Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem desligando e computador reiniciando em stress de VGA. VGA ou FONTE?


Ir à solução Resolvido por Tavaares00,

Posts recomendados

Olá a todos, 
Gostaria de pedir a ajuda de vocês com um problema que me deparei essa semana, que, naquele momento para mim estava óbvia a causa, mas, como sempre quando a gente tem certeza, descobrimos que não sabemos nada, me vieram grandes dúvidas hoje, durante alguns testes, o que me trouxe aqui.

Há alguns meses eu troquei minha placa de vídeo, tinha uma GTX 1050ti SSC da EVGA, coloquei uma RX 480 gaming x da MSI de 4gb. 

Só apresentando meu Setup:
Fonte Cx 750m,
MB: MSI MPG X570 Gaming X

RAM: 32gb
CPU: r5 3600x

ssd: 1tb asgard nvme

Todas as peças listadas acima tem no máximo 1 ano e meio de uso

 

Bom, eu usava ela em minha tv 4k, que uso como monitor, a mesma me atendia muito bem.
Porém, repentinamente, essa semana, durante um jogo, o computador parou de enviar vídeo, e reiniciou, quando passava da imagem da logo do windows (antes do login), entrava nesse loop, de apagar a imagem, e iniciar novamente.
Prontamente, imaginando que seria algum problema de driver, formatei o computador, com os drivers básicos da Microsoft rodava normalmente, mas, ao instalar os drivers da AMD, voltava o mesmo loop.
Coloquei minha GTX 1050ti, e a mesma rodou perfeitamente, em 4k, como manda o figurino, apesar do desempenho mais baixo em virtude da limitação da própria placa mesmo.
Bom, durante testes, em jogos, funcionamento normal, o que me fez testar a rx 480 na bancada da minha assistência, com outro setup, um ga-970a-ds3p, FX 6300, 20gb ram e uma fonte Aerocool strike-x de 600w
O monitor da minha bancada não é 4k, é 720p, E mesmo com os drivers da amd, funcionou normalmente.
Decidi estressar a placa de vídeo, e aqui vem os detalhes interessantes:

A princípio, funcionou perfeitamente em estresse, e para mim, começou a pintar na mente que poderia ser minha fonte.
Quando decidi forçar em 4k (funmark), veio praticamente o mesmo problema, porém, com um pequeno diferencial. A imagem apagava, mas o computador não iniciava novamente, como no meu outro setup.
Decidi estressar direto pelo app da radeon, para não ficar mudando a resolução, visto que o monitor não funciona nessa resolução, o que se repetiu com o desligamento.
Decidi diminuir o power limit em 30%, levou um tempo maior em stress, mas desligou.
Decidi diminuir o power limit em 50%, e o setup não desligou, concluindo o teste de stress,

 

Será que o problema pode ser fonte? E se sim, faz sentido as duas estarem com o mesmo problema mesmo levando em consideração que a fonte que comprei não tem nem 1 ano e meio?

 

O que vocês me sugerem de testes adicionais?

Agradeço bastante
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, após esse teste,@Tavaares00, mais uma parte intrigante... Substitui a fonte do computador da assistência (vou me referir a ela como aerocool) pela minha do pc(que vou me referir como corsair), e funcionou normalmente em todos os testes.
Coloquei meu setup original na bancada, o mesmo que estava com problemas antes, e fiz os testes que estavam apagando ele antes, e agora a pouco, os problemas não acontecem... Agora tudo dá a entender que alguma coisa está consumindo exageradamente, e quando a placa de vídeo tenta puxar mais energia, não consegue.
Meu setup original era o que estava dando esses problema.
Vou fazer mais testes e ir atualizando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o original é o ryzen 5 3600x.
Vou trazer agora os detalhes sobre a bateria de testes que eu fiz ontem.
Vou descrever os 2 setups de maneira básica e superficial, me referindo a cada um deles com a numeração a partir de agora para fácil entendimento.

 

Setup 01 (Não estava funcionando)

MB: MSI MPG X570 GAMING PLUS

CPU: Ryzen 5 3600x

RAM: 32GB

FONTE: Corsair CX 750M

GPU: RX 480 Gaming X MSI


Setup 02
MB: Gigabyte GA 970A DS3P
CPU: FX 6300
RAM: 20GB DDR3
FONTE: AEROCOOL Xtrike 600w

GPU: GTX 1050ti SSC EVGA

 

Meu principal Setup é o Setup 01

Setup 02 é usado aqui em minha assistência para usos gerais além de testes.

Bom, o problema acontecia com meu setup 01, onde eu usava uma RX 480 Gaming X da MSI.

Quando fiz o teste ontem, estava usando o setup 02 na bancada junto com o RX 480, E funcionava, porém, quando eu estressava a RX, o computador apagava. E foi aí que me veio a dúvida, será que não era problema com a fonte? ( O mesmo problema acontecia com a RX em meu setup 01, isso incluindo a fonte corsair).
Após colocar a fonte do meu setup 01 em meu setup 02, junto com a RX 480, funcionou sem problemas.
Na bancada de teste que funcionou, ficou assim:
 

MB: Gigabyte GA 970A DS3P
CPU: FX 6300
RAM: 20GB DDR3
FONTE: Corsair CX750m

GPU: RX 480

 

Cheguei a conclusão que tinha alguma coisa em meu setup sobrecarregando.
Montei o setup 01 de volta em bancada.

 

MB: MSI MPG X570 GAMING PLUS

CPU: Ryzen 5 3600x

RAM: 32GB

FONTE: Corsair CX 750M

GPU: RX 480 Gaming X MSI

 

Funcionou perfeitamente.

 

Tirei todos os "Acessórios" do meu setup, display touch, leds, entre outras coisas e montei o computador de volta.
Estou aqui escrevendo dele, onde ele está funcionando perfeitamente, incluindo em jogos 4k.

 

O problema era consumo exagerado na fonte. Porém, me surpreende mais uma vez o fato de que a fonte é de 750w, e o consumo do meu conjunto CPU + VGA em estresse (r5 3600x + RX 480 ) fica em torno de 300w (70w do R5 + 220w do RX 480), adicionando Fans (Cerca de 20w no pico), Leds (80w, esse consome bastante, e foi uma surpresa pra mim) e display que não deve consumir nem 50w, na teoria possui folga.
Mas basicamente sem esses acessórios consegui colocar pra funcionar.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tavaares00 Agradeço muito pela luz que me destes para continuação dos testes relacionados ao meu problema, foi de grande ajuda!
Peço desculpas por não ter respondido antes, acabei não vendo a notificação.
Vou acionar a garantia da Corsair, minha fonte está com problemas, Meu setup não consome nem 500w, e minha fonte é de 750w. No final das contas, por mais que esteja funcionando normalmente agora, sei que a mesma não está segurando a potência.
Agradeço novamente, Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...