Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

N-Vidia GT 430 2Gb GDDR5 128 Bits apresentando anomalias no Windows 10


Posts recomendados

Olá a todos, recentemente adquiri uma placa de vídeo GeForce GT 430 2Gb GDDR5 128 Bits. A aquisição foi feita por meio de uma troca onde passei uma CPU Dell antiga, AMD Athlon 64 em troca dessa placa de vídeo. Fiz a instalação corretamente instalei o driver proprietário da N-Vídia, isso depois da mesma já ter sido instalada pelo próprio Windows 10. Ocorre que ela tem apresentado instabilidade, ocasionando erros esporádicos no Windows 10. Aqui estou com a versão 20H2 devidamente atualizada. Toda minha máquina está devidamente configurada. Porém quando rodo uma aplicação que exige mais da placa, como no caso dos visualizadores da plataforma de mundo virtual Second Life, como por exemplo o Firestorm Viewer, depois de algum tempo de uso a tela pisca, fica preta e as vezes trava o aplicativo ou máquina em si. As vezes apresenta problemas tudo e a tela fica toda desfigurada. Algo que na minha placa de vídeo anterior nunca ocorreu. Antes eu tinha uma placa mais simples, com chipset AMD (antigo), mas que funcionava bem. Meu "setup" aqui é o seguinte:

 

✅ S.O.: Windows 10 Pro 64-bit - original - Versão 20H2
✅ CPU: AMD Athlon II X3 455

✅ Clock 3.30 GHz

✅ L2 Cache: 1Mb  

✅ Codinome: Rana

✅ Motherboard: ASUS M4N68T-M-LE-V2 (AM3)

✅ Memória RAM: 6,00GB em Dual-Channel DDR3

✅Frequência da RAM: 669MHz

✅ Placa de vídeo: 2047MB NVIDIA GeForce GT 430

✅ Monitor 1 (HDMI): SAMSUNG LCD 42pol.

✅ Resolução da tela 1:1920x1080 - 60Hz

✅ Monitor 2 (VGA): SAMSUNG Sync Master 2232sw LCD 22pol. 

✅ Resolução da tela 2: 1680 x 1050 @ 60Hz

✅ Armazenamento 1: SSD 240Gb SATA (2)
✅ Armazenamento 2: HD SAMSUNG 1.5Tb de 12 mil RPM SATA (2)

✅ Interfaces SATA: 1 e 2

✅ Rede 1 (principal): TP-Link 300Mbps Wireless - Chipset Qualcom Atheros AR922X - PCI
✅ Rede 2 (desabilitada): N-Vidia N-Force Network Controller gigabit

✅ Fonte de alimentação: ATX 400W - ALLED - Model SL-8400BTX

 

Em linhas gerais não é um computador ruim. Apesar de já ser um hardware "antigo" sempre deu conta do recado sem problemas. A bem da verdade eu só troquei a placa de vídeo por uma simples questão de melhorar a performance no software de edição Da Vinci Resolve e na utilização do visualizador de Second Life Firestorm Viewer. Meu foco não é jogo e sim edição de vídeo. Por exemplo, eu uso o Second Life para gravar vídeos de conteúdo pro nossos canais no YouTube usando os avatares. Um exemplo do que fazemos pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ue72Edf6ebs

 

Pra não dizer que não rodo algum outro jogo, eu uso os seguintes:

 

✅ Microsoft Train Simulator pelo app OpenSim

✅ GTA San Andreas com veículos modificados: que na placa anterior rodava, mas vivia congelando do nada (onde eu tinha que sair da sessão do Windows pelo Ctrl+Alt+Del) ou dando muito bug no vídeo. E nessa placa "nova" roda sem problema nenhum.

✅ Battle Chess Game Of Kings - InterPlay: Um belíssimo jogo de xadrez que roda perfeitamente bem com essa N-Vidia.
✅  Asphalt 8 - de vez em quando.

⚠️ Todos os jogos, acima citados, rodam em resolução FullHD, 1920x1080, com gráficos no alto. É a configuração que o próprio jogo pega.

 

Então estou, sinceramente, sem entender o que está acontecendo. Ao mesmo tempo com a dúvida de que poderia ser problema físico da placa sei lá. Não seria, também, alguma coisa relativo ao driver? Eu vi algumas pessoas falando em fóruns como o da Microsoft Comunity que poderia mesmo ser problema com driver e o Windows 10. Até abri uma postagem lá, estou usando o driver da N-Vidia que me recomendaram, que não é o mais "atual", inclusive. Por exemplo, pelo sistema de auto detecção do site da N-Vidia me é indicado o driver mais atual existente para essa placa, que é datado de 2018. Porém no post da comunidade Microsoft um especialista me recomendou baixar um driver no site da N-Vidia datado de 2015, onde alega que este é o último driver homologado para o Windows 10 referente a esta GPU. Já no aplicativo N-Vidia Geforce Experience, está aparecendo esse "novo driver" para eu atualizar o atual. O mesmo driver encontrado no sistema de busca automática do site da N-Vídia. E então?! Será que... minha fonte não está dando conta do recado e conseguindo segurar todo meu conjunto?

