Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A memória RAM só alcança a frequência máxima se tiver perfil XMP?


Posts recomendados

Andei lendo sobre memória RAM, e fiquei com mais um dúvida sobre XMP.

As memórias que não possuem o perfil XMP disponível, sempre vão entregar uma frequência abaixo da frequência indicada na memória?

Exemplo: Memória RAM tal, tem frequência de 3200Mhz anunciada pelo fabricante, mas não possui perfil XMP. 

Ao conectar a memória ela vai me entregar uma frequência abaixo de 3200Mhz ????

Pelo que eu entendi, as memórias vem com uma frequência, mas pra que elas cheguem nessa frequência anunciada é preciso que ela seja compatível com o XMP

Tô com extrema dificuldade de escolher uma memória pra mim por não ter sacado esse lance aí.

Se alguém conseguir me explicar melhor, eu agradeço.


Whiplash2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Whiplash 2 cara, se não me engano não, todas as memórias atuais são compatíveis com XMP, pois é uma tecnologia desenvolvida em 2007, é igual o Wake On Lan, foi criado em 96, mas ninguém conhece, mas tem em todas as placas mãe atuais, então pode pegar uma memória 3200 MHz, mas vai operar no padrão JEDEC, com XMP ela vai funcionar na capacidade máxima

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

XMP ou DOCP (no caso da Asus) de um modo simples, é uma configuração que permite extrair um pouco mais da sua memória. Citando um exemplo nos Ryzen: se eu conectar minha memória de 3200Mhz sem setar o XMP na BIOS, ela provavelmente irá pegar 2666Mhz, ou 2933Mhz — indo na BIOS e ativando o XMP, ela vai pra uma configuração que o fabricante garante, no caso 3200Mhz CL16 por exemplo. Seguindo na sua pergunta, não, o XMP não é o máximo que você consegue extrair das memória, suas memórias podem chegar a 3666Mhz CL17 com um overclock por exemplo, XMP não é a capacidade máxima, Mas raramente você encontra memórias sem XMP ativo, ainda mais DDR4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, e a BIOS não é nenhum bicho de sete cabeças, você não vai explodir seu computador se mexer em algo. Caso tenha dúvidas, poste aqui fotos que iremos te ajudar em ativar o XMP, manda a marca e o modelo da sua placa-mãe que te ajudamos ou então, pode olhar no YouTube, vídeos não faltam, é super tranquilo e não tem riscos só ativando o XMP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Whiplash 2 disse:

Exemplo: Memória RAM tal, tem frequência de 3200Mhz anunciada pelo fabricante, mas não possui perfil XMP. 

Ao conectar a memória ela vai me entregar uma frequência abaixo de 3200Mhz ????

Pelo que eu entendi, as memórias vem com uma frequência, mas pra que elas cheguem nessa frequência anunciada é preciso que ela seja compatível com o XMP

Tô com extrema dificuldade de escolher uma memória pra mim por não ter sacado esse lance aí.

Se alguém conseguir me explicar melhor, eu agradeço.


Whiplash2.

Nunca ouvi falar de memórias de alta velocidade que não contenham perfil XMP. Se conhece um modelo, por favor me informe qual para que eu pesquise sobre. 

 

Esclarecendo sua dúvida de uma forma mais completa, XMP é basicamente um OC. O mesmo vale para DOCP e EOCP (versões de XMP de outras fabricantes para chipsets AMD). Esse OC é feito usando os perfis de velocidade que os fabricantes inserem em um chip que tem em cada memória. Todas as memórias tem vários perfis de velocidade, tanto os mais altos quanto os mais baixos, permitindo compatibilidade com todos os equipamentos atuais, antigos e futuros. Toda vez que a placa-mãe é ligada pela primeira vez com uma memória ela consulta os perfis gravados nesse chip e escolhe o mais alto suportado pela controladora (com XMP ligado ela testa o mais alto suportado pelo XMP), fazendo vários testes para saber se a configuração ficou estável (POST). Se o perfil mais alto falha, ela reduz automaticamente para um abaixo e testa novamente, repetindo esse passo caso não consiga estabilidade.

 

Sobre sua escolha de memória, saiba que DDR4 não tem mais essa preocupação de "compatibilidade" que tínhamos antigamente nas DDR2 e DDR. As DDR3 ainda tinham a questão de single e dual rank, mas já eram bem compatíveis. Para escolher um modelo de memória se atenha a essas informações simples.

  1. A memória é de boa marca, garantindo então sua durabilidade. Recomendo as marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG. A Team Group é novata, mas já tem boas avaliações e alguns prêmios, oferecendo garantia vitalícia no exterior tal como as marcas citadas acima. 
  2. A frequência é a mais alta disponível pelo valor pretendido. Economizar comprando uma memória de 3000 MHz quando tem uma de 3600 MHz disponível pelo mesmo valor é perda de tempo e dinheiro. Mesmo que a memória não vá rodar na velocidade máxima, o fato de ter sido projetada para tal permite que você reduza os timings dela e obtenha, efetivamente, o mesmo desempenho que se ela estivesse rodando a uma velocidade maior.
  3. Não há mais isso de a memória ter que ser exatamente do mesmo modelo e marca, mas se vai adquirir um par, compre idênticas. Se vai comprar uma segunda unidade de memória e não encontra o mesmo modelo da primeira (ou ele custa mais caro que outro similar), então pode comprar o que tiver disponível que seja compatível.
  4. QVL, as listas de referência de memória disponíveis nos sites dos fabricantes de placas mãe, são listas APENAS DE REFERÊNCIA. Esta informação está disponível no cabeçalho ou rodapé de tais listas e significa que estas listas não são de compatibilidade, mas sim para referenciar que alguns modelos de memória foram testados naquela placa-mãe e funcionaram perfeitamente, assegurando então que ela foi projetada e configurada corretamente pelo fabricante. Uma memória não estar na QVL não quer dizer nada no sentido de compatibilidade. Sério, NADA.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ps.: Ocasionalmente o XMP pode não funcionar na velocidade máxima suportada pela controladora ou anunciada pela fabricante da memória. Isso se deve a vários fatores. Pode ser por causa da topologia da placa-mãe, pode ser por causa da qualidade da PCB, do VRM ou de outros fatores diversos. Nesse caso geralmente basta aumentar manualmente a tensão de operação das memórias em 0,05 V para que seja atingida a estabilidade. Pode pesquisar o assunto se tiver dúvidas, é seguro fazer isso e é uma solução muito comumente usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Que aula hein chapa?!!

 

Agora tô mais por dento do assunto.

 

No meu caso de Setup, eu escolhi a ASUS A320M-K/BR e as memórias da Viper Patriot de 2400Mhz..

 

Vou dar uma sacada nos sites dos fabricantes e analisar essas questões que você mencionou.

 

Mas no geral, eu entendi como funciona e pra que serve o perfil XMP no meu caso o DOCP e EOCP.

 

Muito obrigado cara!.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...