Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que a soma Vce com a tensão de carga Vrc dá sempre um pouco mais que Vcc?


Albertow.

Posts recomendados

Oi, Pessoal! Estou com uma dúvida aqui. Por que a soma do meu Vce com a tensão da carga "Vrc" sempre dá um pouco mais que a tensão da fonte, alguém poderia me explicar? Enviei o cálculo, em anexo, onde o meu Vce é 8,9V e o meu resistor de carga é 2,1V, porém, a soma dos dois deveria dar 10V que é a tensão de alimentação e, como podemos ver, deu 11V. Alguém poderia me explicar? obrigado.

 

Ah! só lembrando, a corrente Ic para o cálculo é 2,10mA

 

Equação para cáculo Vce transistor_page-0001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Isso é um exercício? Quais são as informações dadas no enunciado? Não faz sentido a tensão Vcc + Vce dar maior do que a tensão da fonte. Pode haver algum erro em alguma informação do exercício.

 

5 minutos atrás, Albertowl disse:

Oi, Guilherme, é isso que eu queria saber. Pra mim também não faz sentido. Mas a equação está no anexo e, pelo que pesquisei, ela está correta, pelo menos acho que ela está. Se você multiplicar o valor do resistor 1K com a corrente de 0,00210 mA, você terá o resultado de 2,1V. e se somarmos 2,1V (da carga) com 8,9V (do Vce), vai dar 11V, isso eu não estou entendendo, pois teria que dar 10V, não? essa é a questão.

Você saberia me dizer se a equação está correta? porque, talvez, o valor da fonte seja 11V e não 10V. Pode ser que colocaram o valor errado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Albertowl disse:

Oi, Guilherme, é isso que eu queria saber. Pra mim também não faz sentido. Mas a equação está no anexo e, pelo que pesquisei, ela está correta, pelo menos acho que ela está. Se você multiplicar o valor do resistor 1K com a corrente de 0,00210 mA, você terá o resultado de 2,1V. e se somarmos 2,1V (da carga) com 8,9V (do Vce), vai dar 11V, isso eu não estou entendendo, pois teria que dar 10V, não? essa é a questão.

Ok, mas essa tensão de 8,9V já foi dada pelo exercício? É possível que esse valor esteja incorreto. O valor da queda de tensão Vce não é fixo para um transistor, ele vai variar conforme os valores de corrente no coletor e na base, e a soma de Vce com a tensão em cima da carga no coletor SEMPRE vai ser igual à tensão fornecida pela fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

@Albertowl ,

 

Olha a quinta linha onde se resolve essa equação .....

 

Desde quando 10 - 2,1 é igual a 8,9 ????????  Que eu saiba é 7,9  kkkkkk !

 

É .... a coisa tá ficando cada vez mais preta kkkkk

 

Paulo

kkkkkk, Eu já ia entrar no Fórum para avisar que eu achei o erro kkkkk...Obrigado Paulo!!

27 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Esses valores enganam mesmo...

 

"Eu te dei vinte mil réis prá tirar três e trezentos,

você tem que me voltar...

- Dezesseis e setecentos!

- Dezessete e setecentos!"

(Luiz Gonzaga)

https://www.youtube.com/watch?v=B064YfdTpMw

 

 

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Ok, mas essa tensão de 8,9V já foi dada pelo exercício? É possível que esse valor esteja incorreto. O valor da queda de tensão Vce não é fixo para um transistor, ele vai variar conforme os valores de corrente no coletor e na base, e a soma de Vce com a tensão em cima da carga no coletor SEMPRE vai ser igual à tensão fornecida pela fonte.

Valeu Guilherme!! já identifiquei o erro, Vce é 7,9V e não 8,9 kkk...obrigado!!

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Albertowl disse:

kkkkkk, Eu já ia entrar no Fórum para avisar que eu achei o erro kkkkk...Obrigado Paulo!!

 

Valeu Guilherme!! já identifiquei o erro, Vce é 7,9V e não 8,9 kkk...obrigado!!

Ah, menos mal. Eu vi que o cálculo estava errado, mas achei que o valor já tinha sido dado pelo exercício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Albertow.

Mas seu acho (e tenho certeza) , que dificilmente a corrente será a mostrada por você ou mesmo pelo manual.

