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esse HD tá com defeito?


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 Oi pessoal, seguinte, fim do mês passado comprei um HD novo da seagate no mercado livro, um de 1TB barato pois meu outro depois de 1 ano foi descansar,

e como o o Windows fica no SSD, quando o HD novo chegou só baixei os jogos, e até ai tudo bem até começar a jogar.

 Aí que começou a bagunça, eu escutava aquele barulho da agulha jogando, travadeiras e travadeiras, jogos leves nada acontecia porém jogos mais pesados meu senhor, e caso eu jogasse qualquer coisa que enquanto baixava outra no HD, as travadeiras pioravam. Ai fiquei chateado e pensei que veio com defeito o HD, porém no Crystaldisk e no HDTune tá saudável e sem badblocks, já usei chkdsk e HDD Regenerator, mas parece que tem dias que o HD tá afim de funcionar e dias que não, sempre quando dá o barulho das agulhas trava e por assim continua, não sei o que eu faço, como tá "saudável" eu suspeito que possa ser outra coisa, mas nem sei, agradeço desde já!

 

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@hotone_ eu não entendo muito disso então não leve minha resposta muito a sério.

o HD tá com defeito na agulha sim, mas a agulha consegue funcionar tranquilamente ainda, o problema creio eu é o que faz a agulha girar, que em estresse gira mais, travando ela, pode usar de boa, saiba que o que faz a agulha girar tá dando pau, e pode travar de vez, então eu não arriscaria e salvaria os arquivos logo

  • Confuso 1
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59 minutos atrás, hotone_ disse:

 Oi pessoal, seguinte, fim do mês passado comprei um HD novo da seagate no mercado livro, um de 1TB barato pois meu outro depois de 1 ano foi descansar,

e como o o Windows fica no SSD, quando o HD novo chegou só baixei os jogos, e até ai tudo bem até começar a jogar.

 Aí que começou a bagunça, eu escutava aquele barulho da agulha jogando, travadeiras e travadeiras, jogos leves nada acontecia porém jogos mais pesados meu senhor, e caso eu jogasse qualquer coisa que enquanto baixava outra no HD, as travadeiras pioravam. Ai fiquei chateado e pensei que veio com defeito o HD, porém no Crystaldisk e no HDTune tá saudável e sem badblocks, já usei chkdsk e HDD Regenerator, mas parece que tem dias que o HD tá afim de funcionar e dias que não, sempre quando dá o barulho das agulhas trava e por assim continua, não sei o que eu faço, como tá "saudável" eu suspeito que possa ser outra coisa, mas nem sei, agradeço desde já!

 

considerando que seu HD é novo solicite a troca se possível até mesmo o reembolso porém antes de fazer isso verifique se ele esta bem fixado no gabinete mas eu consideraria sim um defeito causado durante o transporte dele

 

24 minutos atrás, Pepse disse:

@hotone_ eu não entendo muito disso então não leve minha resposta muito a sério.

o HD tá com defeito na agulha sim, mas a agulha consegue funcionar tranquilamente ainda, o problema creio eu é o que faz a agulha girar, que em estresse gira mais, travando ela, pode usar de boa, saiba que o que faz a agulha girar tá dando pau, e pode travar de vez, então eu não arriscaria e salvaria os arquivos logo

primeiro considere dar mais uma estudada sobre o assunto até porque não é a agulha que gira e sim o disco, agulha também faz seu movimento porém é muito mais limitado agora falando do sintoma apresentado realmente pode ser culpa da agulha caso o HD tenha sofrido algum dano durante o transporte como eu bem mencionei

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9 horas atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

primeiro considere dar mais uma estudada sobre o assunto até porque não é a agulha que gira e sim o disco, agulha também faz seu movimento porém é muito mais limitado agora falando do sintoma apresentado realmente pode ser culpa da agulha caso o HD tenha sofrido algum dano durante o transporte como eu bem mencionei

sei que a agulha não gira e sim se mexe mas foi a explicação que encontrei pra explicar

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Primeiramente, seu HD antigo jamais deveria ter queimado com 1 ano. A vida útil média do pior HD disponível no mercado hoje, isso com uso 24 horas, é de 3,5 anos. Na prática dificilmente um HD falha antes de 5 anos de uso. Se tiver realmente parado de funcionar, pode ser por que sua controladora ou cabo estão com problemas. Seria conveniente testá-lo em outro PC para certificar-se, mas se for confirmado defeito nele saiba que HDs geralmente tem garantia superior à 12 meses pela fabricante. Na maioria dos casos a garantia é de dois anos ou mais. Observe este link, por exemplo, com as garantias dos HDs da WD: https://support-en.wd.com/app/Warranty_Policy

 

Além disso, se você tinha jogos instalados no outro HD e seu cliente Steam ou outro estava instalado no SSD, então pode ter que desinstalar e reinstalar ele do zero para que funcione corretamente. Observe se seus drivers foram instalados corretamente como na minha assinatura abaixo, bem como se o HD foi instalado corretamente, fixado com 4 parafusos que é o correto e sem entrar em contato com metal do gabinete em sua PCB (placa de circuito). 

