Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Gigabyte GP-P450 é boa?


Posts recomendados

Gente, peguei um kit ryzen 3 3300X + placa-mãe biostar A320MH + cooler gamemax 400 v2 + uma rx 550 2gb por 2300 reais, peguei uma memória ram de 8gb ddr4 2666mhz e um sdd 256gb, minha dúvida é em relação a fonte, tava dando uma olhada nessa fonte e queria saber se ela é uma boa e vai conseguir segurar meu pc dboa, eu já tive problema de pc queimando umas 3 vezes não sei a causa mas sempre deu b.o mas tb as peças eram tudo antigas, agora tô comprando tudo novo e não quero passar por isso dnv ent pfv me ajudem. essa fonte da foto está por 239, não posso gastar muito porque já gastei demais no pc

7A15BE07-E3EB-4F1D-AA94-4B40DA9C4FBE.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XDRZ vou comprar mais um slot de 8gb, os jogos atuais não penso nisso agora porque os preços das placas de vídeo tão um absurdo

@donzmaker eu vi essa da sharkoo mas perguntei a uns youtubers e ngm conhece fonte dessa marca, já ds gigabyte a mw informática já fez vídeo sobre, tem mais reconhecimento e a tec lab tb viu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um modelo asqueroso, independentemente do preço. Note que a minha recomendação irá divergir dos colegas, até porque nossos parâmetros são diferentes. Enfim, vamos pontuar:

  • Fan com rolamento desconhecido da Nanchang Huatuo Industrial, definem como long life sleeve bearing, sem informações sobre a sua qualidade. O melhor é que colocaram um perfil de ventilação extremamente forte, fico imaginando qual é a segurança de um fan desses.
  • Transistores medíocres da Jilin-Sino Microelectronics, explodem em condições de fornecimento normal, não são opções estáveis em ambientes quentes.
  • Hold-up capacitor com rotulação de temperatura baixa, vida útil reduzida, não são opções estáveis em ambientes quentes. Também é mal dimensionado e provém um hold-up time baixo, mas ao menos maior do que 10 milissegundos.
  • Capacitores genéricos na filtragem das saídas, vida útil reduzida, não são opções estáveis em ambientes quentes.
  • Controladores de baixa performance da Champion e da Power Rail, fator de potência baixo, baixa confiabilidade (isso considerando que até mesmo os controladores da On-Bright, que são relativamente melhores e encontrados em fontes de alimentação caras, tais como a CORE REACTOR e a RM apresentam muitas instabilidades durante o chaveamento em frequência reduzida, tendo valores distantes do especificado, produzindo ruído elétrico audível).
  • Proteção contra superaquecimento ausente, não há um resistor para controle dessa proteção (ou ajuste do ventilador com base na temperatura), o monitoring integrated circuit não suporta isso e não implementaram isso por meio do motor driver do fan.
  • Line regulation péssimo em todos os cenários de crossloads, a trilha de 12V fica próxima de ficar baixa demais com cargas elevadas ou alta demais com cargas baixas. Isso considerando que o modelo tem voltage compensation, imagina se não tivesse.
  • Ripple relativamente elevado na trilha de 12V, não é um valor assustador, mas vale a pena mencionar que é bastante desagradável.
  • Transient response horrível, não é algo que esperamos que seja decente em uma fonte de alimentação dessa categoria, mas 3V é um resultado preocupante. Ou melhor, dificilmente consegue chegar em 3V quando há um pico de consumo na trilha de 3,3V. Enquanto isso, a trilha de 12V sofre, mas para conseguir chegar aos 11,8V. Ela chega bem próximo disso no melhor cenário, mas continua sofrível em todos os outros.

