas comparando ao seu concorrente direto ele definitivamente não vale a pena.

 

1 hora atrás, gutopereira disse:

@ArqEduMagalhaes
Em relação ao 11600k, ele esta por 1899 reais na Amazon e tem desempenho parelho com o Ryzen 5600x. Já o i7 10700F voce encontra na Pichau por 1.922 reais. Todos eles são superiores ao Ryzen 3700x...

 

Em produção o i5 11600 fica atrás do R7 3700x em praticamente todos os cenários.
Em alguns o R7 ganha, em outros o i7 10700, mas a diferença é pequena. Ao meu ver o Ryzen continua sendo uma melhor escolha, pelo desempenho equivalente porém consumindo bem menos e por consequência esquentando bem menos.

 

Spoiler

 

 

 

Em 12/05/2021 às 22:58, Normal user disse:

@NIGHT FALL Eu não diria anoz luz.
A DS3H aguenta bem o 3700x não sei porque pagar pela steel legend.

O VRM da steel legend consegue ser até um pouco mais fraco.

 

@Normal user VRM da TUF citada está sim a nos luz a frente da Steel e da Ds3H, ele suporta com folga até mesmo um Ryzen 9, enquanto as demais ficam limitadas ao Ryzen 7 em stock.

 

Em 12/05/2021 às 21:04, ArqEduMagalhaes disse:

@NIGHT FALL Show de bola cara, muito obrigado pelas dicas.

 

Sobre a fonte é realmente pegar algo melhor mesmo, mais qualidade de tudo e não somente a qtde de watts.

Realmente não penso em trocar o processador por uns bom e longos anos, assim como venho fazendo com esse Phenom. rs
 

 

@ArqEduMagalhaes Qualquer modelo que você escolher vai atender por muitos anos, seja um Amd Ryzen ou um Intel Core pois todos são bons processadores, a questão é qual o melhor custo benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Ryzen é melhor para multi Core nisso eu concordo. E não vejo porque falar que está anos luz na frente se a placa custa metade do preço e vai ter o mesmo resultado, que é aguentar o processador.


E essa coisa de esquentar é só desativar o overclock automático na bios, depois disso é tranquilidade

Um MA410P refrigera um 11700k em stock real a 80 graus de pico no cinebench R23.


E tem isso :

imagem_2021-05-14_130434.png

Intel já disse que vai abaixar preços e já começou a fazer isso nos I5, talvez pule pros I7 daqui pra frente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i5 11600k 6C/12T fica atrás do R7 3700x 8C/16T em multitarefas porque ele possui menos núcleos, isso é uma coisa meio óbvia...

Mas em jogos ele fica muito na frente do 3700x, aliás na maioria dos jogos ele fica na frente inclusive do 5600x que custa mais caro ($260 vs $300)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, gutopereira disse:

Mas em jogos ele fica muito na frente do 3700x, aliás na maioria dos jogos ele fica na frente inclusive do 5600x que custa mais caro ($260 vs $300)

@gutopereira

 

Em 11/05/2021 às 16:50, ArqEduMagalhaes disse:

É um computador para trabalho (programas de modelagem 3D e renderização), não tenho interesse em jogo.

 

Completamente irrelevante o desempenho em jogos, já que o autor do tópico não vai usar para este fim.

 

1 hora atrás, Normal user disse:

E não vejo porque falar que está anos luz na frente se a placa custa metade do preço e vai ter o mesmo resultado, que é aguentar o processador.

@Normal user

É justamente com esse pensamento que muitos subdimensionam a placa-mãe, a questão não é apenas "aguentar" o processador, mas sim a margem que um VRM melhor dimensionado dá, tanto na questão desempenho pois estará mais frio, quanto para upgrades, lembre-se que o setup será usado para trabalho, logo pode passar horas em stress, quanto menor a temperatura do VRM, melhor será o desempenho e maior será o resultado nas renderizações.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL placa-mãe não afeta desempenho.