Apesar de não conhecer seu setup, imagino que haja algo errado ou na montagem ou no funcionamento dele. Se quiser verificar a saúde do HD novo utilize a ferramenta Crystaldiskinfo e acione a garantia se necessário.

 

Como já dito pelo @Lucas Emanuel Valério , as chances de dano no transporte ou até no manuseio anterior ou posterior a ele, sempre existem. Lembre-se de que HDs são extremamente frágeis, não podendo receber impacto ou trepidação. Sempre compre HDs em lojas respeitáveis como kabum, pichau e terabyteshop que manuseiam e embalam corretamente esse tipo de componente que é tão delicado. Se tiver comprado e a caixa onde veio tiver qualquer sinal de dano ou amassado, devolva sem abrir. Comprar HD pelo correio também é uma péssima ideia já que nos correios não temos garantia alguma de que serão manuseados corretamente (sendo que geralmente não são).

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2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Primeiramente, seu HD antigo jamais deveria ter queimado com 1 ano. A vida útil média do pior HD disponível no mercado hoje, isso com uso 24 horas, é de 3,5 anos. Na prática dificilmente um HD falha antes de 5 anos de uso. Se tiver realmente parado de funcionar, pode ser por que sua controladora ou cabo estão com problemas. Seria conveniente testá-lo em outro PC para certificar-se, mas se for confirmado defeito nele saiba que HDs geralmente tem garantia superior à 12 meses pela fabricante. Na maioria dos casos a garantia é de dois anos ou mais. Observe este link, por exemplo, com as garantias dos HDs da WD: https://support-en.wd.com/app/Warranty_Policy

 

Além disso, se você tinha jogos instalados no outro HD e seu cliente Steam ou outro estava instalado no SSD, então pode ter que desinstalar e reinstalar ele do zero para que funcione corretamente. Observe se seus drivers foram instalados corretamente como na minha assinatura abaixo, bem como se o HD foi instalado corretamente, fixado com 4 parafusos que é o correto e sem entrar em contato com metal do gabinete em sua PCB (placa de circuito). 

Apesar de não conhecer seu setup, imagino que haja algo errado ou na montagem ou no funcionamento dele. Se quiser verificar a saúde do HD novo utilize a ferramenta Crystaldiskinfo e acione a garantia se necessário.

 

Como já dito pelo @Lucas Emanuel Valério , as chances de dano no transporte ou até no manuseio anterior ou posterior a ele, sempre existem. Lembre-se de que HDs são extremamente frágeis, não podendo receber impacto ou trepidação. Sempre compre HDs em lojas respeitáveis como kabum, pichau e terabyteshop que manuseiam e embalam corretamente esse tipo de componente que é tão delicado. Se tiver comprado e a caixa onde veio tiver qualquer sinal de dano ou amassado, devolva sem abrir. Comprar HD pelo correio também é uma péssima ideia já que nos correios não temos garantia alguma de que serão manuseados corretamente (sendo que geralmente não são).

considerando o sintoma principal dele eu também poderia sugerir problema ocasionado pela fonte ja que o nosso amigo esqueceu de citar o modelo

 

17 minutos atrás, hotone_ disse:

@WOZ Dods o HD antigo acredito eu que estragou deve ter estragado rápido por causa das faltas de energia com frequência no bairro, já o HD novo foi instalado corretamente mas infelizmente não tenho outro PC para testá-lo :(

se realmente ocorre essas quedas de energia com frequência na sua região TALVEZ fosse o caso pensar em comprar um nobreak de qualidade mas como eu disse antes também não descartaria a sua fonte como sendo causadora 

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@hotone_ Ainda sim ele não deveria ter falhado. Acione a garantia. 

 

Se falhas de energia em sua região são comuns, atente para a qualidade de sua fonte. Se for de baixa qualidade, compre uma melhor, é um investimento que vai te poupar de maiores prejuízos posteriores. Adicionalmente não utilize NUNCA estabilizador, pois é nessa hora que ele danifica seus componentes, bem como adquira um bom filtro de linha da Clamper.

 

Me diga qual é o modelo e marca de sua fonte e te passo uma indicação de substituição se for necessário.

@Lucas Emanuel Valério Se ele investir bem na fonte dificilmente terá prejuízos secundários. O Nobreak pode ajudar a curto prazo, mas o investimento adicional não justifica já que ele vai estressar a fonte constantemente, e uma fonte fraca só vai falhar mais rápido com ele do que se ele investisse em uma fonte de qualidade. 

 

A título de exemplo eu já residi em uma região com falhas frequentes por um longo período. Investi na época em uma fonte Antec de 750W, Tier A salvo engano. Piques rápidos ela sequer desligava, apesar de todos os demais eletrônicos da casa desligarem. Essa fonte durou 7 anos e está 100% funcional até hoje, apesar de estar na reserva em um PC secundário que não uso mais.

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