Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Portas USB da placa-mãe pararam de funcionar após uso em extensão elétrica duvidosa


Axerock

Posts recomendados

Para explicar esse problema, preciso dar detalhes de como tudo aconteceu. Vou tentar não me alongar muito.

 

Este fds peguei um computador na casa de um cliente. A reclamação dele é que o micro estava desligando sozinho. Fui lá, trouxe o gabinete para cá. Após desmonte completo e uma boa geral no micro ele funcionava normalmente. A limpeza incluiu a trocas pastas térmicas, e para adiantar, ao invés de usar a fonte original do cliente (que estava suja e tinha dois capacitores estufados), resolvi trocar e colocar uma minha que fora recém limpa e funcionava normalmente.  Formatei e instalei o windows 10, fiz todas atualizações e configurações, coloquei novamente os arquivos do cliente e em nenhuma vez ele desligou sozinho. Tudo parecia normal e bem.

 

O problema foi quando cheguei na casa do cliente para a entrega. Após uns 5 minutos de micro ligado, ele vai e desliga sozinho. Disse que isso não acontecera antes. Ao ver o local onde o monitor, gabinete e impressora estavam ligados, era uma extensão toda suja, com os três fios ligados em um mesmo benjamim - também todo sujo. O local onde fica o micro é uma garagem, onde fizeram uma loja improvisada. Essa extensão elétrica que comentei foi puxada da casa e presa em um terminal na parede. Resolvi mexer nas tomadas e uma hora saiu uma faísca elétrica do benjamin. Quando o micro ligou e carregou o S.O., o teclado e mouse (usb) não funcionavam mais. Sem ter como fazer login, trouxe o gabinete aqui pra casa e testei no meu teclado e mouse (também usb) e o problema foi o mesmo.

 

Resolvi trocar e colocar uma outra placa-mãe que tinha sobrando aqui. Ao carregar o S.O. na nova placa, conectei meu hd externo pra salvar os arquivos do cliente. Ele foi e desligou sozinho - duas vezes. Mais tarde percebi que o mesmo problema da primeira placa estava agora acontecendo na segunda também. Depois de desligar sozinho duas vezes, o mouse e o teclado Também pararam de funcionar nela. 😡

 

Resumindo a história toda, o que acho que aconteceu: a ligação elétrica deles improvisada estragou minha fonte, e essa fonte estragou duas placas mães que funcionavam (a original deles e a minha). As portas usb não estão mais funcionando direito, o teclado e mouse não funcionam, nas duas placas. Em uma delas ele até carrega um sistema operacional pelo pendrive, mas mesmo assim ambos não funcionam com o SO carregado.

 

Uma coisa maluca dessas nunca aconteceu antes e sinceramente não sei o que fazer. Já separei a fonte para descarte e estou com duas placas cujas portas USB não funcionam direito. Há como reparar isso? 

 

Agradeço qualquer dica,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, .if disse:

Qual? Tente o linuxmint.com. Verifique também alguma configuração qualquer de usb no setup BIOS. Verifique a bateria.

 

O hiren´s boot cd windows 64. Carregou direitinho ao colocar o pendrive na porta usb. Entretanto, nem o mouse nem o teclado usb funcionaram no SO... só o mouse ps/2. 

Já tentei sem a bateria cmos, continua o mesmo. Sem o teclado funcionar, não consigo acessar o setup da BIOS.

Na minha placa que foi danificada, eu tentei até regravar a BIOS com uma versão atualizada da página da asus, mas o problema continua (eu tenho aquele aparelhinho para ler e gravar BIOS).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...