Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vivo Fibra 200 Mega, como melhorar alcance da wi fi?


Posts recomendados

Pessoal, troquei minha internet recentemente de Vivo ADSL 50 mega (antiga GVT) para Vivo Fibra 200 Mega, e o pesadelo começou. Troquei devido ao preço menor, tecnologia mais moderna e maior velocidade (em teoria). O problema é que moro em um sobrado, então, no cômodo onde está o roteador da Vivo Fibra, Askey RTF8115VW, e na sala ao lado, onde está uma SmartTV Samsung, funciona de boa, até um pouco mais rápido que a internet antiga. O problema é no cômodo acima de onde está esse roteador, é uma sala com outra SmartTV Samsung, e demora uma eternidade para abrir Youtube, Netflix, Amazon Prime Video, isso quando abre. A distância dessa TV ao roteador é de uns 5 metros em linha reta, mas entre eles, tem a laje do piso. Há também no cômodo uma escada pré-montada que não é totalmente fechada, e o vão da escada, onde o sinal poderia passar. Na internet antiga, tinha um modem Sagemcom F@ast 5350 GV, e o sinal chegava de boa nessa TV, nunca tive problemas com exibição de vídeos. Já acionei o técnico, que foi em casa, falou em mudar o roteador Askey de lugar, mas sem solução efetiva, retruquei pois o roteador antigo funcionava perfeitamente, comentei em trocar o aparelho por outro etc. Instalei o programa Wi Fi Analyser, que deu sinal de -70dBm nesse cômodo, onde a TV trava os vídeos, na outra TV chegou a -55dBm. Coloquei o roteador Askey na escada, quase perto do piso do cômodo, melhorou o sinal, mas não a internet na TV.

Encontrei um cabo de rede Cat5 com 10 metros e passei de uma maneira qualquer, só para chegar a SmartTV, e com cabo ligado ao roteador e TV, deu para assistir vídeos, mas não é a melhor solução, não tenho conduíte entre esses dois cômodos para passar de modo imperceptível, passei pela parede, colocando fita crepe provisório, para testes, mas o problema do cabo é estético, posso até comprar um cat6, mas queria ver outras opções.

Pensei também em comprar um repetidor de sinal ou modem com função repetidor, mas fiquei em dúvida de como configurar o roteador Askey para trabalhar em conjunto e se ficaria bom. Tem um pessoal que troca esse roteador por um aparelho chamado ONT que recebe o sinal de fibra, e depois envia para um roteador, mas enfim, não dá para afirmar que vai funcionar ou se vai haver melhorias.

Tenho sobrando esse modem Sagemcom F@ast 5350 GV (que não foi retirado) e outro Technicolor TC7337NET (da Net, que também ficou), não sei se consigo usar um deles em conjunto com o Askey.

Não ligo em gastar, se for necessário compro um aparelho ou cabo (em último caso, pois não tenho conduíte para passar), mas teria que ser algo que solucionasse o problema. Aguardo sugestões, dicas e tutoriais. No que puderem ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A laje atrapalha muito a propagação do sinal WiFi. Repetidor não é uma boa solução, o melhor seria passar um cabo de um andar a outro e instalar mais um roteador. Se não for possível pode usar um powerline que transmite o sinal pela rede elétrica da casa. Também pode instalar o roteador atual num ponto bem alto e ver se melhora suficientemente o sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pela ajuda, mas pensei que teria outras sugestões, pois como disse, eu tinha um plano Vivo ADSL 50 mega (antiga GVT) com modem Sagemcom F@ast 5350 GV, e com esse aparelho, o sinal chegava até essa SmartTV sem problemas. Eu assistia YouTube, Netflix e Prime Vídeo normalmente. E eu tive esse serviço por mais de três anos. Só fiz upgrade do plano, devido ao menor preço e tecnologia "melhor". Dai foi colocado esse roteador Askey RTF8115VW e não consigo abrir um vídeo do You Tube? A SmartTV está no 1º Andar, o roteador no cômodo abaixo, praticamente estão na mesma parede, só que com distância de 5 metros entre eles, e no meio o piso da laje, mas na parede ao lado, tem um vão de escada com 1,10 x 3,0 metros e a escada é pré-montada, ou seja, é de concreto, mas tem espaços livres entre os degraus, não é maçica e o vão de escada é um pouco maior que a largura dos degraus, tem como passar sinal. Tanto que o outro aparelho conseguia.

Se todos os modens e roteadores que tive, sempre correu esse problema, tudo bem, mas não é o caso. Inclusive o roteador atual, está no mesmo local do antigo.

Quero descartar cabo, pois não tenho como passar embutido e deixar a mostra na parede é dose. Powerline é bem mais caro que um roteador de qualidade.

Pode ser problema como esse roteador? A Vivo tem modelos melhores? Há algum modelo que eu possa comprar e colocar no lugar? Se eu colocar um repetidor de sinal na escada, não ajudaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço peça ajuda de todos. Por fim, veio outro técnico em casa, conversei com ele e solicitei a troca do modem. Foi retirado o Askey RTF8115VW e colocado um roteador MitraStar GPT-2741GNAC-N1 e deu para acessar a rede Wi fi pela SmartTV sem problemas. A intensidade do sinal é a mesma do Askey, mas na prática, a diferença foi grande. Não precisei mexer em mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...