Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete está dando choque com fonte Seasonic SII 12-520


Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Ola, recentemente comprei um fonte (seasonic sii12-520 bronze) e um gabinete (pichau dragoon), ambos chegaram, montei tudo e quando fui ligar  peguei na lateral do gabinete e tomei um choque , fiquei assustado e desliguei o pc, re-liguei e tudo ligou normalmente, porém quero saber o porque do choque  e se é prejudicial, se esses choques podem queimar algo ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@O Lipee considerando que o pc encontra-se em residencia com patio (casa), eh possivel de maneira simples e fácil fazer o aterramento. com um fio de 5mm de espessura e comprimento apropriado (variando de acordo com a distancia do pc em relação ao terreno, basta colocar o fio que vai fazer o aterramento, conectado em uma das pontas, na parte traseira do gabinete (fixado pelo proprio parafuso externo utilizado para montar o gabinete)  e na outra extremidade do fio de aterramento, fixando a uma haste de metal de no minimo 25cm de comprimento, enterrada no solo.

todos os metais conduzem eletricidade. a haste que vai ser enterrada pode  ser de cobre, ferro (mais comuns), ou outro metal disponivel )exceto metais pesados, como chumbo por conta da contaminacao).

segue um video mostrando a fixacao do fio terra no gabinete.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente é por falta de aterramento, se realmente for isso, o risco que tem é o mesmo de qualquer outro equipamento sem aterramneto. Uma descarga que pode acabar queimando o equipamento. Mas é algo "raro", eu mesmo, não tenho aterramento aqui em casa e nunca tive problemas com a falta do mesmo, apesar de ser importante tê-la. Quanto ao choque é só em você mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@O Lipee Boa noite

 

Qual o padrão da tomada da sua casa que está ligado o computador?

Padrão antigo sem o furo de aterramento?

D_NQ_NP_622173-MLB28089233584_092018-O.j

Padrão antigo com aterramento?

tomada-antiga.jpg?w=640

Padrão novo com aterramento?

tomada-de-tres-pinos.jpg

Se no seu computador ele está ligado na tomada da primeira foto, provavelmente você está usando um adaptador de tomada ou um benjamin igual o da foto abaixo, ou na pior da hipóteses você cortou o pino do terra 🤦🏿‍♂️

ad653646af799519a392d4edc9ce0b16images?q=tbn:ANd9GcRqkN7u4vBlAP3FcLt0jek

Se esse for o seu caso faça a troca por um tomada no padrão novo da terceira foto, e os orifício da tomada tem polaridade!

Com auxilio de um multímetro ou chave de teste veja se a fase está a posição correta.

images?q=tbn:ANd9GcQ5TbMhlRRJOIeuWugn7bS

70691A.jpgimage.png

Se após a correção da polaridade da tomada ainda continuar dando choque então vamos ter que por um aterramento nessa tomada.

No You Tube existe diversas matérias que ensina como se faz, o trabalho é um pouco cansativo mais vale a pena.

aterramento-el%C3%A9trico.jpgsistema-aterramento-eletrico-residencial

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...