Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7 4770K para i7 4790K: é trocar seis por meia dúzia?


Posts recomendados

Penso usar um i7 4770k em sistema com RX 570 ou RX 580 em breve, então vi um i7 4790k mais barato que i7 4770k e estou ainda esperando chegar.

Tem muitas coisas a favor do i7 4790k, que vejo que é a temperatura e o overclock.

 

Cheguei a levar em conta que o  i7 4770k para i7 4790k se trata de seis por meia dúzia a depender do sistema, e do chip em si.

Como vejo que chipset B85 não faz overclock, no caso, nessa placa-mãe tem uma opção lá de CPU Clock Ratio. Se a opção funciona e se funciona bem, já é uma outra...

 

O que se perde em relação a um i7 4770k para i7 4790k? Óbvio que se colocar uma placa de vídeo melhor no i7 4770k em comparação ao i7 4790k, este

provavelmente vai apresentar melhores resultados.

Vai ter algum momento crucial que o i7 4790k vai rodar algo que o i7 4770k não? Olhando assim parece o mesmo processador 4c/8t, o i7 4770k clock base é 3.5 Ghz, indo até 3.9 Ghz, já o i7 4790k é 4.0 Ghz e indo até 4.4 Ghz.

Acho o clock do i7 4790k muito interessante, seria interessante se o i7 4770k fosse até 4.5 Ghz ou mais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gonçalo Armando disse:

Vai ter algum momento crucial que o i7 4790k vai rodar algo que o i7 4770k não? Olhando assim parece o mesmo processador 4c/8t, o i7 4770k clock base é 3.5 Ghz, indo até 3.9 Ghz, já o i7 4790k é 4.0 Ghz e indo até 4.4 Ghz.

Acho o clock do i7 4790k muito interessante, seria interessante se o i7 4770k fosse até 4.5 Ghz ou mais.

O 4790K é uma revisão do 4770K.. Ele consertava algumas falhas que o 4770K tinha, mas só olhando testes da época pra lembrar.. De resto, são a mesma coisa..

 

O clock vai fazer diferença em tarefas onde isso seja fundamental, tipo edição de vídeos e coisas similares, que rodem por um tempo maior.. Jogos, zero diferença..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Assim, porque é tenso ter que cancelar o i7 4770k para adquiri o i7 4790k.

Sei não me falho, ele é o melhor processador da plataforma junto com i7 4770k.

Que tipos de falhas que do i7 4770k são essas?

B85M faz overclock? Nem posso colocar o i7 4770k em 4.0 Ghz turbo e 3.7 Ghz em base ou deixar em 4 Ghz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Gonçalo Armando O Core i7 4770K é um Haswell, enquanto o Core i7 4790K é um Devil's Canyon. O primeiro aquecia desnecessariamente por apresentar uma pasta térmica interna de baixa qualidade. No segundo, isso melhorou muito. A regulação de tensão também foi melhorada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As falhas, o @KairanD apontou acima.. Dois testes, de 2014.. A conclusão do Adrena é bem direta..

 

https://www.anandtech.com/show/8227/devils-canyon-review-intel-core-i7-4790k-and-i5-4690k

 

https://adrenaline.com.br/analises/v/27223/analise-intel-core-i7-4790k

 

 

8 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

B85M faz overclock? Nem posso colocar o i7 4770k em 4.0 Ghz turbo e 3.7 Ghz em base ou deixar em 4 Ghz?

B85 não faz OC, mas deve ser capaz de, pelo menos, usar o Turbo Boost da CPU.. Isso se a placa-mãe aguentar.. Nessa época, o drama com placa-mãe, não era tão grande, pois são todos Quad-Core, no máximo.. Não tinha os monstros com 8, 12 núcleos de hoje mas, por serem mais antigos, puxam uma energia boa.. E a placa-mãe, já tem uma certa idade, por ser de quarta geração..

 

Eu, por exemplo, tô rodando um Xeon aqui, que é similar ao 4770 comum.. Esquentado e puxa BEM mais que meu antigo Core i5.. Como o fato de pular de um quad-core puro, pra um 4C / 8T, fez mais diferença que o clock a mais, eu desliguei o Turbo Boost.. Pro meu uso, não faz diferença.. Até tinha feito uns testes, com e sem o Turbo e o consumo de energia compensava a perda de performance..