Conclusão: se você achar algum elogio nos pontos acima, você pode considerar ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo com capacitor relativamente desconhecido eu iria de VTE ou VTC

20 minutos atrás, Phynsx disse:

É um modelo asqueroso, independentemente do preço. Note que a minha recomendação irá divergir dos colegas, até porque nossos parâmetros são diferentes. Enfim, vamos pontuar:

  • Fan com rolamento desconhecido da Nanchang Huatuo Industrial, definem como long life sleeve bearing, sem informações sobre a sua qualidade. O melhor é que colocaram um perfil de ventilação extremamente forte, fico imaginando qual é a segurança de um fan desses.
  • Transistores medíocres da Jilin-Sino Microelectronics, explodem em condições de fornecimento normal, não são opções estáveis em ambientes quentes.
  • Hold-up capacitor com rotulação de temperatura baixa, vida útil reduzida, não são opções estáveis em ambientes quentes. Também é mal dimensionado e provém um hold-up time baixo, mas ao menos maior do que 10 milissegundos.
  • Capacitores genéricos na filtragem das saídas, vida útil reduzida, não são opções estáveis em ambientes quentes.
  • Controladores de baixa performance da Champion e da Power Rail, fator de potência baixo, baixa confiabilidade (isso considerando que até mesmo os controladores da On-Bright, que são relativamente melhores e encontrados em fontes de alimentação caras, tais como a CORE REACTOR e a RM apresentam muitas instabilidades durante o chaveamento em frequência reduzida, tendo valores distantes do especificado, produzindo ruído elétrico audível).
  • Proteção contra superaquecimento ausente, não há um resistor para controle dessa proteção (ou ajuste do ventilador com base na temperatura), o monitoring integrated circuit não suporta isso e não implementaram isso por meio do motor driver do fan.
  • Line regulation péssimo em todos os cenários de crossloads, a trilha de 12V fica próxima de ficar baixa demais com cargas elevadas ou alta demais com cargas baixas. Isso considerando que o modelo tem voltage compensation, imagina se não tivesse.
  • Ripple relativamente elevado na trilha de 12V, não é um valor assustador, mas vale a pena mencionar que é bastante desagradável.
  • Transient response horrível, não é algo que esperamos de uma fonte de alimentação dessa categoria, mas sério 3V parece uma piada. Ou melhor, dificilmente consegue chegar em 3V quando há um pico de consumo na trilha de 3,3V. Enquanto isso, a trilha de 12V sofre, mas para conseguir chegar aos 11,8V. Ela chega bem próximo disso no melhor cenário, mas continua sofrível em todos os outros.

Conclusão: se você achar algum elogio nos pontos acima, você pode considerar ela.

minha fonte eu monitoro no app da ASUS fica no 12V entre 11.906 e 11.968 isso é normal?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, donzmaker disse:

Mesmo com capacitor relativamente desconhecido eu iria de VTE ou VTC.

 

Capacitores genéricos da Metrotec: nunca passei tanta raiva lendo um datasheet do que quando eu fui tentar ver algo dessa aberração de Chn Cap. É sério, se você não sabe fazer algo direito, não faça. A Yang-Chun Electronics, ao menos, não se deu ao trabalho de ter um site...

 

Capacitores genéricos da Compucase: a Jaye tem um site, com datasheets, sem a parte do data, com os quais você não passa raiva, mas de nada servem.

 

25 minutos atrás, donzmaker disse:

Minha fonte eu monitoro no aplicativo da Asus fica no 12V entre 11,906V e 11,968V isso é normal?

 

Considerando que as medições obtidas em programas ou até mesmo na interface da placa-mãe não são nada apuradas, sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phynsx disse:

 

Capacitores genéricos da Metrotec: nunca passei tanta raiva lendo um datasheet do que quando eu fui tentar ver algo dessa aberração de Chn Cap. É sério, se você não sabe fazer algo direito, não faça. A Yang-Chun Electronics, ao menos, não se deu ao trabalho de ter um site...

 

Capacitores genéricos da Compucase: a Jaye tem um site, com datasheets, sem a parte do data, com os quais você não passa raiva, mas de nada servem.

 

 

 

É estranho que o modelo testado pela Cybenetics pelo menos é um CapXon apesar de ser só 85C. Não é um capacitor que possamos dizer que é ruim certo?

Em relação a VTE testada por um site chamado eteknix de 500W foi o mesmo capacitor encontrado na VTC analisada pela Teclab. 

image-0-compressed-16.jpg

Pelo menos é de 105C

 

Outra VTE de 600 analisada por um site russo é utilizado Elite 420V 85C e no secundário parecem ser todos Elite. Acho que durante algum tempo eles ficaram sem capacitores CapXon ou Elite e resolveram usar essa marca desconhecida

https://compdedovsk.ru/cougar-vte600-cgr-bs-600-600w-power-supply/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, donzmaker disse:

É estranho que o modelo testado pela Cybenetics pelo menos é um Capxon apesar de ser só 85°C. Não é um capacitor que possamos dizer que é ruim certo?

