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irql not less or equal entre outros.


Kinos

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Quando eu comprei meu PC lá por novembro de 2020 eu tive muitas Telas Azuis do IRQL NOT LESS OR EQUAL, mas segui a dica de uns aqui e atualizei um por um os drivers no Gerenciador de Dispositivos e baixei o Programa de Driver do processador no Site da AMD e não tive mais esse problema por muito tempo, porém no ultimo mês voltou a aparecer essas tela azuis do IRQL NOT LESS OR EQUAL e outros como KMODE EXCEPTION NOT HANDLED, eu não lembro dos outros somente desses dois que deram hoje, o do IRQL eu já atualizei tudo novamente e ainda continua a aparecer as vezes e agora eu não faço ideia mais do que fazer para arrumar, o KMODE eu somente usei o comando sfc /scannow no CMD e usei o programa do windows para ver se tem algum problema na memoria na qual resultou que não tem nenhum problema.

 

A tela azul que mais aparece é o IRQL NOT LESS OR EQUAL na qual eu realmente não faço ideia mais do que fazer e eu não desejo comprar um programa como o PC Repair para verificar todos os drivers, alguém possui uma sugestão que pode ser que funcione?

 

Vou deixar as informações do que eu uso aqui para vê se é util.

placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming/br

Processador: Ryzen 5 3600

Cooler: CoolerMaster Blizzard T2

Memória ram: x2 HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHZ, DDR4.

Placa de Video: Gigabyte GTX 1050TI 4GB

SSD: Kingston A400 240GB

HD: 500GB de uma marca que eu não lembro mais, bem provável que é da Seagate BarraCuda.

Fans: Uso 4, dois para puxar ar e dois para tirar, uso também uma controladora de fans para por mais fans

Fonte: EVGA 600W 80 Plus White (100-W1-0600-K)

Eu também uso um filtro de linha antigasso, talvez tenha mais de 10 anos.

2 Monitores, ambos 1080p um IPS da LG e outro Monitor/TV da Philco, ambos estão usando cabo HDMI mas eu tive que usar um adaptador em um dos monitores na placa de video pois a placa de video somente tem uma porta HDMI.

Teclado da Genius que eu possuo desde 2014

Mouse Logitech G403

Headset Cooles Master Ceres 300

Mesa digitalizadora Wacom Intuos Pen Draw Fun pequena (maioria do tempo fica desconectada)

 

Acredito que é isso tudo que eu usei, acredito que a maioria das coisas citadas tem nada a ver com as tela azuis mas fazer o que né, a tela azul não é muito frequente se acontecer 2 vezes por dia igual aconteceu hoje é muito, as vezes fica mais de 4 dias sem dar tela azul.

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Agora deu o Erro UNEXPECTED_KERNEL_MOD_TRAP e nem saiu de 0%, tive que forçar o desligamento do PC e ligar ele novamente.

 

Erro.png

 

Esses problemas podem ser causados por "incompatibilidade" entre memoria e placa-mãe?
No site da placa-mãe eu encontei essas lista de 3rd gen memoria (isso seria DDR3?) https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/TUF_B450M-PLUS_GAMING/Memory_QVL_3rd_Gen_AMD_Ryzen_Processors.pdf e não tem o HX430C15FB3A/8 (DDR4). Tenho garantia porém não sei se irão realizar uma troca e agora a memoria em si esta 100 reais mais cara do que quando eu comprei, totalizando 200 reais ou mais (tenho duas dela).

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eu continuo a receber as tela azuis, eu tentei baixar novamente o programa de driver da amd https://www.amd.com/en/support, porém da erro 182 e até a onde eu sei meu processador (Ryzen 5 3600) não possui placa grafica, ou seja, se eu retirar minha placa de video (gtx 1050ti) e conectar os cabos do monitos na placa-mãe não vai da imagem pois não possui placa grafica o processador.

 

Erro 182.png

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Estou tendo diversos tipos de tela azul, irql_not_less_or_equal, kernel security check failure, system service exception, etc. sendo o mais recente o system service exception e quando eu vou no BlueScreenView fica em vermelho o ntroskrnl.exe igual ficava nos outros erros.

 

ntoskrnl.png

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  • 3 semanas depois...

De vez em quando eu estou tendo tela azuis na qual não se limita somente ao IRQL NOT LESS OR EQUAL porém em todos fala que é causado pelo ntoskrnl.exe no endereço ntoskrnl.exe+3f6cf0, eu dei uma pesquisada no google a quase 20 dias atrás e eu nem lembro mais o que eu fiz direito, mas mesmo assim de vez em quando eu continuo a receber essas telas azuis, como eu temo ir em outros sites e seguir passo a passo algo que eu não sei direito o que estou fazendo e modificando eu venho aqui novamente em busca de ajuda.

