Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

7805 passa menos de 3v recebendo 24VDc e 5V corretamente recebendo 12VDc


Posts recomendados

  • Membro VIP
6 horas atrás, Renato.88 disse:

Um motivo pra eu não concordar com esse circuito, é que a tensão na entrada do 7805 fica variando conforme a carga

Isso não é nada preocupante visto que o 78xx (de qualidade) mantém a saída mesmo que o ripple varie de 7 a 35V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que eu estava com eles em mão, resolvi colocar para ver a m..., digo resultado na tensão consumida pelo resistor

O de 0,68 ohm dá o mesmo resultado no na tela do multímetro ao medir tensão.
O de 2.2 ohm consumir 0.1 V (media 33.3 antes do resistor 33.2 depois do resistor). O que indica que eu devo colocar um resistor c/ bem mais resistência, mas que por outro lado pode ser de 1W mesmo, talvez até menos.

Eu fiz uma regra de 3 com  isso 2.2ohm=(33.3-33.2)/corrente
Conclui que se 2.2 ohm de resistência gastaram 0.1V, cheguei a um consumo aproximado de 50mA - Embora eu acredito que os 7805 funcionando corretamente puxarão um pouco mais de carga

Algo que nunca fiz o teste. O que ocorre se eu colocar um resistor de menos tensão que o indicado? Ele irá esquentar até o ponto de se partir ao meio?

Eu tenho uns resistores de 2k 1/8W que comprei outro dia. Estou pensando em ligar 4 em paralelo, ficaria algo como um resistor único de 500 ohm e 1/2W.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Eu tenho uns resistores de 2k 1/8W que comprei outro dia. Estou pensando em ligar 4 em paralelo, ficaria algo como um resistor único de 500 ohm e 1/2W.
 

Não vai funcionar, a corrente abaixa demais e não sobra pra alimentar seu circuito. 

Resistores entre 30 e 60R devem fazer seu projeto funcionar corretamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

💡

Ligue lampada incandescente em serie. Pode ser qualquer uma de 60W ou +. Não cabe na caixa? só que no pilão... ou também pode quebrar e usar o filamento

Ainda que eu (eu) prefira uma lampadinha piloto 24V  1W ou menos ou duas...3 de 12 em série...

50591d56ab85461e343c2f8c22bc2fd7.jpg

 

Imaginação fértil ou m. na cabeça... tanto faz ... o importante é que hoje é sexta!! urrul..!

 

33 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

resistores de 2k 1/8W que comprei outro dia. Estou pensando em ligar 4 em paralelo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que esta tal de lei de Ohm faz sentido 😂. Devido ao baixo consumo se faz necessário um resistor mais forte.

Comprei um resistor de 47Ohm e 5W. Coloquei no circuito. Baixou 3 V e continuou a lesma lerda....

Resolvi fazer o teste c/ 4 resistores de 2k em paralelo. Potência de saída ficou +- 12V. Mas os resistores aqueceram demais. Agora é só eu achar um resistor em torno de 500 (talvez até 400) ohm e 1 ou 2 W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Comprei um resistor de 47Ohm e 5W. Coloquei no circuito. Baixou 3 V e continuou a lesma lerda....

Não colocou a carga no outro lado do 7805 pra baixar a tensão, aí não adianta.... 

33 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Resolvi fazer o teste c/ 4 resistores de 2k em paralelo. Potência de saída ficou +- 12V. Mas os resistores aqueceram demais. Agora é só eu achar um resistor em torno de 500 (talvez até 400) ohm e 1 ou 2 W.

Não. 

Quando por a carga vai derrubar a tensão antes do 7805 pra menos de 5V a não ser que sua carga consuma muito pouco, menos de 100mA. 

 

Mas lembre-se, calculou o resistor de 47R pra um chute de 500mA. Se não tiver essa corrente no consumo ele não vai funcionar. 

 

Pra calcular resistor o mais importante é a corrente que seu circuito consome. 

Meça a corrente usando aquela fonte de 12V, aí sim terá o valor correto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Não. 