 

Eu tenho bastante certeza que, a diferença dos dois, não compensa o preço.. Aliás, nem sei se os dois valem o preço que tão pedindo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

4 horas atrás, RS Faria disse:

 

Eu tenho bastante certeza que, a diferença dos dois, não compensa o preço.. Aliás, nem sei se os dois valem o preço que tão pedindo..

Depende do que acha rentável, se quer e pode adquirir. Com certeza que no preço de lançamento era mais caro. E no que vai ser utilizado conta também.

Sobre placas B85, tem uma opção na BIOS cpu clock ratio, está indisponível porque estou com um processador não k, desbloqueado; não sei funciona bem com processador k.

Turbo boost deve ter até em placas mais básicas, H81, não? É coisa que já vem do processador, que digo é aumentar a frequência mesmo. Não se já viu, umas fabricantes liberaram atualização para fazer overclock em placas mais básicas, então a intel não gostou nada e reverteu...

Sobre a questão do overclock, é só vendo se a opção vai ficar disponível.

É algo mais ou menos como essa tela, aqui o processador é um pentium G3258 nesta imagem.

 

image.thumb.png.d8ab38e3b47705049e09e169d91128f1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Exemplo, se colocar o i7 4770k na mesma velocidade stock do i7 4790k vai ter o mesmo desempenho? Quem ver pensa, se trata do mesmo processador, mas com clocks diferentes. A intel costuma fazer isso.

 

@RS Faria Pagou quanto no Xeon? Vi que o Xeon chega ser mais barato que o i7, mas muitos não são achegados ao Xeon.

 

O preço do i7 4770k/I7 4790k variam de 700 e 1000 e pouco, em alguns casos 2000~*.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Gonçalo Armando O i7 4790K tende a alcançar um clock mais alto em situações de overclock, esquentar menos e ter consumo energético ligeiramente mais baixo em clock semelhante. Fora isso, é muito semelhante ao i7 4770K em termos de desempenho na mesma frequência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD No post do adrena, o redator disse que o i7 4790k é "praticamente" um i7 4770k com overclock. Se o i7 4770k tiver gpu melhor, claro que vai ter melhor desempenho, aqui entra o cenário que trabalhar também.

Nos jogos testados o desempenho foi o mesmo, um pouco para lá ou um pouco para cá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Gonçalo Armando Exatamente. Foi o que eu disse: na mesma frequência, ambos terão desempenho praticamente idêntico. Se você pegar um i7 4770K e overclockar para a frequência padrão do i7 4790K, o desempenho será quase o mesmo.

 

A diferença, contudo, evidencia-se quando os chips são overclockados para além desses valores. No overclock, a frequência máxima que você consegue atingir é limitada por dois fatores: tensão (Vcore) e temperatura. O i7 4790K é mais eficiente em ambos.

 

1 hora atrás, Gonçalo Armando disse:

O preço do i7 4770k/I7 4790k variam de 700 e 1000 e pouco, em alguns casos 2000~*.

Por menos de R$ 700,00 dá para comprar um Core i3 10100F novo, na caixa. Por um pouco mais, um Ryzen 5 1600AF.

 

Tem que pesar essa decisão. Pode valer a pena trocar o kit inteiro. Eu já pensei em trocar meu i5 4670K por um i7 4790K e desisti da ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gonçalo Armando disse:

Pagou quanto no Xeon? Vi que o Xeon chega ser mais barato que o i7, mas muitos não são achegados ao Xeon.

 

O preço do i7 4770k/I7 4790k variam de 700 e 1000 e pouco, em alguns casos 2000~*.

Uns 320, com frete, no Ali.. Era pra ser ainda mais barato, mas o dólar tá bem zoado ainda..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Não vale a pena se tiver já uma plataforma. Trocar memórias, placa-mãe é fora de cogitação para uns. 