 

Print do BlueScreenView:

321254753_IRQLNOTLESSOREQUALntoskrnl.thumb.png.fc31b0ea66a614c0dba1250f3f3eff30.png

 

A princípio eu já estou com os drivers do processador, placa-mãe e os drivers do gerenciados de dispositivos tudo atualizado, mas só porventura que possa ser eles, quais drivers eu devo baixar para atualizar e a onde eu posso achar eles? 

Dados do meu PC que acho que possa ser relevante:

Processador Ryzen 5 3600

placa-mãe Asus Prime B450M Gaming/BR

Placa de Video: GTX 1050TI

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  • 2 meses depois...

De vez em quando ocorre telas azuis no meus PC com diversos nomes diferentes, porém quando eu checo o BlueScreenView logo apos a tela azuis em todas elas menciona o ntoskrml.exe em vermelho e a principio não tem solução já que ninguém conseguiu me ajudar nos meus posts anteriores e eu tentei fazer uns testes de acordo com os resultados da pesquisa no google mas não resolveu, no ultimo mês de vez em quando aparece uma segunda menção após uma tela azul, eu não lembro mais os nomes dos outros mas o win23kbase.sys é a segunda vez que aparece após uma tela azul.

1413570655_TelaAzul.thumb.png.c9ce3bbb4f4bde65a077cb46e572ffeb.png

As telas azuis não são constantes, as vezes fica uns 4~7 dias sem aparecer, as vezes aparece 2~3 vezes no mesmo dia.

Alguém tem alguma ideia do que fazer?

 

Link dos outros posts: 

 

As 6 respostas são minhas atualizando as telas azuis, naquela semana estava ocorrendo muitas telas azuis.

 

 

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@Rio McCloud Não tem como mandar direto aqui, então eu meio que coloquei no discord e copiei o link, mesmo estando com meu discord fechado eu consigo baixa-lo, se não conseguir me avisa que eu tento por em outro lugar.

https://cdn.discordapp.com/attachments/771487123727450122/880179983165849600/082521-11640-01.dmp

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  • Membro VIP

@Kinos  Certo. Esqueci de avisar que você pode compactar o(s) minidump(s) em um arquivo .zip, .rar ou .7z, é mais prático. Mas sobre a tela azul:

 

O código de parada é ATTEMPTED_WRITE_TO_READONLY_MEMORY. Segundo a página do erro no Microsoft Docs, esse erro informa que um driver tentou escrever em um segmento de memória somente leitura. Não há nenhum programa ou serviço de terceiros sendo citado no arquivo.

 

Por você ter tido muitas telas azuis com códigos diferentes, recomendo seguir os procedimentos deste tópico com atenção para testar a memória. Anexe aqui os resultados, depois.

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@Rio McCloud Eu li o tópico e como vai demorar muito tempo eu vou começar mais tarde, então só para confirmar antes de eu começar a testar, eu uso duas memorias ram e minha placa-mãe possui 4 slots, é dito para eu conectar 1 por vez num slot diferente do que eu uso, só que eu fiquei na dúvida, eu terei que fazer o teste de 1 memoria em cada um dos 4 slot (24h de teste) e depois fazer a mesma coisa com a segunda memoria (mais 24h de teste) ou eu tenho que fazer fazer somente 1 teste por memoria num slot que eu não uso (12h de teste, 6h para cada memoria)?

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  • Membro VIP

@Kinos Você deve realizar a verificação com o MemTest86 por oito passos, em cada módulo de memória, um de cada vez. Normalmente essa bateria de testes demora por volta de cinco horas. Como o tópico explica, telas azuis mais "raras" podem precisar de 24 horas de testes para ser diagnosticado problemas na memória.

 

Num primeiro momento, faça o teste de oito passos, como o artigo explica (ou quatro, se seu computador não suporta UEFI e requer a versão mais antiga do software - neste caso, você deve esperar seis horas de testes em cada módulo).

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@Rio McCloud Ta pera, esses nomes ai estão me confundindo um pouco. o Modulo de memoria é a memoria ram em si ou o slot da placa-mãe para a memoria?

Eu pesquisei no google e mostra que é a memoria ram em si mas da forma que eu estou lendo aqui parece que vocês se referem ao slot da placa-mãe.

Se for a memoria ram em si, eu só tenho que por uma por vez e não importa o slot da memoria? eu tenho 4 slot de memoria, dai eu só usarei 1 para o teste de ambas as memorias ram?

