Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU 100% e memória RAM 100% após instalação de SSD


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Pessoal,

 

Tenho um notebook Dell Inspiron 7560. Usava o windows 10 instalado no HD de 5400rpm. Dava direto o problema de disco 100%.

 

Instalei um SSD M2 Sata de 512Gb e agora uso o windows 10 no SSD, o que acabou com o problema de disco 100%.

 

Mas começou a dar o problema de 100% de CPU e 100% de memória RAM. Troquei este SSD por um M2 Sata de 480Gb e o problema continua. O que não ocorria antes quando usava o windows 10 instalado no HD de 5400rpm

 

Alguém sabe o que pode ser e como resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 Isso varia. Quando postei aqui era o firefox e o chrome que mais consumiam CPU e RAM. Ontem fiz uma formatação limpa do windows pra ver se corrigia o problema. E aparentemente melhorou, mas não tenho certeza se resolveu. Sei que os navegadores consome muita RAM, principalmente o chrome e não sei se tem como resolver isso. Após a formatação parece ter melhorado, mas temo que o problema volte. Às vezes a % da CPU sobe a bate 100% e de repente vai caindo. Com o chrome aberto a memória sempre fica acima de 70%.

 

Mandei dois prints de ontem após a formatação e de agora.

gerenciador1.png

gerenciador2.png

image.png

thumbnail_image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mariana Andrade Vá na barra de pesquisa no canto inferior esquerdo > Digite "msconfig" (sem aspas) e tecle Enter > Aba "Serviços" > clique no botão "Ocultar todos os serviços da Microsoft" > Clique em "desativar tudo" > Dê um OK e reinicie o PC. Veja se o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 @GabrielLV Não fiz nenhuma alteração nas opções de energia. Eu ligo o notebook e ele bate 100 na CPU e vai abaixando. Abro o chrome e ele aumenta também, depois vai diminuindo. Isso acontece com o mozilla firefox também, mas tenho usado só o chrome nesses últimos dias. Fiz o procedimento que o Gabriel passou acima. Memória continua sempre alta ou pelo menos mais da metade, mesmo que não fique tão alta, isso sempre por causa do chrome, mas isso sempre foi assim.

 

CPU dá picos altos quando abro novas abas no navegador ou qualquer outro software no computador e depois vai abaixando. Isso é normal? Antes da formatação limpa que fiz no sábado o valor da CPU ficava batendo picos de 100%  mais vezes, agora diminuiu.

 

O chrome dá grandes picos na CPU também. Quando uso o firefox também. Esses navegadores usam muito da RAM e em diversos momentos da CPU. Outros programas bem menos.

O estranho é que isso dos picos da CPU não ocorriam quando eu usava o Windows 10 no HD de 5400rpm.

 

Tem alguma coisa a ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mariana Andrade É normal o computador apresentar alguns picos de 100% e depois estabilizar, isso depende muito do poder de processamento e da aplicação sendo utilizada. Apesar de que, eu acho muito estranho isso estar ocorrendo com esta frequência, visto que seu notebook está muito longe de ser dos mais simples...

 

2 horas atrás, Mariana Andrade disse:

O chrome dá grandes picos na CPU também. Quando uso o firefox também. Esses navegadores usam muito da RAM e em diversos momentos da CPU. Outros programas bem menos.

O chrome é conhecido por ser um dos navegadores que mais consomem memória RAM, pois ele a utiliza como cache para determinadas tarefas visando acelerar o carregamento das páginas. Recomendo que utilize o Microsoft Edge e veja se o consumo deste navegador lhe agrada mais.

 

2 horas atrás, Mariana Andrade disse:

O estranho é que isso dos picos da CPU não ocorriam quando eu usava o Windows 10 no HD de 5400rpm.

 

Tem alguma coisa a ver?

Não necessariamente. É provável que o Windows tenha atualizado para uma versão mais recente quando você fez a instalação limpa, e essa atualização tenha vindo com algum recurso, funcionalidade que está apresentando conflitos com o seu notebook, mas isso é apenas especulação.

