Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queria saber se posso carregar meu Samsung a11 com o Mi power bank 2 (Xiaomi)


Posts recomendados

Olá! Eu tenho um Samsung a11, Usb type C e com 4000mah que aceita corrente de 9,0V-1,67A (no carregamento rápido) e 5,0V-2,0A(carregamento normal) , ele no carregamento rápido esquenta muito, mesmo eu não usando durante o carregamento, ele chega aos 39 graus em dias de calor, ainda mais no meu quarto que fica muito quente dependendo do dia, antes eu tinha um moto e5 (5,0V-2,0A) e costumava usar esse Mi Powerbank 2c( pois achava que a tensão e a corrente eram igual, pois tinha olhado no input( que é o que a Potencia que o Powerbank é carregado) mas não sei se o powerbank ou o celular se adapta dependendo do carregamento (ouvi dizer que esse power bank tem quick charge 3.0, não faço ideia o que seja isso).

Powerbank:

20000 mah

Model:PLM06ZM

Input: 5,0V-2,0A   9,0V-2A

Output: 2x5.1V-2.4A   9,0V-2A   12V-1.5A  MAX 18W

Usb type B

 

Há algum tempo, havia percebido que a bateria do meu moto e5 tava se esgotando muito rápido, desligando com 10%, e eu havia colocado a culpa do powerbank, desde então parei de usar, mas esses dias, com as necessidades do meu uso do celular, preciso de uma carga para meu celular, mas para eu não precisar investir em outro produto, eu poderia usar ele no meu a11, sem dar nenhum problema na bateria?

 

(Lembrando que o power bank veio com cabo type B, e o meu celular só aceita type C, mas acredito que não tenha problema se usar o cabo do carregador)

E mais uma duvida, a energia que o powerbank passa pro celular é a do output não?

E a input é que tem que carregar ele?

image.png.81f05700094521c07d0161382d8531a1.pngimage.png.42250d1af2d62a8cf585a9ff6ad4bf98.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar power bank de qualquer marca em celulares de qualquer marca. Quick Charge 3.0 é uma tecnologia de carregamento rápido da Qualcomm que carrega o celular com tensões de 5V, 9V e 12V, dependendo do que o celular pedir (também depende do nível de carga da bateria). Qualquer smartphone por padrão vai carregar com pelo menos 5V, a corrente geralmente vai variar de 1.5A para 2A na maioria dos modelos. Mesmo que seu carregador/power bank seja de 2A ou 3A, o celular só vai consumir aquilo que ele suporta, o valor de saída do carregador/power bank é o valor máximo suportado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Como é feito para que uma porta de carregamento 5V não seja prejudicada por uma tensão maior, por exemplo de 9 ou 12V?

 

E ficou realmente seguro?

Mesmo esses carregadores mais rápidos, o carregador sempre começa enviando 5V. Aí existe comunicação entre o celular e o carregador. O carregador só libera 9V ou 12V, se o celular dizer "sim, sou compatível com carregamento turbo e posso receber cargas maiores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aproveitei e fui saber de tipos de carregamento rápido.

 

@Thiago Miotto , este vídeo do Canaltech compartilha da sua resposta:

 

 

Mas como estamos em um fórum de eletrônica...

 

Podemos ir além:

 

Então quer dizer que os tais carregadores são microprocessados e chegam a se comunicar por serial com o smartphone?

 

Mas na retrocompatibilidade não pode ser assim, pois os aparelhos antigos não tem "assunto" para o carregador!

 

Update

 

Fizeram a engenharia reversa do Quick Charge 2.0 e 3.0.

 

O carregador tem um conversor DC do tipo "boost", internamente. Ele entra em ação mediante sinais "níveis de tensão" nos pinos de dados do USB:

 

pdtable_J6iGwS7we8.jpeg.13694c56f7e22ddbe30ab5bfe2369084.jpeg

 

Outra fonte: hackaday.com (2017)

 

    Via Wikipedia (EN)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Sanlooh disse:

(ouvi dizer que esse power bank tem quick charge 3.0, não faço ideia o que seja isso)

 

Retrocompatível com QC 2.0...

