Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter pcb pronta led 220v em 110v


Posts recomendados

  • Membro VIP
Em 09/06/2021 às 20:22, Faby Loira disse:

para converter uma pcb de led 220 em 110

 

Que estranho! Acabo de perceber que o meu "entendimento" do tópico está todo invertido.

 

A autora afirma ter plaquinhas 220V, mas meus cálculos casaram com 110V, pois 80 mA é o máximo I(LED) nesta tensão.

 

Update

 

Esse "acabamento" branco em cima do alumínio (dissipador de calor) não é apenas uma pintura. É a própria PCB!  Provavelmente ela larga inteiramente do alumínio, como uma folha. Eu só não lembro se as trilhas serão visíveis no verso, ou se a folha é pelo menos translúcida em alguma medida.

 

Se você arrancar a tal folha, o que se faz pelas bordas do alumínio, você inutilizará a plaquinha, pois não terá mais aderência (nem muito menos a dissipação de calor necessária).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Eu estou ficando é doido, com tanta foto!

 

Estou muito longe de entender o que você quis comunicar sobre R1, C1 e U1 neste desenho:

 

R1 está está ligado a mais alguma coisa?


Ah! Olhando para o esquema acima consigo entender que C1 está ligado à cadeia de LEDs.

Mas esse R1 de 1M... (?)

Resumindo, 8 placas que so acendem mesmo em 220v, nem sinal dao na 110v. Postei a foto na msg 1, com informação na placa de um Circuito integrado U1, sendo que seu datasheet nao se encontra.

 

na msg 12, postei a foto que descobri que 2 delas sao de outro lote, essas nao tem a palavra U1 junto ao CI, e essa CI tem outro datasheet, que trouxe aqui. Inclusive, essa foto da msg 12 é que melhor da pra ver as trilhas da ligação.

 

A figura que desenhei de caneta, foi so pra mostrar as posiçoes dos leds, que nao dá pra ver os positivos e negativos pelas fotos anteriores.

22 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Se você arrancar a tal folha, o que se faz pelas bordas do alumínio, você inutilizará a plaquinha, pois não terá mais aderência (nem muito menos a dissipação de calor necessária).

 nao é um tipo de adesivo,  vinil ou outra coisa, parece mais aquela pintura "verde" estilo silk que se cura com luz uv, que fazem os profissionais. é raspavel, e abaixo é o aluminio...

Em 14/06/2021 às 22:43, Thiago Miotto disse:

image.png.31b82c7eb607051d598d9ab1046a75d5.png

 

em outras palavras, seria apenas "refazer" as trilhas, sem precisar trocar nenhum componente?

 

mas e como fica o resistor? nao é ele que é calculado com base em tensão 220? eu nao teria que adaptar um 110?

 

AH, nao posso esquecer de lembra-los que ela é 15w, com certeza isso ajuda a entender ou calcular algum valor

Em 09/06/2021 às 20:37, Thiago Miotto disse:


2- Multímetro, corrente contínua, 600V. Uma ponta no menos da ponte retificado e outra vendo quanta corrente passa em vários  pontos. !!!!Não coloque onde tem corrente alternada (fios vermelho e preto e os lados de baixo da ponte retificadora)!!!!

 

testar corrente é  impossivel visualmente,  as luzes sao muito, muito fortes, e nao da acesso as ilhas visualmente, nem com oculos de sol.

 

Nem as garrinhas menores de jacare, nem aqueles estilos "alfinetes" (esqueci o nome) nao da certo.....a unica forma que vejo, é soldar cabos em todos os pontos...se nao for assim, nao sei como alguem pode conseguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2021 às 23:32, alexandre.mbm disse:

I(LED) precisa ser configurada menor do que 40 mA, quando em 220V. V(REF) é uma tensão de referência interna, constante, tipicamente de 0,6V.

porque voce e como chegou a esse 40mA?

 

uma correção, o led aqui nao é 3528 como informei, e sim 2835, e a informação que tenho por serem leds branco frio, seria de 3v e 60mA cada (branco quente ou branco, seria 150mA)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, .if disse:

@Sérgio Lembo pra pessoa comum sim. Mas como não sou, discordo. Eu já troquei muuuuuitos leds de lâmpadas baratas. 😁

Pois é... 

Essas lâmpadas vão queimando e vou juntando, assim em algum momento tento fazer alguma delas funcionar com o led da outra, com o driver da outra e assim vai. 

Em último caso se tem aquele circuitinho com CI que costuma dar problema, capacitor de poliester e ponte retificadora nela! 

Vão funcionar por mais um tempo.

Algumas com esses remendos aqui tem vários anos que estão funcionando. O segredo é na hora do remendo fazer a lâmpada trabalhar com corrente menor do que era originalmente, assim pode durar um pouco mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Renato.88 disse:

se tem aquele circuitinho com CI que costuma dar problema, capacitor de poliester e ponte retificadora nela!

Fiz isso também em algumas. Está funcionando há anos. Há a ligeira desvantagem que o consumo tende a ser maior mas mesmo assim é muuuito menor do que uma incandescente. E o + importante é que o "cliente" nem precisa saber disso e fica satisfeito kk.

5 horas atrás, Renato.88 disse:

fazer alguma delas funcionar com o led da outra

É um desafio (e trabalho) maior. Tem que ter a técnica certa pra remover o led bom senão ele pifa. Neste caso recomendo um caminho do meio que é comprar um semibarato tape de leds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...