Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limpeza da fonte causando telas azuis no Windows


Posts recomendados

Olá:

Recentemente fiz uma manutenção no computador do meu filho. A Ventoinha da fonte do computador dele estava "roncando".

Eu desmontei a fonte, limpei a ventoinha, tirei o adesivo e a proteção do eixo, Lubrifiquei o eixo da ventoinha com óleo de máquina, recoloquei a proteção do eixo, remontei a ventoinha e pus a máquina para funcionar. O ruído parou e a fonte aparentemente funcionou bem.
Agora a máquina tem dado tela azul esporádica, e quando acontece, volta direto na BIOS sem reconhecer o SSD. Aparentemente, o SSD para de funcionar.
Desligando e ligando a máquina, tudo volta a esse "normal" até a próxima tela azul.

Não há minidump para verificar qual código de tela azul aconteceu. Tenho 99% de certeza que o problema (de alguma forma) está na fonte, que antes da minha limpeza não dava este problema.

A Máquina é um AMD A10 (com placa de vídeo integrada) e SSD. Não há nada que consuma muita energia. Não notei se as ventoinhas estão diminuindo de velocidade, mas a BIOS tem função de mostrar a temperatura da CPU, e nunca esteve fora dos padrões, mesmo depois da tela azul. Então não creio que o problema de energia esteja afetando as ventoinhas (que "puxam" mais energia) e causando superaquecimento , mas está de alguma maneira desligando o SSD.

Em tempo, pelo aplicativo da Kingston, o SSD está normal, sem falhas.

Alguém mais já teve um problema assim? Ou já passou por essa situação?
Já limpei fontes do mesmo jeito algumas vezes, e essa é a primeira vez que isso acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Visualizador de eventos aponta apenas erro por desligamento indevido. E não há indícios de superaquecimento.

Agora ele está em aula, mas depois vou verificar o encaixe da memória RAM na placa. Só para certificar.
Mas sendo problema na memória, porque a BIOS pararia de reconhecer o SSD? Precisando desligar e ligar (apenas o reset não resolve, tem que desligar e ligar no botão Power) para a BIOS volte a "encontrar" o SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SSD é o único disco no sistema (aliás é o disco do sistema.).
Este video ensina a "zerar" o disco apagando a partição e reformatando o disco. Mas isso só é possível fazer se estiver em algum sistema operacional. (Seja Windows, Linux, etc...). mas todo o sistema operacional lê as informações que estão na BIOS, logo, se não aparece na BIOS, o Windows não enxerga (mesmo usando o diskpark). Aliás, nem entrar no Windows é possivel, porque o computador reinicia direto na BIOS, não entra no Windows, porque não encontra o SSD.

Só volta a achar o disco se desligar e ligar a máquina (como eu disse), aí o windows entra normalmente e funciona OK, até dar tela azul de novo.

O SSD só tem a porta SATA de comunicação, que eu saiba, não tem como desabilitar a única porta de comunicação.

Usar o Diskpark funciona se você perder o MBR, ou tiver algum problema de partição que impeça o Windows de montar o disco, mas mesmo assim apareceria normalmente na BIOS.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...