Só a placa-mãe mais básica da décima geração é quinhentos e pouco e mais as memórias é mais que o valor que pedem em i7 4770k/i7 4790k.

Esse i3 de décima geração é muito superior que os i7 47xx e os i5 46xx? Esse mesmo é também 4c/8t.

 

@KairanD Não cola para mim esse negoço de toda hora trocar de plataforma, troco quando já não tem jeito mais, se o desempenho já está bom e reproduzível, nem mexo. No seu caso pode ser interessante trocar para 4c/8t em jogos que gargalam em quadcores "autênticos". Vai depender o que você utiliza, você também tem também uma p**ta, GTX 1070 Ti. Não sei, posso está por fora, não conheço um jogo que a 1070 Ti ainda mais com 8 GB VRAM não rode bem. Cai bem nas resoluções 720p, 1080p, 1440p e ainda se possível até 4k.

@KairanD E sobre aquela opção lá na placa-mãe B85M? Me parece que tem uma opção para overclock, se vai ficar ativa e funcionar bem se colocar um processador k é outra conversa.

@RS Faria Quanto é i7 4770k/i7 4790k no ali?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Armando

 

Eu pensei que tivesse olhando por lá, pois tá na faixa dos 630 pro 4770K / 750 pro 4790K..

 

De resto, eu penso como o @KairanD.. Tem uma hora que o preço não compensa, pelo menos aqui no BR.. Antes do Xeon, até pensei num Core i7 pois, trocar tudo não tá sendo opção no momento.. E nem usado da China, tá num preço decente.. Aí, achei o Xeon e, honestamente, caiu muito bem, pela metade do preço..

 

Tem um teste aqui, comparando o 4770K, 4790K e 4690K, com CPUs modernas.. Teste do ano passado - https://youtu.be/j9HV9V5nzOc

 

A diferença do dois Core i7 foi maior do que lembrava.. Tão usando uma 2080Ti e um sistema altamente tunado (placa-mãe topo de linha, RAM DDR3 em 2200MHz), então tenha isso em mente.. Como B85 NÃO faz OC e sua placa de vídeo, não será nada de outro mundo, eu diria pra pensar com num Xeon, tipo 1230 V3 ou 1240 V3, se trocar tudo é inviável.. Afinal, num sistema com uma RX 570 ou 580, a placa de vídeo será o maior limitador, num PC com uma CPU dessas..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria E o caso aí do overclock no pentium? A imagem que passei. Foi isso em BIOS anteriores? Tem a menção que diz que Intel não gostou nada que placas básica/intermediárias tivessem opção de overclockar. Se foi removido em todas placas, não sei, aqui ainda aparece algo para subir frequência, mais ou menos como dessa imagem.

@RS Faria Com os preços que pedem dos i7 4ª Geração nem dá para atualizar a plataforma, no máximo ou comprar um placa-mãe, processador ou memórias. Fica difícil.

 

image.png.f00261976b3e756b901f74ad37c8e344.png

Fonte: Terabyteshop

Não está muito diferente em outros lugares.

 

 

@RS Faria Por comprar na china foi taxado? Os preços do ali não são muito diferente dos que se encontra aqui na BR não, antes até podia ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
11 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

Não vale a pena se tiver já uma plataforma. Trocar memórias, placa-mãe é fora de cogitação para uns. 

Só a placa-mãe mais básica da décima geração é quinhentos e pouco e mais as memórias é mais que o valor que pedem em i7 4770k/i7 4790k.

Minha sugestão seria vender o kit atual para levantar um capital para o novo. Você deve ter em mente o seguinte: pegando outro kit, vai estar com itens novos (placa-mãe, memórias e processador), mais confiáveis e menos propensos a falhas, enquanto pegando um i7 4ª Geração, estaria pegando um processador usado - o que, para esse componente, não é um problema - para usar em uma placa-mãe já antiga.

 

Além disso, trocando o kit, terá uma plataforma mais moderna, com um bom tempo de garantia, maior disponibilidade de upgrades e tecnologias atuais (memórias DDR4 e SSDs M.2 NVMe), além de energeticamente mais eficiente.

