Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

fonte seasonic core GM 550w 80 plus Gold vs corsair cx 650w


Posts recomendados

Eu comprei a fonte seasonic core GM 550w, por 500 com frete, a minha dúvida e se ela e inferior ou superior a corsair cx 650w, e também queria sabe se ele segura placa de vídeo como 3070,3080,3090 com um processador ryzen 5 5600x, alguém me disse que ela se compara com fontes de 700w, alguém pode me confirmar aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, apenas a fim de apresentar as duas plataformas:

 

CORE GM

 

Acima, a plataforma da Sea Sonic. Abaixo, a plataforma da Corsair.

 

image.png.96e84162806582e3cd6a64141f00a557.png

 

Estranho, não acha? A plataforma da Sea Sonic tem uma impressão muito genérica em comparação com a plataforma da Corsair (versão da Great Wall), mas enfim, não é assim que avaliamos uma plataforma. De maneira geral, são duas plataformas com muitas similaridades, tanto pela topologia (half bridge & LLC converter / synchronous rectification & DC-DC converters), quanto pela disposição e quantidade de componentes no estágio secundário. A Sea Sonic faz algo que me agrada bastante, porque eles colocam o thermistor ao lado do boost diode, aproveitando que um componente aquece bastante durante a inicialização e o outro se beneficia de temperaturas mais altas (quanto maior a temperatura, menor a voltage forward do boost diode), enquanto a Corsair faz outra coisa, utilizando indutores blindados nos DC-DC converters (que permite uma operação em frequência mais elevada, por servir como uma proteção contra EMI).

 

Ambas utilizam ventiladores com rolamento rifle bearing (HA1225M12S-Z na CORE GM e HA1225M12F-Z e D12SM-12 na CX), ambas utilizam capacitores com boas especificações (embora os hold-up capacitors da CX sejam consideravelmente subdimensionados) e componentes corretamente dimensionados às suas demandas (ambos são modelos de baixo custo, mas a CX é um modelo bronze e a CORE GM é um modelo gold).

 

Em questão de resultados, não há muitas informações sobre a CORE GM, mas é possível que siga a mesma linha de raciocínio da FOCUS GM, ou seja, tenha problemas de desligamento com placas de vídeo de alto consumo (como as RTX 3000) devido a transientes (picos de consumo) excessivos desses modelos. Basicamente, com a incidência de transientes, o normal seria que houvessem problemas quanto a overcurrent protection, mas o que ocorre é que, nessas condições, um ruído muito elevado incide sobre os sense wires (que são utilizados para compensação de tensão), fazendo com que o monitoring integrated circuit (especificamente um Weltrend WT7527V, mas não parece ser o culpado nessa situação) seja ativado e desligue a fonte de alimentação. A CX, por outro lado, apenas tem transient response fraca, fazendo com que tenha um desvio muito elevado de tensão nesse mesmo cenário, mas, é claro, sem desligar-se como a CORE GM (e ainda operando em condições seguras).

 

Então... você ainda tem a oportunidade de devolvê-la e considerar uma LEADEX III?

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Miguel vinis disse:

Eu acredito que no meu setup (ainda estou comprando as peças) eu vou utilizar no máximo uma RTX 3070 8GB.

 

Não é uma boa ideia utilizar uma fonte de alimentação com menos de 600 watts para essa placa gráfica, por conta dos transientes, principalmente este modelo, que apresenta uma tendência a ser suscetível à desligamentos nesse cenário.

 

8 horas atrás, Miguel vinis disse:

Mas eu não quero devolver a fonte porque eu achei ela bem custo-benefício.

 

Não é um modelo ruim e se você pensa estar bem servido, tudo bem. Apenas considere a possibilidade de não ser capaz de introduzir placas gráficas mais potentes por limitações da plataforma do modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phynsx disse:

 

 

Não é um modelo ruim e se você pensa estar bem servido, tudo bem. Apenas considere a possibilidade de não ser capaz de introduzir placas gráficas mais potentes por limitações da plataforma do modelo.

Se eu não posso botar as mais potentes, qual vai ser a melhor placa que eu consigo botar nessa fonte de 550w? Só para eu não ultrapassar o que e indicado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Miguel vinis disse:

Se eu não posso botar as mais potentes, qual vai ser a melhor placa que eu consigo botar nessa fonte de 550W? Só para eu não ultrapassar o que é indicado.

 

Você pode colocar, sem qualquer problema, uma RTX 3060 6GB ou uma RX 6700 XT 12GB, por exemplo. Uma RTX 3060 TI 8GB com ajustes de tensão e frequência também é uma opção viável.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, donzmaker disse:

Entre a CORE e a PYLON qual é a melhor?