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  • Membro VIP
agora, Kinos disse:

o Modulo de memoria é a memoria ram em si ou o slot da placa-mãe para a memoria?

 

Módulo de memória é a memória em si, o "pente".

 

agora, Kinos disse:

eu só tenho que por uma por vez e não importa o slot da memoria? eu tenho 4 slot de memoria, dai eu só usarei 1 para o teste de ambas as memorias ram?

 

Como o artigo diz, é bom fazer um teste (usar o PC normalmente) antes de usar o MemTest86 trocando as memórias de slot. Às vezes, pode ser o slot que está com problemas.

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@Rio McCloud agora eu entendi.

Eu uso aquela função da memoria D.O.C.P que dizem que aumenta o desempenho do computador, e ela só é liberada usando 2 slot de memoria especifico de dual channel, quando eu uso nos outros dois não aparece a opção para habilitar.

Eu vou trocar para Auto e trocar as memorias de slot e ainda continuar com o dual channel e usar o PC por uma semana ou até dar outra tela azul, aqui as tela azuis não são seguidas, desde quando eu reabri o tópico sobre isso não ocorreu sem sequer 1 tela azul até agora.

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  • mês depois...

Então eu demorei para fazer os teste por preguiça mesmo, mas eu eventualmente fiz os testes nas duas memorias separados, no memtest tudo terminou sem erro, eu fiz 1 com todos os testes selecionado, uma somente com o teste 4 selecionado pois eu não compreendi qual era para fazer direito.

Eu usei meu PC com 1 só das memorias por 1 semana e não deu nenhuma tela azul, ontem eu troquei de memoria para testar por uma semana e hoje já ocorreu 2 telas azuis, então deve ser a memoria mesmo da mesma forma que ocorreu naquele post das tela azuis mais raras que é exatamente o mesmo erro que o meu o ntroskrnl.exe.

Eu estou pensando em acionar a garantida já que a principio tem 10 anos de garantia (estou com a memoria a 1 ano e 1 semana), devo acionar a garantia mesmo ou devo ficar fazendo os testes usando o memtest até aparecer um erro lá?

Anexei um .rar com os dois minudump das ultimas duas telas azuisMinidump.rar

Teste de memoria 1, que ao usar por uma semana não ocorreu tela azul:
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Teste da Memoria 2, que no teste não ocorreu erro porém já deu 2 telas azuis.

IMG_20211011_045634761.thumb.jpg.b96b98000095cbce75c31e8dc46906ac.jpgIMG_20211011_045641900.thumb.jpg.2647483e6a048eb31ec662b8d1dc6334.jpgIMG_20211011_123203095.thumb.jpg.ac2dcd2867bb85dac3415218eb1a5fba.jpgIMG_20211011_123207680.thumb.jpg.c592d8477619e419a006c94ce212b3ae.jpgIMG_20211011_123212085.thumb.jpg.e51a7ec29ae12fc11b995330e88df8ed.jpg

 

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  • Membro VIP

@Kinos Deixa eu ver se entendi bem: com um módulo de memória, o computador não apresentou telas azuis. Com o outro, apresentou? Se sim, esse segundo pente está com problemas. Não vejo necessidade de realizar mais testes, a não ser que você queria ter certeza. Pode adicionar o RMA.

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@Rio McCloud Exato, eu fiz o teste nas memorias com o memtest86 separadamente e pretendia usar o PC com somente 1 das memorias por uma semana cada, na primeira memoria não ocorreu nenhum tela azul durante a semana inteira, dai eu troquei as memorias ontem e hoje ocorreu 4 telas azuis (sendo 2 delas depois de ter atualizado o post), eu até troquei de slot da memoria na placa-mãe e ainda ocorreu tela azul, troquei novamente de memoria e voltei para a primeira e não ocorreu nenhuma tela azul, então deve ser a memoria mesmo, só acho estranho não ter apresentado erro no memtest86. Pretendo entrar em contato com a fabricante amanha para acionar a garantia.

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Então, hoje esta complicado, deu diversas telas azuis com ambas as memorias.

Tem alguma maneira de ver se não é o processador que está com problemas sem ter que testar com outro? Quando eu comprei o PC novo meu amigo comprou um igual, mesma placa-mãe, mesmo processador e talvez até as mesmas memorias, ele teve muita mais telas azuis do que eu e levou para um tecnico e acabou sendo que o problema foi o processador, o meu ainda esta na garantia por mais 2 anos porém eu já perdi a garantia da placa-mãe, eu estou cogitando levar no mesmo tecnico se não tiver como arrumar.

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