Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC com comportamento estranho. Fonte? Desempenho baixo - PC reiniciando


Posts recomendados

Boa tarde!

 

Estou com um problema no PC desde o dia 03/06 (quinta passada), onde nao consegui obter solução. Portanto, descreverei de maneira cronologica todos os acontecimentos que eu lembrar.

Tudo começou no dia em que desliguei PC e monitores para o pintor efetuar a pintura do meu quarto. Fiquei um total de 3 dias sem ligar o PC e no dia 03 em questão, ao tentar ligar o PC, o mesmo nao estava dando sinal algum.

Como meu PC ja tinha um certo histórico de as vezes falhar porque as travinhas do meu cooler estavam parcialmente quebradas, nao me preocupei, abri o PC e dei uma geral e ele ligou. Porém, como todo gamer, logo notei que a performance dele estava MUITO abaixo do normal. Deixei como tava e no dia seguinte reiniciei pra ver se voltava ao normal.

 

A partir do relatado acima, nunca mais meu PC voltou a ser o mesmo. Como minha suspeita inicial se dava pelo Cooler do processador, alguns dias depois consegui um emprestado com meu amigo para testar, e o problema persistiu. Em uma das investigações, notei que o processador fica o tempo inteiro trabalhando em apenas 0,79 GHZ, sendo que a velocidade base dele é 2,80. Mesmo stressando o uso do processador abrindo algum jogo, o desempenho se mantem o mesmo.

A partir dai, comecei a suspeitar da fonte com problema de alimentacao aos demais componentes, acontece que ontem passei umas 3 horas na casa de um amigo testando fonte e cooler dele no meu PC e a limitacao de desempenho permanece. porém, no meio dos testes que fizemos na casa dele, quando desabilitamos na BIOS a proteção contra superaquecimento, o processador volta a funcionar acima de 0,79 Ghz, porém, eu nao tinha feito nenhuma alteracao nesse sentido, antes do problema iniciar.

 

Pulei alguns detalhes porque se nao o relato completo ficaria extremamente cansativo de ler, mas realizei outros testes como: testar outro cabo de energia, testar em outras tomadas, alternando a posicao dos pentes de memoria, testando com apenas 1 pente de memoria, desconectando e reconectando TODOS os cabos dentro do gabinete e nada fez o problema desaparecer.

Alguns pontos curiosos: Em algumas das tentativas de ligar, o PC so estava ligando com 1 pente de memoria (qualquer um dos dois pentes, mas num slot especifico), com 2 ele dava Boot mas nada de imagem e ligar os perifericos.

 

As vezes a fonte parecia que "reiniciava", e o comportamento dos coolers ficava aleatorio, desligando e ligando, inclusive o do processador.

 

Aparentemente a fonte possui mal contato no cabo 24 pinos, mas ainda pode ser alguma coincidência derivada de algum outro problema.

 

Alguns minutos atras abri o Valorant e por alguns instantes o desempenho estava favoravel, depois ficou ruim de novo e apos alguns segundos favoravel outra vez.

 

A medida em que forem levantadas suspeitas, vou respondendo e postando coisas que eu vir a lembrar.

 

Setup: i5-8400, 2xDDR4, Fonte Corsair CX500W. Nenhuma peça foi recentemente instalada.

 

Em anexo, frequencia travada do processador em 0,79.

 

Agradeço desde ja a todos que lerem o relato e tentarem de alguma forma ajudar. Pois ja estou surtando com esse misterio.

 

gerenciador.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...