E o VRM tem um dissipador viu? Não é como se o processador fosse baixar o clock você está exagerando muito nessa parte, não vai bater 90° a ponto dele ter que perder desempenho. Se eu disse aguenta entenda como : Aguenta com folga


Ok não é relevante para jogos e tal, mas só pra tirar essa coisa de Intel = Lix

Pro caso do cara aqui é óbvio que ele vai pegar AMD por causa do maior multi core acabou aqui. Apesar de a intel ter um parecido ela é melhor para jogos

Ele compra a DS3H a fonte e o 3700x, fim


O que fica limitado a Ryzen 7 stock é a B450M Gaming/BR que o peperaio deu como máximo o 3700x em stock. Coloca um dissipador nisso e todas elas aguentam o Ryzen 9


è igual A320 com 3600, a placa não vai explodir e muito menos fazer throthlling (não sei escrever), isso é só preocupação com temperatura. "Ai, tem que ter dissipador se não vou estar perdendo desempenho, tem que ter temperaturas boas pra funcionar corretamente"


Tá abaixo de 70°? Sim? Então continua usando a placa numa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira eu olhei o i5 11600K 3.9GHz (5.0GHz Turbo), 11ª Geração, 6-Cores 12-Threads, LGA 1200, na Terabyte tava saindo a R$ 2.090,00 à vista...daí pegaria um cooler box de uns 200 reais, que aí fica quase o mesmo valor do Ryzen 7 3700x na Kabum usando cooler box.

De i7 seria o 10700F, 2.90GHz (4.80GHz Turbo), 10ª Geração que sai na casa dos R$ 1.9000 e aí + um cooler bom  e os fretes fica por volta de R$ 2.200,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Normal user disse:

@NIGHT FALL placa-mãe não afeta desempenho.

E o VRM tem um dissipador viu? Não é como se o processador fosse baixar o clock você está exagerando muito nessa parte, não vai bater 90° a ponto dele ter que perder desempenho. Se eu disse aguenta entenda como : Aguenta com folga

 

Dissipador não quer dizer absolutamente nada, tem placa com dissipador enorme que abre as pernas quando usada com CPU mais exigente.

Sobre aguentar é você quem está dizendo, mas tem algum teste que comprove isso?

 

12 minutos atrás, Normal user disse:

Ok não é relevante para jogos e tal, mas só pra tirar essa coisa de Intel = Lixo

 

É você quem está dizendo que Intel = Lixo, eu não disse em momento algum, aliás, se tivesse lido meus comentários teria visto que é bem o contrário.

 

1 hora atrás, Normal user disse:

E essa coisa de esquentar é só desativar o overclock automático na bios, depois disso é tranquilidade

 

Qual sentido em comprar um processador topo de linha da sua geração e capar ele removendo Boost apenas pra não pagar mais em uma placa-mãe bem dimensionada?
Que bizarro.

 

1 hora atrás, Normal user disse:

Um MA410P refrigera um 11700k em stock real a 80 graus de pico no cinebench R23.

 

O cooler pouco importa, isso vai apenas reduzir a temperatura, não vai mudar a quantidade de calor dissipado nem tão pouco a alto consumo.

 

1 hora atrás, Normal user disse:

 

imagem_2021-05-14_130434.png

 

 

Isso só prova o quanto a 11ª geração da Intel é uma piada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Pega um AMD já que você não tem interesse em jogos a Intel fica um pouco para trás.

Em 12/05/2021 às 02:05, NIGHT FALL disse:

 

Intel de 11ª geração é uma piada, não gaste seu dinheiro.

 


@NIGHT FALL Compeltamente o contrário, intel vai baixar os preços e vai ficar como sempre, entregando um pouco menos e custando um pouco menos também

Alto consumo, o 5800x bate os 105 watts como especificado pela própria amd.

A intel deu limites, quer extrapolar? Vai de você pra mim 5GHz é suficiente


Só pesquisar testes amigo tem informação de sobra por aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Cara você fala coisas sem sentido ás vezes, você compra um produto top de linha e vai abaixar o clock? A placa-mãe faz overclock automático stock é stock logo não é undervolt é usar em stock.

E o stock promete 4.6GHz isso não é bom o suficiente? Usar o processador normalmente não é o suficiente? Tudo tem que ser anoz luz na frente da tecnologia suficiente?


A DS3H aguenta o 3700x sem fazer o undervolt, pronto não tem mais preocupações a partir daqui

agora, NIGHT FALL disse:

 

O cooler pouco importa

Compra um Hyper 212 e um H100I, depois me fala se tem diferença

agora, NIGHT FALL disse:

 

Qual sentido em comprar um processador topo de linha da sua geração e capar ele removendo Boost apenas pra não pagar mais em uma placa-mãe bem dimensionada?

Já disse isso não é remover boost, o boost continua o mesmo só que dentro dos padrões da intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i7 11700 fica muito acima do orçamento, ele ta na casa dos R$ 2.800...aí mais 1 cooler + placa-mãe + memórias não vai caber. Infelizmente

E a ideia é ficar com processador em stock mesmo, nunca fiz overclock e nem pretendo fazer justamente porque não entendo a ponto de ficar fazendo essas coisas e por em risco as peças, entendem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...