Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar 9v com 2v.


Posts recomendados

  • Membro VIP

2V não aciona o mosfet comum. Alternativa minimalista:

1.gif

https://www.bristolwatch.com/ele2/mosfet_relay.htm

Personalizando pra você: você pode ligar o led do opto em série com o seu. Cada vez que o seu acende, acende o do opto. ... Mas ainda está pendente a questão das potências da bateria e motor ....

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, .if disse:

2V não aciona o mosfet comum. Alternativa minimalista:

1.gif

https://www.bristolwatch.com/ele2/mosfet_relay.htm

Personalizando pra você: você pode ligar o led do opto em série com o seu. Cada vez que o seu acende, acende o do opto. ... Mas ainda está pendente a questão das potências da bateria e motor ....

 

Existem Mosfets especiais que acionam a partir de 3 Volts, mas ainda tem RDS alta nessa tensão , ficando perfeitos com 5V .

 

Se o TIP41 não funcionou com o motor, ou ele tinha pouca corrente de base, ou a bateria não tinha mesmo potência suficiente.

 

Mas até agora a autora não informou qual é a bateria que ela pretende usar ( foto, características técnicas, alguma coisa que sirva para podermos avaliar.... acho que essa informação é fundamental para a continuidade do tópico.

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Em 22/06/2021 às 12:06, aphawk disse:

 

Existem Mosfets especiais que acionam a partir de 3 Volts, mas ainda tem RDS alta nessa tensão , ficando perfeitos com 5V .

 

Se o TIP41 não funcionou com o motor, ou ele tinha pouca corrente de base, ou a bateria não tinha mesmo potência suficiente.

 

Mas até agora a autora não informou qual é a bateria que ela pretende usar ( foto, características técnicas, alguma coisa que sirva para podermos avaliar.... acho que essa informação é fundamental para a continuidade do tópico.

 

Paulo

  Eu consegui usando o TIP41C. A bateria que uso é de 9 volts, que são retangulares e vendidas em todo lugar!
 Fiz vários testes e funcionou perfeitamente.
 A única coisa que está me deixando encucada é o fato de só funcionar quando o led está ligado. Quando eu retiro o led parece que a corrente não flui até o transistor aí não funciona. Quando eu soldo o led funcionan perfeitamente.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sabemos qual é a configuração (esquema) atual do seu circuito. A essa altura do campeonato é pouco crível que você esteja simplesmente "abrindo" o circuito (interrompendo corrente necessária) sem se dar conta disso, sem "saber o que está fazendo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Liviajljg disse:
Em 22/06/2021 às 12:06, aphawk disse:

  Eu consegui usando o TIP41C. A bateria que uso é de 9 volts, que são retangulares e vendidas em todo lugar!
 Fiz vários testes e funcionou perfeitamente.

 

Deixa eu ver se entendi direito : você está conseguindo acionar um motor de 6A de corrente com uma bateria comum de 9Volts, dessas quadradinhos que tem em todo lugar ??????

 

Depois dizem que milagres não acontecem toda hora .....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Veja o que diz um conhecedor do assunto BATERIAS DE 9 VOLTS :

 

https://www.quora.com/What-is-the-maximum-current-I-can-draw-from-a-standard-9V-battery-What-about-a-110V-outlet-in-the-States#:~:text=For the maximum current for,the battery once a year.

 

Mesmo uma alcalina não consegue fornecer 500 mA de pico.

Senão for alcalina, nem 300 mA .

 

Um motor de 6A mal consegue girar com essa corrente, e é quase um curto para essas baterias..

 

Paulo

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk , em que fala há isso?!

 

Nessa página são feitas as devidas diferenciações entre mAh e correntes de virtual curto-circuito. Em mais de uma fala são declarados, para este, valores maiores do que 3 ampères. É dito que só pode acontecer por períodos de tempo curtos, e que a bateria esquenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Desculpe, faltou um link ...

 

https://discover.hubpages.com/autos/9V-Battery-Current-Test-How-Many-Amps-Can-a-9V-Supply

 

As baterias comuns de 9V são as de zinco-carbono.

 

Essas, de marca e boa procedência, conseguem fornecer cerca de 500 mA de pico. Mas não é sustentado, é apenas de pico mesmo.

 

Existem baterias melhores, como a Duracell original alcalina ( feita nos USA , não na China... ) , que forneceu 2A de pico. Vou me ater à essa marca porque é a que encontramos por aqui.

 

Eu compro as minhas pilhas de 9V da Duracell, na Kalunga, na embalagem dizia que foram feitas na China... e tentei alimentar um amplificador de 1W em classe D com ela, com carga de 4 ohms, e os graves arreavam, com um tom de 80 Hz de teste a tensão da pilha caiu para menos de 7 Volts e não conseguia nem 0,3W sem distorção....   desisti logo da ideia.

 

Duvido que essa pilha consiga fornecer 1A de pico mantendo uma tensão que seja aproveitável...

 

Vamos pensar um pouco sobre este tópico ?

 

Um motor de 9V que consuma 6A não é um motorzinho. É um motor que consome 54 Watts, quase a potência de um motor de furadeira elétrica ( 75 Watts ) !  Quem já usou uma furadeira sabe o que significam 75W de potência em um motor.

 

E que quer dizer que a impedância nominal que ele apresenta quando já em giro e sem carga é de 1,5 ohms (9/6) ; mesmo que a pilha forneça a corrente de 2A de pico, a tensão será tão baixa ( em torno de 3 Volts (1.5 x 2  e com certeza a impedância inicial é bem menor do que esses 1,5 ohms ) ) que a potência entregue ao motor para poder girar será muito pequena ( consumo de 54W quando em giro (6x9) contra uma potência entregue de apenas 6W ( 3x2)  para inicio... ) . E todos sabem que para começar a girar, a pot~encia necessária pode ser várias vezes a potência nominal.

 

Veja, não se trata de conseguir fornecer a corrente necessária, e sim fornecer a POTÊNCIA necessária !

 

Continuo afirmando que é um milagre fazer um motor de 9V / 6A  funcionar com uma pilha comum de 9 Volts ... um dos dados está incorreto !

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...