 

Eu considero fora de cogitação pagar, em um processador usado de 2013, valor mais alto que o referente a um processador atual novo e superior. Infelizmente, esses processadores antigos seguram valores muito altos durante um bom tempo.

 

11 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

Esse i3 de décima geração é muito superior que os i7 47xx e os i5 46xx? Esse mesmo é também 4c/8t.

O Core i3 10100F é muito superior a um i5 4670K, um pouco superior a um i7 4770K e um tiquinho superior a um i7 4790K. Isso considerando as frequências padrão.

 

Tem também o Ryzen 5 1600AF, que é um 6/12, embora tanto ele quanto o i3 sejam ótimas escolhas. O IPC do Ryzen não é tão bom quanto o do i3, mas ele tem um fôlego a mais sobrando para jogos futuros e rodar tarefas no segundo plano (escolheria ele pensando em longevidade).

 

Melhor ainda seria pegar um Core i5 11400F, que pode ser encontrado, novo, pouco acima de R$ 1.000,00, e passa por cima de todos esses outros que citei com um rolo compressor. Se você gosta de longevidade, deveria pensar em uma plataforma nova com esse processador. Ele é absurdamente mais rápido que um Core i7 4790K e vai durar muito tempo. Considerando o preço do i5 11400F, o preço desses Core i7 usados de 4ª Geração é, simplesmente, um assalto.

 

11 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

Não cola para mim esse negoço de toda hora trocar de plataforma, troco quando já não tem jeito mais, se o desempenho já está bom e reproduzível, nem mexo.

Eu penso igual a você, vai por mim. Tanto é que estou com essa minha plataforma de 4ª Geração até hoje. ;)

 

Mas ao mesmo tempo considero o valor que pedem em um i7 4770K ou i7 4790K inviável. Não porque não poderia pagar, mas porque esses chips não valem isso. Por isso mantenho o i5 4670K enquanto der...

 

11 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

No seu caso pode ser interessante trocar para 4c/8t em jogos que gargalam em quadcores "autênticos". Vai depender o que você utiliza, você também tem também uma p**ta, GTX 1070 Ti. Não sei, posso está por fora, não conheço um jogo que a 1070 Ti ainda mais com 8 GB VRAM não rode bem. Cai bem nas resoluções 720p, 1080p, 1440p e ainda se possível até 4k.

Sim, ter hyper threading ajudaria consideravelmente em jogos AAA de mundo aberto. Nos piores cenários, o Core i5 4670K causa stutter porque atinge 100% de uso. Contudo, duas coisas me ajudam: eu uso a resolução 2560x1080p, o que joga mais peso na placa de vídeo, aproveitando-a melhor, e meu monitor tem G-Sync (Freesync), reduzindo o impacto dos drops de FPS.

 

Quanto à GTX 1070Ti, sim, ela ainda é uma excelente placa. Geralmente eu simplesmente abro o jogo e coloco as opções gráficas todas no máximo ou perto disso.

 

11 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

Quanto é i7 4770k/i7 4790k no ali?

Eu diria que R$ 700,00 em um i7 de 4ª Geração usado ainda é muito dinheiro, mesmo que encontre por esse valor. Contudo, se você não quiser trocar de plataforma, acho que vale a pena pegar o Xeon. Inclusive a dica do @RS Faria foi ótima, porque acabei de olhar no AliExpress e o preço do Xeon é bem aceitável. Sempre existe a chance de ser taxado, mas diria que nesse caso ela é baixa. Contudo, você sempre deve estar preparado para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

E o caso aí do overclock no pentium? A imagem que passei. Foi isso em BIOS anteriores? Tem a menção que diz que Intel não gostou nada que placas básica/intermediárias tivessem opção de overclockar. Se foi removido em todas placas, não sei, aqui ainda aparece algo para subir frequência, mais ou menos como dessa imagem.

Mesmo usando essa plataforma há 7 anos, honestamente, não lembro disso.. Que eles mexeram na BIOS, isso fizeram, pois perdi suporte ao XMP, em algum momento.. Se tinha essa possibilidade de OC em placas mais básicas, eu não me lembro.. Mas, uma coisa é um Pentium Dual-Core, outra é um Core i7 Quad-Core com HT..