Quando por a carga vai derrubar a tensão antes do 7805 pra menos de 5V a não ser que sua carga consuma muito pouco, menos de 100mA. 

Mas lembre-se, calculou o resistor de 47R pra um chute de 500mA. Se não tiver essa corrente no consumo ele não vai funcionar. 

Pra calcular resistor o mais importante é a corrente que seu circuito consome. 

 

Na verdade eu preciso terminar de montar o circuito, só assim para saber o consumo. Mas vou monitorando a cada nova coisa instalada. Se perceber que cair dos 9V na saída do resistor, eu troco ele por outro c/ menos resistência e mais Watts.
Como eu disse, os 500 mA foi total chute.

 

Mas eu entendo que em stand by vai ficar ligado o MC, os 595 (que já estão ligados agora) e 1 led indicando que está pronta pra uso. Mas também já percebi que depois de montar tudo, preciso fazer um teste com tudo ligado. A saída do resistor não pode baixar de 7V pois isso faria o 7805 não fornecer 5V e desligaria o micro controlador.



Outra coisa. O capacitor de 1000uF ficou antes do resistor. Acredito que seja interessante eu colocar um capacitor menorzinho depois do resistor. Algo tipo 10uF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Coloquei um LED pensando em indicar que o processador ligou e o consumo aumentou consideravelmente. Na saída do resistor, medi com o multímetro, já sai 6,8.
Percebi que se eu deixo a placa ligada muito tempo, parece que aumenta um pouco a resistência e chega menos ainda.
Isso seria pelo aquecimento do resistor?

Como solução provisória, coloquei outro resistor de 470 (em paralelo com o 1º) que era o que tinha em mãos. tensão deu +- 22V. É bastante pros 7805 dissiparem, mas vou montar mais coisas no circuito que creio que creio que derrubará um pouco mais esta carga.

Outro detalhe que percebi, é que o led ligado direto no 595 não serve de indicador que o MC está funcionando. Já que os 595 ficam c/ a configuração da última vez que foram acionados, então, a não ser que eu de alguma forma percebe que a máquina será desligada e zera o s 595, o LED lá fica aceso independente do MC ter ligado ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/05/2021 às 01:20, Renato.88 disse:

A solução barata é montar um divisor de tensão com transistor entre meio a esse 7805 e a sua fonte. 

images?q=tbn:ANd9GcRJiDuWwLOYjUn4RNsAL1O

Não precisa ser um 2N3055, e no lugar do zener dá pra colocar um resistor. 

Dois de 1k ali derruba a tensão pra 17V, talvez seu 7805 já funcione com essa tensão 

Desse jeito aí ia funcionar beleza... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

6 horas atrás, .if disse:

esquece esquema

Como o esquema está bem bagunçado, eu cortei a parte inicial que é onde está o problema

Uma solução simplista, poderia ser eu colocar um diodo zener na saída do resistor (no caso o R20 da imagem) e no gnd. Se adotar ela, que cuidado  devo  ter,   além de por um zener com a mesma potência do resistor (ou até com folga)


regulador-zener.png

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Uma solução simplista, poderia ser eu colocar um diodo zener na saída do resistor (no caso o R20 da imagem) e no gnd. Se adotar ela, que cuidado  devo  ter,   além de por um zener com a mesma potência do resistor (ou até com folga)

Vai queimar o zener... Principalmente se a fonte funcionar com seu circuito desligado. 

A corrente ali será alta pra um zener comum de 1W.

Porém Se colocar um de 5W aí vai funcionar. Mas este não é tão fácil encontrar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A chave liga e desliga está antes do transformador. Então a fonte sempre funciona junto com o circuito.
Vou ver se consigo um diodo zener de 5W, acho que uns 15V pra continuar os testes

Acho essa solução melhor, como mandei fazer as pcbs (sem perceber que precisava de algo que reduzisse a tensão saindo da ponto), o diodo zener e um resistor eu consigo soldar por baixo da placa. A tua solução eu teria que fazer algo anexo e juntar com fios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, Thiago Miotto disse:

um diodo zener de 5W, acho que uns 15V pra continuar os testes

Herrar é umâno mas permanecer no hêrro... nem tanto. Seja um "errante" e google zener power booster

(era profecia kk)

 

fig1-9.jpg

https://makingcircuits.com/blog/how-to-increase-power-rating-of-zener-diodes/

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2021 às 16:43, Thiago Miotto disse:

Acho essa solução melhor, como mandei fazer as pcbs (sem perceber que precisava de algo que reduzisse a tensão saindo da ponto), o diodo zener e um resistor eu consigo soldar por baixo da placa. A tua solução eu teria que fazer algo anexo e juntar com fios.

