Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolha de peças para atualizar servidor


Ir à solução Resolvido por Micael de Mello,

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

 

Na empresa onde trabalho (escritório contábil) minha chefe está querendo atualizar o servidor, porém ela é totalmente leiga nesse assunto.

 

Hoje temos um i5 de 1ª geração, com 8gb de RAM e um HD de 500gb.

A ideia é melhorar o PC para que não precise mudar durante uns 4 ou 5 anos.

Pensei em montar uma configuração utilizando um Ryzen, porém não tenho conhecimento suficiente para escolher as peças, alguém poderia me ajudar?

Precisamos também de um armazenamento mais rápido, pensei em um SSD ou talvez até um M2, de 500gb, o que recomendam?

 

Pode ser gasto até R$3.000 sendo que já temos o gabinete.

 

Desde já eu agradeço pela ajuda de todos ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Micael de Mello Tarde

 

Qual a principal utilização desse servidor?

Creio eu que existe dados importantes que não podem ser perdidos?

Armazenamento, banco de dados, algum serviço especifico, acesso a internet?

Qual a configuração do switch?

10/100 ou 10/100/1000?

Não faz muito sentido se você tiver uma acesso rápido de disco no servidor se o switch são gargalo "10/100".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@JorgeGus o gabinete é pequeno, grande, te incomoda em algo?

Com o preço que as coisas o gabinete é o item menos importante ainda mais em um servidor.

E você está se preocupando com itens menos importante em um servidor. 

Se você for comprar um servidor da Dell, HP, Lenovo, etc; eles vão te fazer muito mais perguntas.

Sem você responder as perguntas que te fiz eu não consigo te ajudar.

Vou te dar um exemplo para te mostrar que falta de mais informações atrapalha.

Faz de conta que você comprou um barracão uns 30 km longe da cidade e para chegar nesse barracão você precisa pegar uma estrada de terra.

Nesse barracão você abriu uma empresa que fabrica algodão, e você precisa fazer entrega de maneira rápida, e você precisa de um veículo para fazer esse transporte.

Você sai da sua empresa e vai até a cidade e entra em uma concessionária é fala para o vendedor.

"Olá preciso de um veículo rápido para levar minha mercadoria e tenho X reais para gastar".

Então o vendedor te indica uma moto, você olha a moto e fala que é pequeno.

Então o vendedor te mostra um carro esportivo, desses que só tem o banco do motorista e do passageiro.

E você fala que nesse veículo não cabe nada.

Então o vendedor te oferece uma caminhonete.

E você novamente fala, só que se chover meu produto vai estragar.

Então o vendedor te indica um furgão.

E você fala que era esse tipo de veículo que eu precisava.

Você viu que a falta de informação deixa tudo mais demorado.

Se você tivesse falado que você precisava de um veiculo grande, rápido e que fosse coberto o vendedor já ia lhe oferecer o furgão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/06/2021 às 15:54, Edvaldo J. Frederico disse:

@Micael de Mello Tarde

 

Qual a principal utilização desse servidor?

Creio eu que existe dados importantes que não podem ser perdidos?

Armazenamento, banco de dados, algum serviço especifico, acesso a internet?

Qual a configuração do switch?

10/100 ou 10/100/1000?

Não faz muito sentido se você tiver uma acesso rápido de disco no servidor se o switch são gargalo "10/100".

Existe um sistema contábil que fica instalado em um HD no servidor, onde outras 8 pessoas ficam conectadas durante o dia.

O servidor sempre é desligado a noite, então não é ininterrupto.

Também fica nele os dados que todo mundo utiliza, uma pasta com todas as informações dos clientes e tudo mais. É usado basicamente para alocar o sistema contábil + arquivos que o pessoal utiliza.

 

O switch é um 10/100, mas também será trocado para um 10/100/1000, porém não sei se as estações de trabalho tem a placa 10/100/1000.

 

Em 11/06/2021 às 18:05, JorgeGus disse:

Esse computador deve ter uns 10 anos, então do que aproveitar apenas o gabinete, seria melhor comprar logo um computador inteiro novo.

Sim, realmente, a única coisa aproveitável seria o gabinete, que iremos trocar por um mais novo.

 

Em 11/06/2021 às 19:38, Edvaldo J. Frederico disse:

@JorgeGus o gabinete é pequeno, grande, te incomoda em algo?

Com o preço que as coisas o gabinete é o item menos importante ainda mais em um servidor.

E você está se preocupando com itens menos importante em um servidor. 

Se você for comprar um servidor da Dell, HP, Lenovo, etc; eles vão te fazer muito mais perguntas.

Sem você responder as perguntas que te fiz eu não consigo te ajudar.

Vou te dar um exemplo para te mostrar que falta de mais informações atrapalha.

Faz de conta que você comprou um barracão uns 30 km longe da cidade e para chegar nesse barracão você precisa pegar uma estrada de terra.

Nesse barracão você abriu uma empresa que fabrica algodão, e você precisa fazer entrega de maneira rápida, e você precisa de um veículo para fazer esse transporte.

Você sai da sua empresa e vai até a cidade e entra em uma concessionária é fala para o vendedor.

"Olá preciso de um veículo rápido para levar minha mercadoria e tenho X reais para gastar".