 

 

10 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

Por comprar na china foi taxado? Os preços do ali não são muito diferente dos que se encontra aqui na BR não, antes até podia ser.

Não.. E foi mais rápido do que imaginava..

 

https://twitter.com/RS_Faria/status/1355588893626785796

 

6 meses atrás, o Xeon mais barato aqui, tavam vendendo por mais de 500 reais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais anda verifique se a sua placa-mãe (LGA1155 ?) tem BIOS com suporte para  Xeon.

 

O Xeon E3-1270 v2 é 4c/8t - 3.5/3.9Ghz custa ~R$ 340,00 (com frete grátis) no Aliexpress, tente arrumar algum cupom de desconto, se não achar nenhum melhor o ALIJUN da R$ 15,00.

 

Um i7-4770 é ~R$600,00 e o i7-4790K ~R$740,00 lá no Aliexpress.

No M.Livre tem o 4770 por R$ 900,00, i7-4790 (sem K) por R$ 965,00 o K é preço de Ryzen 5600X - sem lógica.

 

Teoricamente pode ser taxado (60%) comprando no Aliex, mas comprando só CPU sem cooler é muito raro, o pessoal compra Ryzen 3600 "blister" direto, já que aqui é uns 40% mais caro.

 

Um i3-10100F + placa-mãe H410 ou H510 esta custando ~R$ 1.260,00 que o teste do Gamer Nexus linkado acima mostra ser uns 10% melhor que o 4790K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

7 horas atrás, KairanD disse:

 

Eu diria que R$ 700,00 em um i7 de 4ª Geração usado ainda é muito dinheiro, mesmo que encontre por esse valor. Contudo, se você não quiser trocar de plataforma, acho que vale a pena pegar o Xeon. Inclusive a dica do @RS Faria foi ótima, porque acabei de olhar no AliExpress e o preço do Xeon é bem aceitável. Sempre existe a chance de ser taxado, mas diria que nesse caso ela é baixa. Contudo, você sempre deve estar preparado para isso.

 

R: Os i7 4XXX não vale isso porque são ruins em relação aos novos?

É só lembrar quanto o mesmo custava quando foi lançado, obvialmente não era esse preço. Se tiver com gargalo e a solução simples for a troca de processador da geração, então o porquê querer vender kit para querer ter "%" a mais de quadros. Como cara ali disse, o limitador será a placa de vídeo, então significa que qualquer processador que qualquer o desempenho vai ser mais ou menos o mesmo?

Aqui o tópico nem entra que é para trocar de kit e/ou plataforma, mas sim, se um processador vai ser mais ou menos parecido com outro.

Deixo claro que pago a medida do possível para melhorar, exemplo, inviável trocar de plataforma por esses preços, prefiro 700~900 e resolver logo o problema. 700~900 é o preço de um processador novo também, mas sem placa e memórias. Pode achar um kit por mais ou menos esse valor, mas vai perder na qualidade do processador.

Sobre a sugestão de vender, pode ser uma boa ideia no futuro.

O que considero um assalto são os preços das placas de vídeo, não é apenas quem publica anúncio para vender, é geral, Amazon, aliexpress, ML, etc.

 

 

image.png.c8b34bfc1d2f15b0dd7b9236316ee60f.png

image.png.c316b1b61063c56273634cd41999e957.png

RX 570/580 vão fazer 6 anos e estão perdindo grande foturna, um preço de terreno, preço de ouro, preço de um carro usado e uma fortuna. Isso foi gerado pela crise dos chips e os bitcoins, então reflete nos preços da GPU. Mas vem cá, está tão fácil assim gerar dinheiro do "nada" com os bitcoins? Isso se reflete até em placas mais fracas, incluindo RX 550, GT 1030, placas aqui de entrada, o mínimo do aceitável. Outra observação, placas de 8 GB estão mais cara, se pensar que já vi RX 570/RX 580 a "preço de banana" antes sendo vendidas no aliexpress, ML e cia. 400~800 em relação a tempo atual é preço de banana.