 

------------

 

Nas imagens que você mandou acima, notei que alguns processos que estavam consumindo bastante energia e CPU são de programas que já vem instalados no aparelho, como o "ServiceShell" que pertence ao SupportAssist da Dell. O procedimento que recomendei serve para desativar o carregamento desses programas. Veja se o problema persiste após tê-lo executado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV

14 horas atrás, GabrielLV disse:

É normal o computador apresentar alguns picos de 100% e depois estabilizar, isso depende muito do poder de processamento e da aplicação sendo utilizada. Apesar de que, eu acho muito estranho isso estar ocorrendo com esta frequência, visto que seu notebook está muito longe de ser dos mais simples...

O fato de ocorrer com frequência pode ser problema físico da CPU ou placa-mãe?

 

Falei com o suporte da Dell e quando o técnico criou remotamente a imagem limpa do windows 

14 horas atrás, GabrielLV disse:

O chrome é conhecido por ser um dos navegadores que mais consomem memória RAM, pois ele a utiliza como cache para determinadas tarefas visando acelerar o carregamento das páginas. Recomendo que utilize o Microsoft Edge e veja se o consumo deste navegador lhe agrada mais.

É complicado, pois esses picos da CPU também ocorrem quando uso o firefox. Vou testar o Edge pra ver, mas ele não me agrada não. Pois já tentei utilizá-lo antes e acho bem ruim.

 

14 horas atrás, GabrielLV disse:

Nas imagens que você mandou acima, notei que alguns processos que estavam consumindo bastante energia e CPU são de programas que já vem instalados no aparelho, como o "ServiceShell" que pertence ao SupportAssist da Dell. O procedimento que recomendei serve para desativar o carregamento desses programas. Veja se o problema persiste após tê-lo executado.

Acredito que resolveu sim ao desativar esses serviços, olha como está o uso nesse momento.

 

image.thumb.png.efc78d20b35ce14a9d28044995a7ed44.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Mariana Andrade disse:

@GabrielLV

O fato de ocorrer com frequência pode ser problema físico da CPU ou placa-mãe?

Não.

 

2 horas atrás, Mariana Andrade disse:

Acredito que resolveu sim ao desativar esses serviços, olha como está o uso nesse momento.

Certo. Continue testando-o assim por alguns dias e veja se o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Mariana Andrade disse:

@mick 07 Foi feito remotamente pelo técnico da Dell através do link https://www.dell.com/support/home/pt-br/drivers/osiso/recoverytool

Ele não fez uma instalação limpa, ele apenas reinstalou o Windows quem com vários programas instalados de fábrica da Dell. Recomendo que você mesma faça uma instalação limpa do Windows, assim vai se livrar de um monte de programa desnecessário que está consumindo processamento e RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Mariana Andrade Se o problema já foi resolvido, não é necessário. O que estava causando os altos picos de CPU e RAM eram exatamente os programas da Dell que vem pré-instalados no aparelho/ISO. Ao desativa-los, eles não estão mais causando o problema, portanto, não é necessário formatar novamente.

 

O que eu faria no seu caso é, desinstalar de vez esses programas pois provavelmente você nem sequer os utiliza. Faça o seguinte:

 

1- Baixe o UninstallView: https://www.nirsoft.net/utils/uninstallview-x64.zip

2- Abra-o, mova os arquivos para dentro de uma pasta na área de trabalho e execute o "UninstallView.exe".

3- Espere carregar > Clique em "View" > Clique em "HTML Report - All Items" > Um arquivo chamado "report.html" será gerado na pasta do Uninstallview.

 

Pegue esse arquivo e anexe-o aqui na sua próxima resposta. Ele contém a lista de programas instalados no seu PC, vamos analisa-los para ver qual podemos desinstalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

image.png

 

Esses 5 programas que são da própria Dell. Eu os desinstalaria.

 

Caso queira fazer isso, siga esses procedimentos:

1- Vá em Iniciar > Digite "ponto" (sem aspas) e tecle Enter > Na janela que irá abrir, clique em "criar" > Digite um nome qualquer > OK. Esse procedimento irá criar um ponto de restauração no seu computador para caso dê algum problema, você consiga restaura-lo.

 

2- Vá em Iniciar > Configurações > Aplicativos > Localize e desinstale os 5 programas que estão listados na imagem acima.

 

image.png

Esse programa é um leitor de PDF. Os próprios navegadores hoje em dia possuem leitores de PDF integrados, tornando desnecessária a utilização desses software até certo ponto.

Caso você precise desse software em específico, mantenha-o, do contrário, pode remove-lo também sem nenhum problema e utilizar os leitores de PDF integrados aos navegadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...