 

carregador-06120458510104.jpg.ad0c9921194657ae8c2e1db5441caffa.jpg

 

Fonte: Tecmundo

 

Aqui também!

 

@Sanlooh, talvez você vá precisar habilitar o Fast Charging no Samsung A11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando. Achei uma tabela de retro compatibilidade. Achava que era geral, mas existe algumas exceções.

 

image.thumb.png.f9c66465bd49c7c15a320553b5124c75.png

Sobre o carregamento turbo, legal essa opção da Samsung de desligar. Se você não necessita do carregamento mais rápido (tipo colocou o celular carregar de noite e vai retirar somente no outro dia) recomendo não ativar. O calor excessivo danifica a bateria e o próprio smartphone. Claro, não é algo que uma vez estraga, mas diminui a vida útil da bateria e pode acabar estragando algum componente da placa tb. Mas se você tem um compromisso e só pode deixar o cel 30 min na tomada, ligue o turbo e deixe "bombar" a carga.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm sim, tem um circuito integrado que controla a tensão com base no que o celular solicita. Agora não tenho certeza se os diferentes níveis de tensão funcionam também para o micro-USB ou apenas para o USB tipo-C, já que nesse vídeo dá a entender que é uma característica apenas do USB tipo-C.

 

 

21 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Sobre o carregamento turbo, legal essa opção da Samsung de desligar. Se você não necessita do carregamento mais rápido (tipo colocou o celular carregar de noite e vai retirar somente no outro dia) recomendo não ativar. O calor excessivo danifica a bateria e o próprio smartphone. Claro, não é algo que uma vez estraga, mas diminui a vida útil da bateria e pode acabar estragando algum componente da placa tb. Mas se você tem um compromisso e só pode deixar o cel 30 min na tomada, ligue o turbo e deixe "bombar" a carga.

Sim, também achei essa opção interessante. Só que seria mais interessante se tivesse uma forma intermediária, por exemplo: meu S10 Lite veio de fábrica com carregador de 25W que leva por volta de 45 a 50 minutos pra carregar de 30% a 100% a minha bateria de 4500mAh. Na tela aparece a notificação que está carregando no modo "Carregamento super-rápido" com esse carregador, quando conecto um carregador "fast charge" de 15W, aparece apenas "carregamento rápido". Se você desativar o carregamento rápido, ele vai carregar na velocidade padrão de até 10W, com a mensagem apenas "carregando", o que leva muito tempo. Seria interessante deixar a opção para apenas o modo "carregamento rápido" habilitado, que é uma opção mais equilibrada, o carregador de 25W deles tem retro compatibilidade com o modo de carregamento "fast charge" de 15W, pois tem tecnologia PDO (5V 3A e 9V 2.77A) e PPS (3.3-5.9V 3A ou 3.3-11V 2.25A).

 

De qualquer forma, fiquei impressionado que a bateria desse celular é incrivelmente fria enquanto carrega e mesmo enquanto rodo algum jogo bem pesado, a Samsung deve ter trabalho bastante para melhorar isso depois do problema de explosão com a linha Note no passado. Enquanto eu carrego, dificilmente a bateria passa dos 37ºC, e jogando também é bem difícil chegar nos 40ºC. O thermal throttling dele também parece ser baseado na temperatura da bateria, quando começa a chegar perto dos 40ºC os clocks do processador vão no chão. Meu Redmi Note 6 Pro chegava nos 45ºC fácil, ainda mais quando eu usava um carregador compatível com Quick Charge 3.0, e ele veio de fábrica com um carregador padrão de 5V 2A, com 1 ano e meio a bateria deu pau (também porque eu usava ele demais enquanto carregava, agora não cometo mais o mesmo erro). Mas até os ROG Phone são feitos para a bateria rodar em altas temperaturas, acima dos 45ºC, não sei como fica a durabilidade.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

já deve ter smartphone com LiPo. Talvez seja este o caso. Aliás, acho que já era o caso das que explodiram. Aqueles sinistros podem ter sido bug. Mas não me informei.

Numa live recente do Marcel Campos, ele comentou por cima, que as baterias que explodiam era por causa que um cabo esmagava com o uso, ou algo assim.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...