Explico:

Com esta configuração, a corrente de coletor será HFE vezes a corrente de base. Mas....

1 - O HFE vai depender da corrente de coletor.

2 - O HFE vai depender da temperatura ambiente e da temperatura da junção base-emissor, que por sua vez, depende da corrente de coletor.

3 - As tensões também dependerão da tensão de Vcc. Experimente substituir Vcc por 1,1Vcc, ou 0,9Vcc.

4 - Mesmo no manual, você vai encontrar o valor de Ic como uma AMPLA FAIXA de valores.

5 - Com esses transistores XingLing então, nem podemos pensar em montar um circuito desses, que você apresentou e ele ter o valor de corrente que você escolheu. 

 

Para conhecer o valor da corrente de coletor, você terá que inserir um resistor de emissor. Isso baixa o ganho, mas por outro lado, reduz a instabilidade da corrente de coletor e o valor da corrente de coletor pode ser ESCOLHIDO por você.

Fiz um tutorial, que explica direitinho a polarização e um pouco mais sobre transistores.

Você já mostrou que conhece as equações, então o tutorial pode ser perfeitamente entendido por você.

MOR_AL

transistores para pequenos sinais.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2021 às 18:40, MOR disse:

@Albertow.

Mas seu acho (e tenho certeza) , que dificilmente a corrente será a mostrada por você ou mesmo pelo manual.

Explico:

Com esta configuração, a corrente de coletor será HFE vezes a corrente de base. Mas....

1 - O HFE vai depender da corrente de coletor.

2 - O HFE vai depender da temperatura ambiente e da temperatura da junção base-emissor, que por sua vez, depende da corrente de coletor.

3 - As tensões também dependerão da tensão de Vcc. Experimente substituir Vcc por 1,1Vcc, ou 0,9Vcc.

4 - Mesmo no manual, você vai encontrar o valor de Ic como uma AMPLA FAIXA de valores.

5 - Com esses transistores XingLing então, nem podemos pensar em montar um circuito desses, que você apresentou e ele ter o valor de corrente que você escolheu. 

 

Para conhecer o valor da corrente de coletor, você terá que inserir um resistor de emissor. Isso baixa o ganho, mas por outro lado, reduz a instabilidade da corrente de coletor e o valor da corrente de coletor pode ser ESCOLHIDO por você.

Fiz um tutorial, que explica direitinho a polarização e um pouco mais sobre transistores.

Você já mostrou que conhece as equações, então o tutorial pode ser perfeitamente entendido por você.

MOR_AL

transistores para pequenos sinais.pdf 882 kB · 1 download

 

Em 10/06/2021 às 18:40, MOR disse:

@Albertow.

Mas seu acho (e tenho certeza) , que dificilmente a corrente será a mostrada por você ou mesmo pelo manual.

Explico:

Com esta configuração, a corrente de coletor será HFE vezes a corrente de base. Mas....

1 - O HFE vai depender da corrente de coletor.

2 - O HFE vai depender da temperatura ambiente e da temperatura da junção base-emissor, que por sua vez, depende da corrente de coletor.

3 - As tensões também dependerão da tensão de Vcc. Experimente substituir Vcc por 1,1Vcc, ou 0,9Vcc.

4 - Mesmo no manual, você vai encontrar o valor de Ic como uma AMPLA FAIXA de valores.

5 - Com esses transistores XingLing então, nem podemos pensar em montar um circuito desses, que você apresentou e ele ter o valor de corrente que você escolheu. 

 

Para conhecer o valor da corrente de coletor, você terá que inserir um resistor de emissor. Isso baixa o ganho, mas por outro lado, reduz a instabilidade da corrente de coletor e o valor da corrente de coletor pode ser ESCOLHIDO por você.

Fiz um tutorial, que explica direitinho a polarização e um pouco mais sobre transistores.

Você já mostrou que conhece as equações, então o tutorial pode ser perfeitamente entendido por você.

MOR_AL

transistores para pequenos sinais.pdf 882 kB · 1 download

Valeu pelas dicas, MOR! Vou montar o esquema seguindo o que você falou; acredito que ele pode ficar mais estável, com certeza. Obrigado, mesmo!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...