 

O erro que tem apresentado no relatório de erros do Windows é o seguinte:

 

✅ Fonte Windows Resumo: Erro de Hardware

✅ Data: ‎10/‎05/‎2021 19:16

✅ Status: Não informado

✅ Descrição: Um problema com o hardware fez com que o Windows parasse de funcionar corretamente.

✅ Assinatura do problema Nome de Evento de Problema: LiveKernelEvent

✅ Código: 141

✅ Parâmetro 1: ffffb40c29759010

✅ Parâmetro 2: fffff8033e3fc988

✅ Parâmetro 3: 0

✅ Parâmetro 4: 420

✅ Versão do SO: 10_0_19042 Service Pack: 0_0 Produto: 256_1

✅ Versão do sistema operacional: 10.0.19042.2.0.0.256.48

✅ Identificação da Localidade: 1046

 

Ah, já ia me esquecendo. Também recebi erro de código 3 relacionado ao OpenGL. Quando vou abrir o Firestorm por exemplo, ele roda mas do nada acontece anomalia na tela e aparece esse erro. Isso quando a tela não fica toda preta e não volta (raro, mas já aconteceu). No mais o que ocorre é a tela piscar, a aplicação fechar e voltar a área de trabalho do Windows. Segue anexo uma captura de erro que tenho registrado e outra do HWMonitor mostrando como a placa está aqui:

1824171209_2021-05-12(3).thumb.png.20f5617fe573fc941af8c46a66e4abb4.png

 

2021-05-13.png.1b540117443df9b23cb658aa7a561e1b.png

 

🥺 Eu estou começando a ficar muito frustrado, pois trabalho no PC, faço live pro YouTube, edito vídeos (pra mim e pros outros 💵), fazemos serviço de locução, também, e preciso que o visualizador Firestorm Viewer funcione corretamente. Não gostaria de ter de acreditar que me dei mal nessa. 😕 Alguém teria alguma coisa para me dizer a respeito? Por favor, peço que deem uma luz.💡👍🏼

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém tem uma luz sobre o que pode estar acontecendo aqui?

Fui rodar o Firestorm Viewer para fazer uma captura e novamente deu a mesma anomalia aqui. No aplicativo, depois de um tempo aberto ele travou a tela ficou branca o vídeo piscou, quando voltou o som passou a sair na TV pelo HDMI, ou seja, é como se tivesse resetado o dispositivo. Deu mensagem de: "error code 3". No relatório de erros do Windows acusa erro de hardware: "LiveKernelEvent".

Sinceramente eu estou deveras preocupado. Primeiro que as respostas que andei encontrando não me foram satisfatórias. Segundo que onde abri thread a cerca do problema, dos poucos lugares que me responderam, no Fórum da N-Vidia disseram-me que o suporte a essa GPU encerrou-se em 2018 e meio que indiretamente disseram que eu me f*** nessa. A exceção do fórum da Comunidade Microsoft, onde a única pessoa que me respondeu me orientou usar o driver, os threads (tópicos) tem visualizações, mas praticamente ninguém diz nada. Eu não sei mais o que fazer.

 

To me sentindo num beco sem saída. Alguma luz? Eu preciso trabalhar. Domingo tem live...

 

Em todo caso anunciei a placa no estado e não somente ela como o computador inteiro. Nesse caso o que vender primeiro... No caso do gabinete, anunciei ele com a referida placa inclusive. Se conseguir vender o gabinete vou morrer em um outro mais novo das Ameriancas ou Magalu da vida.

 

Meu intuito não é vender o equipamento e sim conseguir ter um pouco mais de performance e usabilidade. Mas se não tiver jeito... Comprar uma placa de vídeo nova agora está inviável pra mim.

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabem aquele ditado que diz mais ou menos assim: "zica pouca é bobgem"

 

Pois então, as coisas aqui parecem ter entrado numa queda ladeira a baixo. Então, sem muito sucesso resolvi fazer o seguinte, ligar o monitor 2 no vídeo integrado da placa-mãe. O chipset de vídeo integrado é uma N-Force nforce 630a. De cara o Windows 10 não achou driver nenhum pra ela. Tive que recorrer a internet (aos fóruns que sempre salvam nossa vida) e só ai consegui um driver que o Windows 10 aceitasse. Beleza, até ai tudo bem. E pela primeira vez na história daqui (kkk) eu consegui fazer funcionar conjuntamente a placa integrada e a PCI-Express. Colocando a placa integrada como a principal e a outra ficando como secundária. Maravilha... só que não! Até funcionou e tal. Porém eu continuei enfrentando os mesmos problemas, e agora não só na GT-430 como também na placa integrada resolveram dar "piti". Pra piorar a situação a utilização do Windows só na placa integrada virou uma coisa de louco, dando pau nos apps que usam o fluent design. Para terem uma ideia da zica toda, a barra do Windows 10 ficou totalmente transparente. Sumiu o fundo ficando somente os ícones. "Pode isso Arnaldo?!" Ficando complicado de usar voltei para a placa PCI Express e reconectei a tela 2 no VGA. Aparenta estar tudo normal. É só aparência mesmo. No Relatório de Problemas do Windows está cheio de erros relacionados a placa gráfica, desta vez a integrada. 

