Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

tensão alta no Ryzen 5 1600 AF com placa-mãe no automático


Posts recomendados

Olá pessoal, já faz umas 2 semanas que montei um computador com um Ryzen 1600 AF e uma Gigabyte b450m ds3h, na minha leiguice a primeira coisa que fiz após instalar o Windows foi atualizar a bios de F50 para F61a, depois ao ir configurando a bios percebi que a tensão que ia pra cpu era de 1.380v, devido a umas pesquisas que andei fazendo após um pequeno problema que tive sei que essa é uma tensão bem alta pra um processador em stock (nem a galera que faz OC vejo colocando uma tensão assim). Mesmo assim utilizando o computador normalmente media as temperaturas que com o pc fazendo nada ficava entre 30º a 32º as vezes até 29º, mas hoje me deparei com ela a 38° a 41°, talvez seja o dia que está um pouco mais quente e a noite faz muito frio agora onde moro por isso as temperaturas caem. Alguém sabe dizer algo sobre essa tensão alta, como corrigir com segurança? (tenho medo de mexer nas voltagens e dar ruim). Já voltei a bios para versão F50, na tela da bios parecia ter corrigido, ficava 1.18v com uns picos de 1.32v e voltava, mas quando entro no Windows e monitoro pelo hwmonitor continua a 1.38v e as vezes 1.45v. Algumas vezes as temperaturas com ele parado sobe uns 10 graus do nada e vai caindo sozinho, alguém sabe se isso é algum problema no processador ou do encaixe do cooler no processador? Ps. Estou usando cooler padrão que vem com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Filipe Capella disse:

Olá pessoal, já faz umas 2 semanas que montei um computador com um Ryzen 1600 AF e uma Gigabyte b450m ds3h, na minha leiguice a primeira coisa que fiz após instalar o Windows foi atualizar a bios de F50 para F61a

Eu só atualizo bios se for de extrema necessidade. Não sei se o cooler padrão é ideal, esse processador já é um "mid-range" digamos assim, eu acho que ele precisa de um bom sistema de refrigeração se você vai usar pra recursos mais pesados (jogos, etc.). Que fonte você está usando? O recomendado é não passar muito de 1.38V pelo que andei olhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipecfk Tô usando uma Nidus 500, está tudo funcionando perfeitamente, mesmo em testes de stress não passa dos 70c, só da uns picos de 75 e cai pra 69, isso é normal?

Com a placa-mãe tudo no automático está acontecendo isso, na tela da bios a tensão fica estabilizada em torno de 1.18v com picos de 1.32 mas volta, mas quando início o Windows e abro o hwmonitor ou ryzen master fica em 1.33v com picos de 1.45. Já notei que essa tensão acompanha o clock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 25/05/2021 às 12:31, Filipe Capella disse:

@Felipecfk Tô usando uma Nidus 500, está tudo funcionando perfeitamente, mesmo em testes de stress não passa dos 70c, só da uns picos de 75 e cai pra 69, isso é normal?

Com a placa-mãe tudo no automático está acontecendo isso, na tela da BIOS a tensão fica estabilizada em torno de 1.18v com picos de 1.32 mas volta, mas quando início o Windows e abro o hwmonitor ou ryzen master fica em 1.33v com picos de 1.45. Já notei que essa tensão acompanha o clock.

acho que se ta funcionando tudo bem o melhor é não ficar muito paranoico rsrs. "Time que ta ganhando não mexe"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...