Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de SSD Sata 2.5'' de baixo custo, 60GB a 120GB - AliExpress?

Ir à solução Resolvido por GabrielLP14,

Posts recomendados

• Coordenador

Olá, pessoal!

Estou procurando um SSD Sata, formato 2.5'', com tamanho entre 60GB e 120GB. Pretendo instalá-lo na dock do meu tablet Asus T100Ta, tendo em vista que o mesmo é equipado com um armazenamento eMMC que, embora rápido, ainda não se compara ao desempenho de um SSD. Sempre o utilizo com o teclado, como um netbook, então não ligo de instalar o sistema na dock e não poder utilizar a máquina como tablet.

Meu objetivo é gastar pouco e estou disposto a comprar no AliExpress caso seja a melhor opção. Não irei armazenar arquivos no SSD, que será utilizado apenas para o sistema operacional e programas. Não uso o Windows 10, e sim o Debian GNU/Linux 11 Bullseye, que ocupa muito menos espaço. Por isso 60GB já me atendem muito bem.

Alguém tem alguma dica? Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Cara infelizmente a grande maioria dos satas pioraram muito com o decorrer dos anos, esses DRAM Less para uso básico até dão conta, mas SATA DRAM-Less, especialmente QLC são uma lamentação, se for pegar algo os Kingdian S280 tem chance de vir com DRAM Cache ou os Fattydove.

FUJA DE KINGSPEC, GOLDENFIR!.

Futuramente vou revisar esses SSDs no adrenaline, você não vai acreditar no quanto de M@@@@ que esses fabricantes fazem... não darei spoiler... consegui contato com um pessoal do tech power up e tomshardware e to com umas ideias de projetos bacanas baseado nesses SSDs ai, to com um netac N950E Pro nesse exato momento sendo analisado, abraços.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário

• Coordenador

@GabrielLP14 Muito obrigado pelas dicas!

Então, o uso será bem básico... Como eu uso esse netbook pouco, não quero gastar muito. E não adiantaria colocar algo mais potente também porque o hardware dele é voltado somente a uso básico, de qualquer forma... Atom Z3775 e 2GB de memória RAM. Mas preferia algo que não fosse DRAM Less mesmo. Pelo menos isso.

Eu não uso Windows 10, apenas GNU/Linux (Debian no momento). Portanto, não preciso de muito espaço, porque uma instalação do Debian - bem como os programas - ocupa muito menos armazenamento que uma instalação do Windows 10.

Link para o comentário

@KairanD A sim, infelizmente na china 97% dos SATAs são DRAM Less, talvez algumas versões do S280 da KingDian tenham ainda, como eu provo nesse meu review:

Mas caso queira garantia que tenha veja algum Fattydove que creio serem um dos únicos que tenha além de marcas renomadas que são vendidos por lá como samsung, crucial, WD etc.

• Obrigado 1
Link para o comentário

• Coordenador

@GabrielLP14 Este é DRAM Less. Será muito horrível para uso básico? Link: RCE SSD.

Link para o comentário

@KairanD Não tendo um Phison S11 já ta valendo se for pegar um DRAM-Less.

Tudo leva a crer que este modelo utiliza um Silicon Motion SM2258XT que é um Single Core ~400MHz com suporte a 4 canais de comunicação (com interleaving).

Embora eu arriscaria pegar esse que esse sim tem DRAM Cache:
https://pt.aliexpress.com/item/1005001972337792.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.76601a3fwzkymQ&algo_pvid=f86f4fcb-e1cd-45b5-a4c6-15b70e185c7a&algo_expid=f86f4fcb-e1cd-45b5-a4c6-15b70e185c7a-0&btsid=0bb0624216227265865018824e4579&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

• Curtir 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Coordenador

@GabrielLP14 Andei pesquisando sobre o assunto e acabei desistindo do SSD chinês... Além de ser DRAM Less, existe o risco de durar pouco. Vi que muitos utilizam chips já usados e extraídos de outros equipamentos... É um barato que pode sair caro. Vou pegar algo de marca mesmo, no mercado nacional.

