Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectando dois roteadores pelas portas LAN


Posts recomendados

Sou assinante residencial de Internet de 10mb, e a NET instalou um modem/roteador Technicolor TC7300.B. Eu já tinha um roteador próprio, um Linksys WRT1900ACS.

Como acho que o Linksys é melhor que o Technicolor instalado pela operadora, conectei os dois por cabo, "LAN to LAN".

Desativei o rádio do roteador da operadora e tô acessando a Internet exclusivamente pelo Linksys, que tem banda dupla, 2.4 e 5GHz.

Li que o ideal seria usar o roteador melhor como principal, mas o Linksys não tem saída pra cabo coaxial, como o da operadora.

Dito isso, gostaria de pedir a ajuda de vcs pra esclarecer as dúvidas seguintes:

1. Será que valeria a pena colocar um adaptador cabo coaxial/RJ45 e ligar somente o roteador Linksys (ele funcionaria como modem tb?)?

2. O IP local do roteador da operadora é 192.168.0.1 e configurei o do Linksys como 192.168.0.2. Isso tá correto?

3. Desabilitei o rádio do Technicolor supondo que assim toda a força do sinal do wi-fi é direcionada para o Linksys. Estou certo?

4. As configurações de ambos estão assim:

Technicolor: DHCP habilitado - largura de banda 20Mhz - switch mode IPv4+IPv6 - modo bridge habilitado;

Linksys - tipo de conexão - configuração automática DHCP  - servidor DHCP desabilitado - modo wireless: ponto de acesso - modo de rede: misto - largura de canal: 20Mhz (as duas bandas).

Essa configuração tá boa?

Agradeceria muito pelas observações e sugestões que quisessem fazer.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1- Não, e nem tem como aliás. E sem este modem você não tem autenticação na rede (o endereçamento de hardware dele é quem faz a operadora saber quem é você e disponibilizar o plano contratado).

2- Sim.

3- Não. É indiferente, a capacidade wifi não é dividida. Ao contrário, você poderia ter o modem cobrindo um local da sua casa e este roteador cobrindo outro, aumentando a área de cobertura.

 

Pode deixar em bridge ou não, sinceramente tanto faz. Em bridge não tem o wifi dele, o que dependendo do que você quer fazer aí pode ser irrelevante ou te ajudar.

Edit: Perae, como você deixou um em bridge e outro sem DHCP habilitado? A não ser que você esteja utilizando IPs fixos, máscara de rede, subrede e gateway em todos os aparelhos aí (PC, note, celular) nem iria funcionar a rede, porque não tem quem atribuir os IPs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Phœnyx.

Muito obrigado pela gentileza de ter respondido.

Eu sou novato na configuração de roteadores e, em relação à questão do DHCP, envio, anexos, prints pra você ver como eu configurei os dois roteadores.

Se você quiser fazer mais quaisquer outras observações após dar uma olhada neles, fico muito grato desde já.

Abraços.

Technicolor.01.jpg

Technicolor.02.jpg

Technicolor.03.jpg

Technicolor.04.jpg

Technicolor.05.jpg

Linksys.01.jpg

Linksys.02.jpg

Linksys.03.jpg

Linksys.04.jpg

Linksys.05.jpg

Linksys.06.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@josephus Ok, o DHCP dos dois estão ativos, você apenas desligou a interface wifi do Technicolor.

Pode deixar do jeito que está, ou reabilitar a interface. Pelo que vi você possui dois aparelhos conectados que estão com 50% de qualidade de sinal, o Technicolor não ajudaria neste caso ou ambos os roteadores estão no mesmo local?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Os dois roteadores estão juntos mesmo, porque o cabo pelo qual estão conectados é bem curto e, como eu pensei que todo o sinal do wi-fi iria pro Linksys, por eu ter desabilitado o rádio do principal (e estava errado, como você esclareceu), não me preocupei com isso. Mas, pelo que vejo na tua resposta, isso faz diferença, sim, né?

Pra colocar os dois em partes diferentes da casa, eu teria de fazer conexão sem fio entre eles. Teria de configurar o segundo como repetidor?

E se eu deixar o DHCP habilitado nos dois, não há conflito na hora de eles atribuírem o IP para os dispositivos? Eu tinha visto em algum lugar que é pra deixar o DHCP habilitado só no principal, pra só ele atribuir os IP's, mas, então, não é assim, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@josephus Não, você não tá errado em desativar o wifi do Technicolor, é que eu pensei que estavam em cantos separados pela casa e não um em cima do outro. Deixe desativado mesmo.

Fazer conexão sem fio entre eles é meio méhhh, você vai degradar o sinal, o correto seria um cabo de rede do tamanho apropriado, passar pelos dutos aí da sua casa e tal.

Quanto ao DHCP dos dois ativado, não tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Ah, verdade, quando a conexão é sem fio, há degradação do sinal, né?

E eu desabilitei totalmente o DHCP do segundo e vi que os IP's, agora, estão sendo atribuídos só pelo roteador da operadora mesmo.

E no da operadora deixei habilitado o modo "bridge" e no meu deixei ponto de acesso e largura de banda padrão, de 20Mhz.

Parece que tá td indo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está tentando fazer o Linksys assumir o controle de tudo pois ele é melhor que o Technicolor, certo?

 

Então faça o seguinte:

1- Deixe o Technicolor em modo bridge, desabilite o Wi-Fi e o servidor DHCP dele.

2- Depois pegue o cabo de rede que sai de qualquer porta LAN do Technicolor e conecte na entrada WAN do Linksys e habilite o servidor DHCP do Linksys.

3- Por último reinicie os dois aparelhos tirando eles da tomada para garantir que irão reiniciar ao mesmo tempo para não haver conflito.

4- Pronto, agora o Linksys irá assumir todo papel de roteamento e gerenciamento, inclusive a distribuição de IP (DHCP).

 

Falo isso por experiência própria pois o meu modem também é um Technicolor e resolvi usar um roteador dual band TP-LINK Archer-C5 como roteador principal.

 

procedimento é o correto a se fazer para esse tipo de arranjo, siga com muita atenção e terá sucesso na configuração. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Masuca Obrigado pela resposta, Masuca.

Eu fiz tudo isso (ou melhor, acho que fiz, como você pode ver pelos prints acima, das configurações dos dois roteadores), mas fiz a conexão entre eles pelas portas LAN dos dois, e não pela WAN. Tá indo...

Você acha que deveria ser LAN/WAN mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...