Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dell inspiron 15 5000 não utiliza 100% da gpu nem cpu- i511°geração


Posts recomendados

Atualmente comprei um notebook dell 15 5000 - i511°geração, mx350 2g, 8 de ram.
dai conforme fui usando ele percebi que em jogos o fps ficava baixo quando conectado na tomada, e quando eu usava só a bateria ele não passava de 60fps. Então fui atrás de meios para resolver isso, e achei o famoso ThrottleStop, consegui resolver o problema do fps baixo na tomada, porém percebi que mesmo assim ficava o notebook. Então resolvi analisar mais..... baixei msi afterbunner para monitorar, e notei que quando eu estava jogando o notebook não usava quase nada da GPU e muito menos da CPU! Fui atrás de corrigir isso usando o próprio ThrottleStop, porém a unica maneira que encontrei seria ativar a opção "set multiplier" e alterar o "CPU core voltage', mas para a minha tristeza ambas as opções estão bloqueadas... Então novamente fui atrás de descobrir o porque. Então li varios foruns e a maioria era voltada para a linha G da dell. Pesquisando mais, encontrei meios de fazer na linha inspirion, porém para realizar teria que fazer dowgrade na minha BIOS, mas como eu sou azarado novamente.... o meu dell bloqueou o dowgrade, mesmo eu permitindo ele na BIOS. 
Então vim aqui através deste post achar alguem que me ajude a aproveitar 100% do meu notebook que tem capacidade pra rodar algumas coisas porém a propria dell impede.
sugestões????

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Martin Kemerer Irmão, só pra te explicar aqui... Quanto menor o número de porcentagem utilizada, melhor é, digo isso visando a porcentagem do Gerenciador de Tarefas. Agora se for 100% de potência é o caso abaixo:

Mas, eu entendi o que quis nos dizer. Diga nos sua configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Tavaares00 disse:

@Davi Martin Kemerer Irmão, só pra te explicar aqui... Quanto menor o número de porcentagem utilizada, melhor é, digo isso visando a porcentagem do Gerenciador de Tarefas. Agora se for 100% de potência é o caso abaixo:

Mas, eu entendi o que quis nos dizer. Diga nos sua configuração.

sim eu compreendo isso, porém a dell limita muito meu hardware.
configurações
Inspiron 15 5000 Series 5502

8GB, 4GBx2, DDR4, 3200MHz

256GB M.2 PCIe NVMe Solid State Drive

11th Generation Intel(R) Core(TM) i5-1135G7 Processor (8MB Cache, up to 4.2 GHz)

NVIDIA(R) GeForce(R) MX350 with 2GB GDDR5 graphics memory

Windows 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Tavaares00 disse:

@Davi Martin Kemerer Ok, obrigado.

Quais jogos quer jogar?

tentei jogar lol, no começo quando eu entro na partida com as configurações tanto no médio quanto no baixo, ele chega a 120 fps, porém ao decorrer da partida ele chega a cair para 40 fps e fica oscilando entre 40 a 100fps. Quando tiro o carregador ele crava em 60 e da uma pequenas quedas, dai quando eu volto ele para a tomada ele sobe para 120fps por alguns segundos e depois novamente ele fica oscilando.
valorant a mesma coisa... e olha que são jogos leves.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Martin Kemerer Bom, apesar de notebook não ser aconselhado para jogos. Acho estranho acontecer isso, processador novo e muito bom por sinal, com umas quantidade favorável de RAM (poderia ser mais), SSD M.2 ótimo, placa de vídeo ótima. Não vejo motivos para gargalar, acho MUITO estranho isso. Já tentou formatar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Tavaares00 disse:

@Davi Martin Kemerer Bom, apesar de notebook não ser aconselhado para jogos. Acho estranho acontecer isso, processador novo e muito bom por sinal, com umas quantidade favorável de RAM (poderia ser mais), SSD M.2 ótimo, placa de vídeo ótima. Não vejo motivos para gargalar, acho MUITO estranho isso. Já tentou formatar?

ja formatei...
eu sei onde está o problema só não sei como corrigir.
a BIOS da dell limita o processador quando atinge uma certa temperatura, e ele fica tentando abaixar ela e isso que causa a oscilação.
porém ja tentei todos os metodos listado na postagem inicial e nada funcionou :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 11/05/2021 às 21:02, Davi Martin Kemerer disse:

ja formatei...
eu sei onde está o problema só não sei como corrigir.
a BIOS da dell limita o processador quando atinge uma certa temperatura, e ele fica tentando abaixar ela e isso que causa a oscilação.
porém ja tentei todos os metodos listado na postagem inicial e nada funcionou :(

Cara, eu tenho esse notebook e sei exatamente do que você esta falando... e é um saco mesmo...

Tem a ver com temperatura sim: o dissipador da GPU é junto com da CPU... é um projeto economico. Embora a CPU possa trabalhar perto dos 90 graus sem problema, a GPU tem que operar até 70... Então o monitoramento de temperatura desse notebook tenta deixar na casa de 67, 68, e passando disso ele vai cortando clock do processador pra tentar diminuir a temperatura.

Pra amenizar isso, quando vou jogar, eu coloco um apoio atrás, na borrachinha "pé" dele, levantando a "***** dele, e abrindo totalmente a tela(de novo um projeto bonito, mas estranho pra dissipação de calor). 
você pode meter tambem um ventilador de mexa assoprando pelo lado direito dele(onte o "intake" é maior)... 

Eu tambem gostaria que tivesse um programa pra controlar melhor o "quando" a performance corta por conta de superaquecimento)

 

Por fim, confesso que se eu tivesse testado esse notebook por uma semana, iria preferir a versao sem a MX350, por que pelos relatos que vi, o processador limita menos(por que pode operar mais quente e nao divide dissipador com gpu nvidia), e o Iris é bemmm bom pra jogos mais leves.

Desabilitar a MX350 no gerenciador de dispositivos infelizmente nao resolve o problema por completo, pois o sistema ainda tenta deixar abaixo de 70 graus só por ela existir :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...