 

Apenas inadequado, devido a baixa rotulação de temperatura, apresentando uma vida útil quatro vezes menor do que um modelo de 105°C.

 

17 minutos atrás, donzmaker disse:

Em relação a VTE testada por um site chamado Eteknix de 500W foi o mesmo capacitor encontrado na VTC analisada pela Teclab.

 

image-0-compressed-16.jpg

 

Pelo menos é de 105°C.

 

Conheço bem... apesar das análises péssimas, as imagens dos componentes são muito boas. Sim, esses são os capacitores da Jaye não aparentam ter fabricação muito boa, mas são bastante comuns no oriente. Houve uma época que placas da Galaxy (atualmente Galax) utilizaram capacitores dessa fabricante. E bom, ao menos é de 105°C, como mencionou.

 

25 minutos atrás, donzmaker disse:

Em outra VTE de 600W analisada por um site russo é utilizado Elite 420V 85°C e no secundário parecem ser todos Elite. Acho que durante algum tempo eles ficaram sem capacitores Capxon ou Elite e resolveram usar essa marca desconhecida.

 

Sim, faz mais de 3 anos que está havendo um problema de estoque de capacitores. Fabricantes populares (produtos bons, custo baixo) como a Chinsan Electronic (Elite) e a Kuan Kun Electronic (Su'scon) são as que mais estão sentindo isso. Fabricantes menos populares (produtos bons, custo alto) como a Nichicon, a Rubycon, a Nippon Chemi-Con e a Panasonic nem tanto. Então, quando você não tem orçamento para ir para uma fabricante com produtos de alto custo, você recorre a fabricantes menos populares e menores, como a Jaye, Foai e outras coisas que até a própria responsável duvida de como são feitas.

 

Não é incomum ver esse tipo de produto duvidoso, mesmo em fontes de alimentação de fabricantes renomadas, ainda mais nesse período atual. Isso é ainda mais comum para a Compucase, porque a lista de componentes disponíveis dela é composta por produtos extremamente novos, o que dá a entender que ela está sempre renovando o estoque.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, caleart disse:

Comprei uma GP 650W da Gamemax por R$310,00, é boa?

 

Receio que eu tenha que lhe dizer que é ainda pior. Veja, a Gigabyte ao menos indicava a presença de um fan com long life sleeve bearing e ao menos tinha ripple dentro do limite permitido, além de eficiência agradável na trilha de standby. O modelo da Gamemax não tem nada disso e ainda tem problemas com o power good signal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Phynsx disse:

 

Receio que eu tenha que lhe dizer que é ainda pior. Veja, a Gigabyte ao menos indicava a presença de um fan com long life sleeve bearing e ao menos tinha ripple dentro do limite permitido, além de eficiência agradável na trilha de standby. O modelo da Gamemax não tem nada disso e ainda tem problemas com o power good signal.

Esses fans sleeve muito complicado. Não acho para vender em lugar algum. Nem hidraulico ou dual bearing.. a não ser aqueles de gabinete de 0.07A ou 0.15A. No caso dois sleeve que analisei na Mancer e na DA500 são de 0.30A, sendo o da Da500 Yate-Loon. Acredito que eles precisam ter uma potência em watts minimamente pelos 0.30A correto? É mt difícil achar fan bom de qualidade para vender com 2 pinos

 

Eles fazem sempre um pequeno barulho da rotação mas no geral sao mt silenciosos. A Gamemax acho que é ruim mesmo, talvez a linha GM possa ser recomendada como 4a ou 5a opção quando não tem nada em estoque e a pessoa precisa de uma fonte urgente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, donzmaker disse:

Esses fans com sleeve bearing são muito complicados. Não acho para vender em lugar algum.

