Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle automático das ventoinhas deficitário (RTX 2070 Super)


Posts recomendados

Boa noite pessoal, antes de tudo gostaria de pedir desculpas se estou no tópico errado (refrigeração e superaquecimento).

Eu tenho uma placa de vídeo Galax RTX 2070 Super 1-click OC e moro em uma cidade bem quente do norte do país. A temperatura da placa de vídeo com 100% de uso às vezes bate 80ºC, mas eu percebi que quando isso acontece ela não chega nem a 80% da velocidade da ventoinha (fiquei com a impressão de que isso ocorre pra deixar a placa mais silenciosa, já que em outros lugares mais frios provavelmente ela não chegaria a essas temperaturas. Percebendo isso tentei criar um perfil de controle da ventoinha diferente no MSI Afterburner e parece ter melhorado bastante (ficando no máximo a 75ºC). É normal as placas virem com configuração de 100% da rotação apenas para temperaturas muito elevadas? Eu ter diminuído essas temperaturas pode causar problema a longo prazo?
Inclusive se tiverem dicas de configurações de controle automático diferentes do da foto seria ótimo. 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Arthur Wond disse:

É normal as placas virem com configuração de 100% da rotação apenas para temperaturas muito elevadas?

É normal. Inclusive, muitas nem chegam a 100% da velocidade na curva padrão.

Minha sugestão é que você não desabilite o fan stop, ele ajuda a diminuir a variação térmica e preservar a placa. Veja em que temperatura ele entra (geralmente algo ali pelos 50~60 graus) e põe 0% na curva. Em 100%, você põe 75 a 85 graus, faz um teste aí pra ver como fica a questão de temperatura/barulho. Não tem a necessidade desse monte de pontos, usa só esses dois: 0% em 50 ou 60 graus e 100% em 75 a 85 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Arthur Wond disse:

@Shaman93 Desse jeito, então, certo? Vou dar uma testada como fica, obrigado!

 

Isso. Assim os fans vão trabalhar bem mais que na curva padrão, provável que não passe nem de 70. Se achar muito barulhento pode jogar pra 80 ou 85 o 100%. Essa configuração vai desgastar mais os fans (talvez eles pifem em 5 em vez de 7 anos, ou algo do tipo), mas você compra novos por R$ 100. Diferente de um reball na GPU (o maior efeito da variação térmica é o desgaste da solda), que te custaria metade do preço de uma placa nova e nem tem garantia de que vai funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Alex Camus disse:

@Arthur Wond colocar mais fans no gabinete e ter um gabinete com um bom fluxo de ar ajuda também .

 

pois é mano, já fiz isso e melhorou bastante, mas em algumas situações ainda tinha esse problema, por isso busquei essa solução, que até que resolveu.

 

4 horas atrás, Shaman93 disse:

Essa configuração vai desgastar mais os fans (talvez eles pifem em 5 em vez de 7 anos, ou algo do tipo), mas você compra novos por R$ 100. Diferente de um reball na GPU (o maior efeito da variação térmica é o desgaste da solda), que te custaria metade do preço de uma placa nova e nem tem garantia de que vai funcionar.

obrigado pelas informações, melhor os fans do que a placa mesmo! apesar de que espero comprar uma nova antes desse período kkk :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...