Enfim, muito obrigado pela ajuda. :)

• Curtir 1
Link para o comentário

@KairanD Hahah sim está complicado e é muito mais seguro mesmo.

SATA chinês em minha opinião só vale se for Samsung, Crucial, essas marcas renomadas.

Ou os NVMe que eles possuem que aparentam ter uma construção mais decentes.

Eu estou com um Netac N950e Pro que vou lançar a análise essa próxima semana.

Qual marca nacional(modelo também) você vai buscar?

• Curtir 1
Link para o comentário

• Coordenador

@GabrielLP14 Bem, não entendo muito sobre SSDs. Tenho preferência pelos modelos que me trouxeram boas experiências.

Tenho 4 SSDs Sata 2.5'' aqui. O mais antigo é um PNY CS1111 120GB, que atualmente está no meu laptop. Tenho um Sandisk Plus 240GB no meu desktop primário e um Crucial BX500 240GB no desktop secundário. Outro Crucial BX500 240GB está no laptop da minha irmã.

• Curtir 1
Link para o comentário

@KairanD Dentre esses eu iria de crucial, fuja de qualquer SSD com Phison S11. Sandisk Plus estão horríveis hoje em dia:

• Curtir 1
Link para o comentário

• Coordenador

@GabrielLP14 Meu Sandisk Plus 240GB já é bem antigo. Comprei em 2016, logo após ler este teste. Na época creio que era melhor.

• Curtir 1
Link para o comentário

@KairanD A sim, deve ter pego a versão com controlador Silicon Motion que era bem melhor que esta.

• Curtir 1
Link para o comentário

• Coordenador

@GabrielLP14 O que você acha dos modelos Patriot Burst Elite 120GB (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=155124) e Husky Gaming 128GB (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=113888) pelo preço atual praticado (R$ 170,00)? Recomendaria algum modelo de menor custo?

Link para o comentário

@KairanD Olha vou ser sincero, devido ao esforço que a patriot tem feito para esconder informações desses SSDs, linha Patriot Burst que ainda usava o S11, esse Burst Elite não deve ser tão diferente portanto eu não recomendaria.

Vou pesquisar deste Husky já que é mais desconhecida. Pois pelo jeito não há nada de informações cruciais desse projeto.... como de costume 🤬

• Obrigado 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Coordenador

@GabrielLP14 Consegui boletar um Netac de 120GB por R$ 90,00... Será que presta como quebra galho?

https://pt.aliexpress.com/item/4001022357827.html?spm=a2g0o.store_pc_topSellerIng.8148356.1.99fe2de7aQPgMT

• Curtir 1
Link para o comentário

• Solução

@KairanD sim já deve quebrar um galho, um velho amigo meu fez uma análise deste SSD:

The Overclocking Page - SSD Sata Netac N530s

• Obrigado 1
Link para o comentário

• Coordenador

@GabrielLP14 Muitíssimo obrigado, excelente artigo. Comprei o SSD. É tosco, mas não vai comprometer para o objetivo em questão. Não precisa ser muito rápido, não precisa ser grande. Nem sequer irei armazenar dados nele, é apenas para o sistema e os aplicativos mesmo. ;)

Na real, só não quero gastar a memória eMMC do tablet usando paginação, porque ele tem só 2GB de memória RAM e precisa MUITO de paginação. O SSD Sata se estragar no dock eu troco fácil, a memória eMMC interna não.

Link para o comentário

@KairanD Imagine.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • Coordenador

@GabrielLP14 O SSD N530S da Netac chegou! Até o momento, estou muito satisfeito com o desempenho, considerando que paguei apenas R$ 90,00. Meu tablet é muito dependente de swap e está voando para tarefas do dia a dia (fora que não corro o risco de desgastar a memória eMMC agora):

Netac.png

image.png

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

• Curtir 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!