 

Se você utilizar a CORE com uma boa margem de potência ou não utilizá-la com placas com transientes tão intensos, ela é certamente uma fonte de alimentação melhor. A PYLON se sairia melhor apenas nesse cenário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Phynsx disse:

 

Se você utilizar a CORE com uma boa margem de potência ou não utilizá-la com placas com transientes tão intensos, ela é certamente uma fonte de alimentação melhor. A PYLON se sairia melhor apenas nesse cenário.

Então a Seasonic Core seria uma fonte com projeto bom? ela é feita pela Seasonic mesmo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, donzmaker disse:

Então a Sea Sonic CORE seria uma fonte com projeto bom? Ela é feita pela Sea Sonic mesmo?

 

A plataforma, de maneira geral, é decente, mas potencialmente problemática (por conta da questão dos desligamentos devido ao ruído nos sense wires, presente na linha que é utilizada como base para esta) e com pontos contraditórios (por exemplo, o HA1225M12S-Z é um fan que apresenta um part number que é utilizado por modelos com sleeve bearing, mas a garantia de sete anos é contraditória, sendo possível assumir que o fan utilizado apresente long life sleeve bearing, também conhecido como rifle bearing).

 

É uma versão de baixo custo da FOCUS, não sendo tão bem dimensionada e utilizando componentes mais baratos. É realmente fabricada pela própria Sea Sonic, em Guangdong, diferentemente da A12 e S12III, fabricadas pela Ruisheng Yuan Technology e B12 BC e G12 GC, fabricadas pela Helly Technology.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 14/05/2021 às 09:19, Phynsx disse:

Primeiramente, apenas a fim de apresentar as duas plataformas:

 

CORE GM

 

Acima, a plataforma da Sea Sonic. Abaixo, a plataforma da Corsair.

 

image.png.96e84162806582e3cd6a64141f00a557.png

 

Estranho, não acha? A plataforma da Sea Sonic tem uma impressão muito genérica em comparação com a plataforma da Corsair (versão da Great Wall), mas enfim, não é assim que avaliamos uma plataforma. De maneira geral, são duas plataformas com muitas similaridades, tanto pela topologia (half bridge & LLC converter / synchronous rectification & DC-DC converters), quanto pela disposição e quantidade de componentes no estágio secundário. A Sea Sonic faz algo que me agrada bastante, porque eles colocam o thermistor ao lado do boost diode, aproveitando que um componente aquece bastante durante a inicialização e o outro se beneficia de temperaturas mais altas (quanto maior a temperatura, menor a voltage forward do boost diode), enquanto a Corsair faz outra coisa, utilizando indutores blindados nos DC-DC converters (que permite uma operação em frequência mais elevada, por servir como uma proteção contra EMI).

 

Ambas utilizam ventiladores com rolamento rifle bearing (HA1225M12S-Z na CORE GM e HA1225M12F-Z e D12SM-12 na CX), ambas utilizam capacitores com boas especificações (embora os hold-up capacitors da CX sejam consideravelmente subdimensionados) e componentes corretamente dimensionados às suas demandas (ambos são modelos de baixo custo, mas a CX é um modelo bronze e a CORE GM é um modelo gold).

 

Em questão de resultados, não há muitas informações sobre a CORE GM, mas é possível que siga a mesma linha de raciocínio da FOCUS GM, ou seja, tenha problemas de desligamento com placas de vídeo de alto consumo (como as RTX 3000) devido a transientes (picos de consumo) excessivos desses modelos. Basicamente, com a incidência de transientes, o normal seria que houvessem problemas quanto a overcurrent protection, mas o que ocorre é que, nessas condições, um ruído muito elevado incide sobre os sense wires (que são utilizados para compensação de tensão), fazendo com que o monitoring integrated circuit (especificamente um Weltrend WT7527V, mas não parece ser o culpado nessa situação) seja ativado e desligue a fonte de alimentação. A CX, por outro lado, apenas tem transient response fraca, fazendo com que tenha um desvio muito elevado de tensão nesse mesmo cenário, mas, é claro, sem desligar-se como a CORE GM (e ainda operando em condições seguras).

 

Então... você ainda tem a oportunidade de devolvê-la e considerar uma LEADEX III?

Comprei uma CORE GX de mesma potência, porém a base veio quase toda em branco, somente com algumas partes amareladas. Isso pode indicar algo de errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, JoaoVitor1 disse:

Comprei uma CORE GX de mesma potência, porém a base veio quase toda em branco, somente com algumas partes amareladas. Isso pode indicar algo de errado?

 

Você tem imagens da sua unidade? Placas de circuito brancas não são muito comuns (também pode ser apenas da reflexão da luz sobre a superfície). Também leve em consideração que a placa de circuitos pode não ser tão amarela quanto na imagem.

 

De toda maneira, creio se tratar apenas de uma mudança de cor mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...