@RS Faria OFF: Não sabia que tinha twitter, pensava que ficava mais nos fóruns e disqus.Tem canal que posta teus vídeos também?

De qualquer forma, ajudaram esclerecer um tanto sobre i7 4770k/i7 4790k, apesar que precisavam um pouco mais de testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

Como cara ali disse, o limitador será a placa de vídeo, então significa que qualquer processador que qualquer o desempenho vai ser mais ou menos o mesmo?

 

É por ai, por isso que que tem pouca grana compra o Xeon E5-2620 V3 - custa ~R$ 250,00 no Aliexpress; e que usado com VGA até a GTX 1650 da pouca diferença para Ryzen 3600, i5 10400... Vide este gráfico:

 

Spoiler

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Então é isso aí...

Depende do contexto para achar o que é um "assalto" em relação a comprar algo. PS4 Standard em lançamento também foi um assalto, mas nem por isso deixaram de comprar, olha que já era hardware considerado obsoleto. 1000 pila é um grana para fazer ou um upgrade na placa-mãe ou comprar um processador, se for os dois provavelmente é um processador de entrada e limitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@RS Faria Você tem o TSX-IN ativado nesse Xeon? Quando abre o CPU-Z aparece lá? Vi dizer que o recurso foi descontinuado, mas no site consta que ainda tem.

Em 15/06/2021 às 14:02, 1lokos disse:

Um i7-4770 é ~R$600,00 e o i7-4790K ~R$740,00 lá no Aliexpress.

No M.Livre tem o 4770 por R$ 900,00, i7-4790 (sem K) por R$ 965,00 o K é preço de Ryzen 5600X - sem lógica.

@1lokos Problema? Comprar só o processador não adianta. O preço pode ser o mesmo do Ryzen 5600X ou ali perto, se o orçamento só pode arcar apenas com um não é parâmetro.

 

@KairanD

Em 15/06/2021 às 07:18, KairanD disse:

Eu diria que R$ 700,00 em um i7 de 4ª Geração usado ainda é muito dinheiro, mesmo que encontre por esse valor. Contudo, se você não quiser trocar de plataforma, acho que vale a pena pegar o Xeon. Inclusive a dica do @RS Faria foi ótima, porque acabei de olhar no AliExpress e o preço do Xeon é bem aceitável. Sempre existe a chance de ser taxado, mas diria que nesse caso ela é baixa. Contudo, você sempre deve estar preparado para isso.

Voltando aqui: Depende o que você considera muito dinheiro. Ao analisar os parâmetros até aqui envolvido R$ 700 é pouco, mesmo economizando ali ou aqui, é dinheiro de um upgrade só. Para se ter uma ideia tem gabinete que custa esses valores e até bem mais. 

Ao economizar ao comprar o processador nessa descrita situação, o dinheiro que sobrasse praticamente não faria falta ou teria arrependimento, a não ser que queira comprar jogo, mas nem todo mundo fica afim ou vê como uma necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria image.png.d57a4c77c362321cf999743f48ef9250.png

 

É esse recurso quando usado que tem aumento de desempenho? É relato que o Emulador de PS3 (RPCS3) tem aumento de até 40%..

Se o app/programa fizer o uso do recurso, do contrário não..

É dito que a Intel discontinuou por razões de segurança e que não é totalmente benéfico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gonçalito_ disse:

É dito que a Intel discontinuou por razões de segurança e que não é totalmente benéfico

Já que tu levantou essa lebre, eu dei uma olhada e isso é um fato.. Na época dos Haswell, já tinham desativado.. Era uma falha à nível de hardware

 

https://www.anandtech.com/show/8376/intel-disables-tsx-instructions-erratum-found-in-haswell-haswelleep-broadwelly

 

 

HOJE, eles continuam desabilitando essa função, em CPUs mais novas.. Isso abaixo é de Junho agora..

 

https://www.gamerevolution.com/guides/685990-intel-tsx-patch-cpus

 

 

As gerações mais novas da Intel (Comet Lake e Ice Lake), já não tem essa instrução, de fábrica.. Pelo que li, seria mais útil pro mercado de servidores, do que pra usuário comum..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...