Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interferência motor DC em RF 433 mhz


eu100

Posts recomendados

Prezados, vi algo parecido por aqui, mas o pessoal não apresentou se funcionou ou não as intervenções sugeridas. Estou aprendendo eletrônica e me esbarrei feio na tal da interferência eletromagnética de pequenos motores DC. Já montei vários circuitos, inclusive em placas PCB, mas não resolveu. É uma placa para carrinho de controle remonto usando o kit TX RX 433 mhz com os CIs HT12E (emissor) e HT12D (receptor), com alimentação de baterias recarregáveis em no máximo 6V. Nas saídas dos pinos 10, 11, 12 e 13 coloquei transistores BC558 para acionar uma ponte H (CI L293D). Este distribui a corrente para dois motores. Como filtro de entrada, coloquei um capcitor eletrolítico na entrada da fonte de 100uF.Tudo certo até ai. Os testes com leds, tudo certo, seja em protoboar, seja em placas PCB. Quando ligo os motores, eles travam a saída acionada do HT12D em ON permanentemente e bloqueia seu comando. Já adicionei capacitores cerâmicos de 100nF em paralelo com os motores com aterramento na carcaça, combinados ou não com bobinas de ferrite em série com o motor nas duas entradas e outros teste semelhantes com outros capacitores maiores e menores e sem resultados. Percebo também que a interferência é maior em alguns motores e que os transistores ajudam a atenuá-la, inclusive, fiz testes retirando a ponte H e ligando um motor direto na saída do transistor, que não alterou em nada. Fiz alguns testes também adicionando capacitores cerâmicos de 100nF em paralelo com o positivo nas saídas do HT12D, sem resultados. 

Sei que isso tem solução, mas preciso saber qual. Alguém tem ideia?

Schematic_Placa trenzinho_2021-06-10.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Publique fotos e esquema em .png diretamente na página com o caminho escolha os arquivos... e clique no (+) ... "inserir no post"