Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho" com alto consumo de memoria RAM


Ir à solução Resolvido por Richard Rezende,

Posts recomendados

Venho notando esse problema de consumo de memoria faz pouco tempo, de inicio achei que formatar o notebook resolveria mas não resolveu o problema... pelo o que pesquisei poderia ser problema com a GPU, porém atualizei tanto a integrada quanto a dedicada e o problema continua. O uso de memoria aumenta conforme passa o tempo de uso, a única solução no momento está sendo reiniciar. Alguém conhece alguma maneira de resolver esse problema? Está me deixando chateado esse consumo de memoria desnecessário hahaha146049619_CapturadeTela(3).png.9be7aad2b6cb059cfe926a55b23f1293.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo que está com dificuldades com o Gerenciador de Janelas do Sistema DWM.exe (Desktop Windows Manager), o serviço responsável pela interface gráfica, similar ao Aero. 

Apresentar vários Gerenciadores de Janelas, como: DWM-1, DWM-2, DWM-3. Pode ser causado se você tiver vários usuários com o Login aberto na máquina, havendo outras sessões, você verá múltiplos DWM.exe 

Em relação a sua questão, para sermos mais assertivos por gentileza informe: 

Instalou Algum Software Recentemente?

Qual o fabricante e modelo de seu computador.

De qualquer forma, queremos ajudar!

Abaixo listarei alguns procedimentos que poderão lhe ajudar, aconselho que siga cada Etapa, e ao terminá-la, verifique se o comportamento ainda persiste.

Etapa 1

Apague os arquivos temporários. 

Pressione as combinações de teclas Windows+R e digite TEMP, %TEMP% e PREFETCH  - Em acesso a cada Diretório apague todos os Arquivos.

Etapa 2

Inicialização limpa do sistema. 

Pressione as combinações de teclas Windows+R e digite Msconfig, clique em Ok, clique na aba Serviços, após habilite a opção Ocultar todos os serviços Microsoft e assim clique em Desativar tudo. 

Após clique em Inicialização do Sistema > Opções Avançadas > Habilite a opção "Número de processadores " e assim defina a maior quantidade disponível.

Em seguida clique na aba Inicialização de Programas abra Gerenciador de Tarefas e selecione a aba inicializar, assim desative todos os Programas, sendo um a um, feche o Gerenciador de Tarefas, clique em OK em Configurações do Sistema e assim Reinicie o computador. 

NOTA: Este procedimento desabilita todos serviços e programas de terceiros. Você pode posteriormente, se o problema for solucionado desta forma, habilitar os programas e serviços que serão inicializados com o Windows, seletivamente, ao invés de manter todos desativados. Se o problema voltar após ativação da inicialização de um serviço ou programa em especifico, o problema está exatamente na inicialização deste software e é recomendável removê-lo.

Etapa 4

Baixe o software Malware Bytes e execute o “Scan” completo seguindo os passos abaixo:  

Execute o programa para iniciar a instalação.      

Avance aceite a licença, leia todas as caixas de diálogos, decida onde quer instalar o programa, aceite criar o atalho, clique em "INSTALAR".      

Faça as atualizações (Clique em Atualizações e Buscar atualizações).      

Clique em "Ok" ao final da atualização.      

Clique em "Executar uma análise completa" e em "Verificar", selecione todos os discos rígidos.      

Quando o "Scan" Terminar, clique em "Exibir os resultados".      

Verifique se tudo está assinalado e clique em "Excluir a seleção". (Se uma mensagem pedir para reinicializar o PC, para acabar com a remoção, aceite).  

Recomendação: O "Scan" será muito mais eficaz contra as infecções ativas, se você não estiver conectado à Internet durante o mesmo e especialmente se você estiver em Modo de segurança do Windows.  

Execute também uma ferramenta antispyware em modo completo do sistema pelo link abaixo:  

http://www.superantispyware.com/

Etapa 5

Atualize o Sistema.

1. Pressione as combinações de teclas Windows+R e digite Control Update, após clique em OK.

2. Clique em Procurar Atualizações, aguarde que fará a sincronização com o Servidor da Microsoft, e caso haja atualizações pendentes, faça!

Observação: Manter-se atualizado, mantém o seu computador seguro e protegido, além de possuir todas as correções que lançamos dos programas da Microsoft.

Etapa 6

Faça um Restauração no Sistema.

Pressione a combinações de teclas Windows+R e figite rstrui.exe após clique em OK..

E assim e verifique se há pontos anteriores para restauração. “Antes de Realizar este processo efetue um backup dos seus arquivos mais recentes” 

Se o comportamento persistir após todos os procedimentos já executados, envie uma Imagem do erro referente ao DWM.exe, em base das informações enviadas faremos outro plano de ação para o seu caso.

Caso o comportamento persista, apresente mensagem ou código de erro, por favor, poste aqui novamente. Estamos à disposição. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VeteranoGamer obrigado, estava com o Wallpaper Engine rodando e seguindo sua recomendação desativei ele... mas sabe se esse é algum bug dessa versão do windows? Alguns amigos meus usam o WE em versões anteriores do win10 e não tem esse problema. Mas de qualquer jeito obrigado!

@Thiago Maycon Obrigado, eu tentei algumas de suas recomendações mas não resolveram :( aparentemente o problema estava com o Wallpaper Engine rodando de fundo, estou aguardando atualização tanto do Windows quanto do App com a resolução do problema... mas de qualquer jeito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Recentemente depois de entrar em contato com o suporte da Microsoft ele me instruiu a desatualizar meu driver de gráficos da minha placa integrada UHD 630 pra ultima versão de inicio 26 (no caso voltei para 26.20.100.8141) e isso resolveu o problema, ele também me mandou o link de um tópico no site da Intel sobre esse assunto e aparentemente completou um ano que ainda não resolveram esse problema. Então fica a dica pra quem tiver com esse consumo absurdo do "dwm".

 

Link do tópico na comunidade da Intel: https://community.intel.com/t5/Graphics/BUG-dwm-exe-uses-memory-leakage-with-Intel-HD-Graphics-630/td-p/1222297

Link de onde baixar o driver antigo: https://www.intel.com/content/www/us/en/support/products/126790/graphics/graphics-for-8th-generation-intel-processors/intel-uhd-graphics-630.html

 

(Também vi em alguns lugares falando sobre usar a versão 19h1 do Windows que resolveria, mas não consegui encontrar um forma de voltar a versão do meu :()

 

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...