Então o vendedor te indica uma moto, você olha a moto e fala que é pequeno.

Então o vendedor te mostra um carro esportivo, desses que só tem o banco do motorista e do passageiro.

E você fala que nesse veículo não cabe nada.

Então o vendedor te oferece uma caminhonete.

E você novamente fala, só que se chover meu produto vai estragar.

Então o vendedor te indica um furgão.

E você fala que era esse tipo de veículo que eu precisava.

Você viu que a falta de informação deixa tudo mais demorado.

Se você tivesse falado que você precisava de um veiculo grande, rápido e que fosse coberto o vendedor já ia lhe oferecer o furgão.

O gabinete será trocado por um novo, nós decidimos isso aqui, já que é o item mais "barato" do kit.

Peço desculpas pela demora, perdi o acesso ao fórum e consegui recuperar minha conta somente hoje.

Meus superiores não querem comprar um servidor propriamente dito, sei que o correto era ter um servidor-torre destas marcas que você disse anteriormente, porém eles tem interesse em comprar um PC mais... "simples", não sei a palavra correta. Doméstico talvez.

 

Eles pensaram no seguinte kit, e queria ver a opinião de vocês sobre:

 

- Ryzen 5 3600X (o processador é a peça que ele está mais em dúvida, entre o 5 3600X ou o 7 3700X)

- 16GB DDR4 3200mhz XPG

- Fonte EVGA 600W 80 Plus White

- SSD Crucial BX500, 480gb ou SSD Kingston NV1 500gb

- Placa-mãe ASRock B450M Steel Legend OU Placa-mãe Asus TUF B450M-Plus

 

Acha que vale a pena, e seria um bom kit? Além disso, o servidor não requer um processamento grande, porém querem trocar as peças para aguentar uns bons anos ainda.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Micael de Mello disse:

Existe um sistema contábil que fica instalado em um HD no servidor, onde outras 8 pessoas ficam conectadas durante o dia.

O servidor sempre é desligado a noite, então não é ininterrupto.

Também fica nele os dados que todo mundo utiliza, uma pasta com todas as informações dos clientes e tudo mais. É usado basicamente para alocar o sistema contábil + arquivos que o pessoal utiliza.

 

O switch é um 10/100, mas também será trocado para um 10/100/1000, porém não sei se as estações de trabalho tem a placa 10/100/1000.

 

Sim, realmente, a única coisa aproveitável seria o gabinete, que iremos trocar por um mais novo.

 

O gabinete será trocado por um novo, nós decidimos isso aqui, já que é o item mais "barato" do kit.

Peço desculpas pela demora, perdi o acesso ao fórum e consegui recuperar minha conta somente hoje.

Meus superiores não querem comprar um servidor propriamente dito, sei que o correto era ter um servidor-torre destas marcas que você disse anteriormente, porém eles tem interesse em comprar um PC mais... "simples", não sei a palavra correta. Doméstico talvez.

 

Eles pensaram no seguinte kit, e queria ver a opinião de vocês sobre:

 

- Ryzen 5 3600X (o processador é a peça que ele está mais em dúvida, entre o 5 3600X ou o 7 3700X)

- 16GB DDR4 3200mhz XPG

- Fonte EVGA 600W 80 Plus White

- SSD Crucial BX500, 480gb ou SSD Kingston NV1 500gb

- Placa-mãe ASRock B450M Steel Legend OU Placa-mãe Asus TUF B450M-Plus

 

Acha que vale a pena, e seria um bom kit? Além disso, o servidor não requer um processamento grande, porém querem trocar as peças para aguentar uns bons anos ainda.

Bom dia, tudo bem?

 

Agora sim 👏🏿👏🏿, sobre processador os modelos que você citou não veja tanta necessidades, porque pelo tanto de pessoas que vão acessar esses arquivos salvo e utilizar esse  programa, não vai existir um uso de processamento muito grande.

Um ryzen 3 3200G da conta do recado

Eu colocaria uma SSD de 240Gb do tipo NVME para o sistema operacional, e colocaria dois SSD de 500Gb do tipo sata operando em Raid 1 (espelhamento) para armazenar os arquivos da empresa.

E após instalar o sistema operacional e instalar os programas, faça um imagem do disco do sistema usando o acronis ou um programa de sua preferência.

E é bom a cada 7 ou 15 dias, manter um backup dos arquivos importante em um HD externo, nunca se sabe!

Se não forem arquivos muito grande você pode até mandar para nuvem.

Vai que cai um raio no servidor e tudo que estiver nele para o brejo.

E sobre trocar os switch por 10/100/1000 é a melhor coisa que você vai fazer, o acesso a rede fica outra coisa.

E sobre os computadores terem a placa de rede neste padrão, mesmo que não tenha, é barato placa de rede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O processador ele quer algo mais "forte" pra caso futuramente venha a ficar mais pesado, ele dê conta.

Sobre os HDs e SSDs ele vai comprar só o SSD/M2 mesmo, porque segundo ele, não precisa de SSD para os arquivos (coisa que eu acho sim, necessária).

 

Sobre as placas eu nem sabia que dava para alterar a do PC em si, vou procurar, muuuito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...