 

No momento em que vos escrevo esse post a tela piscou duas vezes seguidas, mas fez isso apenas 1 vez.

 

Eu vi, durante minha busca, a seguinte orientação:

 

"Desinstale o dispositivo e remova o driver completamente. Em seguida remova a placa do PC. Suba com a placa integrada e em seguida faça uma instalação limpa do driver mais recente."

 

Confesso que ainda não executei esse processo, mas devo estar fazendo como uma das ultimas tentativas em resolver o problema. Mas antes eu gostaria de ter algumas opiniões mais a cerca do que relatei aqui. Se nem isso der certo. Vejo como derradeiro formatar o PC e ver se assim resolve.

Alguém tem alguma luz sobre o que pode estar ocorrendo e qual a solução eficaz? É a placa gráfica que tá ruim? É minha placa-mãe? É a alimentação de energia?

Eu preciso de um norte, pois estou sem. Se for placa-mãe ruim ou fonte ruim de nada vai ficar adiantando eu reinstalar driver e blá blá blá...

Sinceramente, se arrependimento matasse. Minha boa e velha Gigabyte R230 Chipset AMD Radeon 6450HD de 1Gb 64Bits, estava me atendendo. Não tinha melhor performance, mas funcionava sem esses problemas.

 

Vamos ver os feedbacks que recebo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom só atualizando por aqui. O que eu fiz agora a pouco:


✅ Removi o dispositivo e o driver
✅ Desinstalei, pelo RevoUninstaller tudo relacionado a N-Vidia

✅ Conectei a placa, mas subi a máquina pela placa integrada

✅ Não configurei a placa integrada porque ela também é N-Vidia (N-Force) e antiga

✅ Instalei a versão mais recente do driver da GT 430 datada de 2018

✅ Subi a máquina com a GT 430.

 

Aparentava ter resolvido. Só aparentava. Ta ai mais um print da sessão de relatório de erros do Windows 10. Em abaixo mais um erro de código 141. Tudo registrado no momento que vos escrevo esse post.

 

Fonte
Windows

Resumo
Erro de Hardware

Data
‎14/‎05/‎2021 22:34

Status
Não informado

Descrição
Um problema com o hardware fez com que o Windows parasse de funcionar corretamente.

Assinatura do problema
Nome de Evento de Problema:    LiveKernelEvent
Código:    141
Parâmetro 1:    ffff928bc0988460
Parâmetro 2:    fffff8024c7ec988
Parâmetro 3:    0
Parâmetro 4:    0
Versão do SO:    10_0_19042
Service Pack:    0_0
Produto:    256_1
Versão do sistema operacional:    10.0.19042.2.0.0.256.48
Identificação da Localidade:    1046

 

Não sei mais o que fazer. 😞 Pelo menos não andou distorcendo a pontos da tela como andou ocorrendo em outros dias.

 

Não vou reinstalar o Windows do zero porque não tem lógica isso. Nunca passei por isso com placas PCI-Express que tive. Também sempre tive placas da Radeon / AMD. É a primeira vez que estou usando uma placa N-Vídia e pra minha surpresa está sendo algo bastante frustrante. Tá eu sei que tem uns detalhes ai:

 

😐 Tá eu sei que minha IGP é chipset N-Vídia, mas nunca tinha usado ela, até esses dias.

😕 Peguei uma placa usada.
😕 Peguei uma placa não tão atual assim.

😕 Fiz a burrice de incluir no negócio minha placa anterior, que poderia estar me salvando agora, também, juntar com essa GT aqui e vender as duas pra comprar uma nova.
😕 Tenho uma fonte de alimentação que tem 400W, mas que não é tão recente e de uma marca que eu não conhecia

😕 Não sei se o meu computador é que não está aguentando sustentar a placa corretamente.

😕 Não consigo identificar o que realmente está acontecendo

😐Estou completamente perdido com isso

😕 Domingo tem nossa live semanal e não sei o computador vai aguentar duas horas direto.

😕 Do que encontro, como solução, nada parece resolver.

😐 acho que é problema físico e que fiquei no prejuízo com essa placa, pois ruim eu não consigo vendê-la por um bom valor.

* Bom fica de aprendizado pra vida! *

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...