Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona de fato a distribução de banda em uma rede.


Posts recomendados

Olá boa noite. 

 

Tenho uma enorme duvida quando se trata da divisão de banda em uma rede (mesmo depois de ter pesquisado por horas), vou explicar melhor.

 

Vou dar o exemplo da minha rede, tenho uma internet de 80 Megabit. (provavelmente é medido em segundos) 

 

E tenho na minha rede um total de 8 dispositivos que usam internet.

 

vamos supor que em um desses meus dispositivos eu esteja baixando algo (COD Warzone). com uma taxa de download de 10 megabytes por segundo. 

quanto dos meu 80 megabit eu estou usando ao baixar algo na velocidade de 10 megabytes ?

 

eu responderia que estou usando 100% dos meus 80 megabits, estaria certo ? 

 

poderia então dizer que se eu fosse dividir meus 80 megabits por igual em cada dispositivo eu teria uma taxa de tranferencia de 1,25 megabytes para cada dispositivo ? 

 

(eu sei que minha rede não deixaria 1 unico dispositivo usar 100% da banda caso tiver solicitação de outros dispositivos).

 

Deu pra entender ? espero que sim, me ajudem com essa duvida, porque é uma duvida que tenho de vida kkkk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ferrarez cara sei muito pouco sobre isso tudo, mas quando você conecta seu PC na internet você recebe a verlocidade contratado(obviamente se não tiver problemas locais), e conforme você consome a internet você puxa uma parte para você, mas caso esteja usando só para jogar todos terão o acesso a mesma velocidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

geralmente o switch dá preferência de acesso à primeira porta e conforme o numero da porta aumenta a preferência diminui, não são todos que fazem isso, geralmente os melhorzinhos, consulta o seu manual pra conferir se o seu switch faz isso.

Aqueles tplink marrons de 16 e 24 portas não gerenciáveis tinham esse recurso e pouca gente sabia.

Tirando isso ele tenta balancear o máximo que pode, até que algum engraçadinho comece a fazer download e ferre com a rede toda.

Roteadores domésticos geralmente conseguem limitar a banda por porta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi era essa resposta que queria, em refente ao meio de comunicação eu tenho noção que cada um tem uma velocidade diferente. é bom saber que quando baixo o warzone eu deixo a distribiução da banda desbalaceada onde a maior parte do link vem pra mim.

 

e agora de fato eu sei qual é o peso verdadeirdo daquele valor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ferrarez Como ja foi dito, as aparelhagens de baixo preço usada nas redes locais internas ja contem um valor pré definido para fila de pacotes e encaminhamentos rumo as maquinas, em aparelhagens mais caras podemos manipular os pesos da velocidade final de multiplos aparelhos,

 

A sua duvida se chama  802.1p e DSCP

 

A pessoa pode pensar, ah mas eu nao ativei isso na minha rede local,, mas ao reclamar para o provedor fibra optica por exemplo, que os videos estão travando, o provedor vai la e marca nas prioridades que todo pacote de video solicitado da sua tabela ip vindo da sua casa, volte rumo a sua casa com prioridade no dipostivo final que solicitou, Ai vai acontecer que nao tem download que atinja veocidade grandiosa se uma segunda pessoa estiver com um celular por exemplo vendo videos.

 

Na minha casa por exemplo a configuração que eu escolhi é prioridade na voz da wan para lan, Nao tem quem me atrapalhe com downloads seu fazer e receber ligaçoes de voz rs rs.

 

Segundo exemplo que eu posso dar,  Por exemplo eu tenho 500 Download e Uploud com prioridade de voz de wan para lan, Ai eu instalei um radio WIFI 2,4 ghz para vender velocidade que eu nao uso em horario comercial para alguns idosos alimentares seus celulares aqui na redondeza,, povo que não sai do whatsapp,  EU faço uma segunda marcação de lan para lan no 802.1p da minha aparelhagem determinando por exemplo que a Lan 1 esta que alimenta todo interior da minha casa, tenha prioridade baixa , e a lan 2 a que alimenta o radio externo tenha prioridade alta  Assim se amanha por exemplo eu não quiser dormi de dia e baixar um monte de tranqueira, qualquer coisa que os meus compradores de banda tentarem fazer  fora da prioridade determinada, não vai prejudicar a velocidade do meu donwload rs rs , assim mesmo que eu de uma festa para uma tonelada de convidados usando wifi interno da casa, nao vai prejudicar a qualidade final dos meus compradores de banda.que estão no radio externo.

Graças a esse padrão o comprador de banda ao fazer teste de velocidade vai obter a velocidade que eu determino na minha borda com controle de banda, mas nunca que vai me gargalhar sacou.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...