Melhor ainda, coloca o transistor com os resistores num dissipador e prenda na caixa do teu projeto. 

Assim ele vai esquentar longe do restante do circuito. 

Eu faço assim quando monto fontes e amplificadores. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um Zener 5W na eletrônica aqui perto de casa. Embora aquela parte que  irei gastar tanto no resistor (e agora no zener), do que num transistor é verdade.
Mas já comprei o Zener. Vou testar amanhã. Se não rolar, creio que a solução do @Renato.88 será minha saída.

Quanto a carga, criei uma teoria do que está me causando problemas. O 7805 transforma a tensão dissipada em calor. Calor é energia gasta, resumindo mais carga. Então a menor carga acionada a mais (um led que seja), faz a tensão consumida pelo resistor diminuir (pensando na atual instalação, sem o zener) e chegar uma tensão maior ao 7805. Com uma tensão maior o 7805 gera mais calor, aumentando a carga de forma exponencial (+ carga + calor, + calor + carga). Faz sentido o que pensei ou estou viajando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocando o Zener 5W 12V e um resistor funcionou.

Mas achei que esquentava bastante. Resolvi deixar  o circuito ligada com para ver se um dos 2 iam "se entregar" após algum tempo.

Após uns 20 minutos ligada ocorreu  um problema, mas não foi com nenhum dos 2:

O circuito original, tinha um capacitor de 1000 ohm e 35 V da ELNA, ligado o positivo no positivo da ponte e o negativo passava num componente, que creio ser um indutor (pelo L1 na serigrafia e por dar 0 no teste de diodo do multímetro). No circuito que fiz, eu tirei o indutor e liguei as trilhas diretos do capacitor  na ponte (retirei o indutor que não entendi pra que era). Além disso, ao invés de remover o capacitor da placa antiga, preferi comprar um novo numa eletrônica, e este era de marca duvidosa.  Acabei comprando dos mesmos 1000 ohm e 35V.
Quem leu o ocorrido até aqui já deve imaginar, o capacitor chinês estourou que  nem pipoca...

Mas aí, uma dúvida que fiquei. O capacitor do circuito original funcionou por 8 anos e esse estourou porque?
-Presenciei a diferença de um capacitor japonês dos anos 90 e de um capacitor de origem duvidosa da atualidade?
-O indutor no gnd reduz a quantidade de energia que o capacitor recebe?
-O calor gerado no resistor e no zener pode ter sido transmitido pro capacitor e fazer esse estrago num capacitor que estava trabalhando no limite já?

image.png.b38cce67c5cbdbaf8c1fee715291447c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Presenciei a diferença de um capacitor japonês dos anos 90 e de um capacitor de origem duvidosa da atualidade?

Bingo! Os componentes de hoje não trabalham no limite. 

 

O indutor que você retirou também ajuda a diminuir a corrente no capacitor. 

 

Como a tensão da sua fonte é de 33V, o capacitor recomendado é de no mínimo 40V. Não se usa capacitor no limite. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Como eu sou um "oportunista"...

 

 

Qual seria a desvantagem de se exagerar nessa "folga"?

Entendo que exagerar significa subir mais a tensão, por exemplo colocar lá um capacitor com tensão de 100V ou mais. 

Se subir muito o capacitor não funciona bem, pois a isolação é muito grande. 

 

Não sei se existe cálculo pra isso, mas me baseando em circuitos prontos vejo sempre um valor entre 20 e 40% da tensão nominal. Afinal depende das tensões de trabalho dos capacitores que costumam ter valores um pouco distantes. 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...