 

Bom, praticamente qualquer fan não modificado da Yate Loon, Hong Hua e Globe Fan, por exemplo, utilizarão sleeve bearing. É o rolamento mais barato, é apenas um mancal sem ranhuras. O equipamento para fazer as ranhuras são bastante caros, então ele se torna bem popular pelo custo reduzido (embora não seja absurdamente significativo para o consumidor final, a depender do volume de compra).

 

4 horas atrás, donzmaker disse:

Nem hydraulic bearing ou double ball bearing...

 

Hydraulic bearing (que é o mesmo do que rifle bearing ou long life sleeve bearing) realmente é bastante difícil de encontrar em unidades não modificadas, pois isto, normalmente, deve ser requerido pelo cliente. Double ball bearing também é tão comum quanto sleeve bearing (talvez um pouco menos, devido ao custo elevado). Imagino que esteja se referindo à dificuldade de achar modelos similares aos utilizados em fontes de alimentação mesmo.

 

4 horas atrás, donzmaker disse:

A não ser aqueles de gabinete de 0,07A ou 0,15A. No caso dos dois sleeve que analisei na Mancer e na DA 500W, são de 0,30A, sendo o da DA 500W Yate Loon. Acredito que eles precisam ter uma potência em watts minimamente pelos 0,30A correto?

 

A corrente consumida pelo fan não é um indicativo de que este é adequado para ser utilizado em uma fonte de alimentação. Um fan com magnetic levitation bearing tem sempre consumo ridiculamente baixo, porque o motor driver é excelente e a potência exigida para mover o motor também é baixa. Modelos baseados em fluid dynamic bearing também, normalmente, têm baixo consumo (principalmente unidades mais caras ou mais modernas ou menos velozes). Ou seja, você pode facilmente ter um fan com corrente de 0,16A que dá conta de uma fonte de alimentação de altíssima potência. Assim como existem fontes de alimentação que apelam para um fan que consome seus 1A.

 

4 horas atrás, donzmaker disse:

É muito difícil achar fan de qualidade para vender com 2 pinos.

 

Realmente não é muito simples encontrá-los amplamente disponíveis mesmo.

 

4 horas atrás, donzmaker disse:

Eles fazem sempre um pequeno barulho da rotação, mas no geral são muito silenciosos.

 

Sleeve bearing dificilmente é muito silencioso, a situação fica incrivelmente ruim quando estão em alta velocidade. O próprio long life sleeve bearing, a depender do design, consegue produzir ruído consideravelmente menor. O maior incômodo para os consumidores, normalmente, são ruídos causados devido ao motor driver de baixa qualidade que vem em fans mais baratos por padrão, como as da Hong Hua (que têm excelente qualidade, mas por padrão são bem limitados para reduzir custos). Você pode verificar isso em unidades da Sea Sonic e da Cooler Master, por exemplo, que não utilizam um motor driver diferente (ou melhor, a Sea Sonic, ao menos, parece ter copiado a Corsair e passado a utilizar um motor driver da Melexis nos seus fans).

 

4 horas atrás, donzmaker disse:

A Gamemax acho que é ruim mesmo, talvez a linha GM possa ser recomendada como 4ª ou 5ª opção quando não tem nada em estoque e a pessoa precisa de uma fonte urgente

 

Não julgo a empresa inteira, são realmente iniciantes no ramo. O que decepciona é a falta de vontade de se mover. Não acataram diversas sugestões da Cybenetics, fizeram uma unidade que não explode... e bom, ela realmente funciona, como toda fonte de alimentação deveria. Agora, modelos realmente competitivos é o que falta para a empresa. Acho que, para ter apenas a GM em estoque, tem de haver um verdadeiro apocalipse. Por mim, eu não recomendaria, mas entendo que outros recomendem, é melhor do que comprar uma KCAS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, caleart disse:

Sinto muito mas acho que você está enganado, marca de fonte de entrada, mas muito boa. TecLab já fez vários testes, vários youtubers experientes recomendam. 

 

Não vou dizer que sou a prova de erros, mas quanto a isso, posso garantir a você que não estou. Leia este comentário que fiz sobre a GP 400W, utilizando dados da Cybenetics. É válido para a GP 650W a partir do momento que utilizam a mesma plataforma. Se quiser ver mais informações, um amigo produziu esta análise sobre a série GM com base em dados da Cybenetics.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...