Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conta de usuário "fantasma" - como eliminar?


B612

Posts recomendados

Olá!

No logon de um PC que tenho o Windows 10 aparecem dois usuários, sendo que um deles é "fantasma" (não é mostrado nas contas de usuário). Apenas o outro usuário - que é administrador - permite acesso normal.

 

Gostaria da ajuda dos colegas para conseguir eliminá-lo, pois é degradável sempre ter de mudar para outro usuário e digitar minha senha para entrar no Windows.

 

Aliás, esse "usuário fantasma" é sempre o padrão (O Windows começa mostrando ele), embora não adianta tentar logar, pois sempre dá erro e, como falei, ele nem aparece nas contas do usuário ('José Roberto' é o admin, como mostra a imagem do 'gerenciador do computador' abaixo). Consigo "ver" esse usuário no registro, em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList mas não sei o que posso excluir dali.

 

Alguém já passou por algo parecido? Ou sabe como proceder para voltar a ter apenas o usuário admin nessa situação - em que não adianta tentar eliminar nas Configurações do Windows, pois ele não aparece?

Usuarios.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não funcionou!

 

Inicialmente, a opção "mostrar usuários ocultos" não exibe nada.

 

Usuários visíveis mostra Roberto (o admin) e Defaultuser1. Então eu escondi esse último mas o login continuou da mesma forma!

 

Vejam na primeira figura abaixo como acontece: a tela de login exibe de cara o usuário inválido. Toda vida é preciso mudar para o outro e digitar a senha para entrar. Note que os nomes de usuário são os mesmos (!), mas apenas o admin tem o email válido.

 

O registro (segunda imagem) também NÃO mostra o usuário oculto, mesmo após ter rodado o bat com privilégios de administrador.


O bat é elegante e eficiente, mas imagino que não funcionou no meu caso porque ele trata de contas de usuário reais, que foram configuradas corretamente. No meu caso, estou tentando me livrar de uma conta "fantasma" mesmo, que não aparece pelos meios normais nem foi corretamente constituída :(

 

Se pelo menos eu pudesse fazer esse Defaultuser1 se tornar válido, talvez ele aparecesse normalmente no gerenciador e assim seria fácil eliminá-lo.

Untitled-2.jpg

Untitled-3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O batch foi criado com base neste artigo, tente pelo artigo

Tem este método no Registro

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/09/como-remover-contas-da-tela-de-login-do-windows-10.html

O windows sempre tem o Defaultuser mas não este Defaultuser1, tente renomear ele tirando o número 1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tem o risco de o windows iniciar com a tela preta, vi isso ao pesquisar sobre o problema, tem vários relatos sobre o defaultuser1 ou defaultuser0

Não vi nenhuma solução, todas indicam criar um novo usuário do tipo Administrador e tentar deletar o usuário defaultuser1 que também vi tratar-se de um usuário temporário

Alguns orientam a aguardar uns dias que ele sumirá

 

Sobre criar um novo usuário, você não precisa pois já tem outro usuário

Tem comandos no cmd, abra o cmd como Administrador e digite

net users ou net user, isto irá mostrar os usuários existentes

Se ele aparecer na lista, tente desativá-lo

net user defaultuser1 /Active:no

Se não der certo, esgotei minhas dicas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, colega, também pesquisei pra caramba e não achei nada que resolva. Já estou me acostumando a conviver com essa chatice...

 

Fazer o quê. Acho que vou parar de procurar.

Pode ser que a solução surja desse modo: como quanto a gente procura muito um objeto perdido e, depois que desiste, encontra ele! Quem sabe...

 

Ah, sim, e ao digitar <net users> aparece a tela abaixo. Parece estranho, porque Roberto é admin, não convidado. E a defaultuser1 não loga.

 

 

Untitled-2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para visualizarmos os usuários do Grupo Administradores executamos o comando

net localgroup administradores

 

 

Admin.png

Para adicionar um usuário local ao Grupo de Administradores (serve para os outros Grupos);
net localgroup administradores nome_usuario /add

 

Liste o grupo Confidados e veja se o Roberto está na lista
net localgroup convidados

Se estiver passe ele para o grupo de Administradores, pressione as teclas Windows+r e digite netplwiz, selecione o usuário Roberto e clique em Propriedades, vá na aba Associação de Grupo e marque a opção Administrador, Aplicar e OK

 

netplwiz.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

'Roberto' já aparece como Administrador (net localgroup convidados não mostra ninguém).

Na imagem do gerenciador, abaixo, vejo 6 usuários. Os três primeiros e o último estão desativados.

Defaultuser1 aparece ativo, mas sem ser membro de nada.

Roberto, também ativo, é membro de Administradores e Usuários.

 

Pergunta: seria SEGURO desativar Defaultuser1 pelo gerenciador, deixando ativo apenas Roberto??

 

Untitled-2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, B612 disse:

Pergunta: seria SEGURO desativar Defaultuser1 pelo gerenciador, deixando ativo apenas Roberto??

Não tem como garantir que não terá problemas, eu desativaria mas isso porque mensalmente crio uma imagem do sistema como segurança para qualquer eventualidade

Crie um Ponto de Restauração antes, na pesquisa do windows digite ponto, deverá aparecer a opção Criar Ponto de Restauração

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fiz backup (imagem do sistema) e criei pontos de restauração. Tudo para evitar problemas antes de fazer as alterações.

Felizmente não precisei usá-los... Mas o problema de antes continuou!

 

1-Exclui a conta no Gerenciador do Computador (figuras abaixo): apenas a conta 'Roberto' está ativa.

2-Exclui no registro a chave da conta Defaultuser1, deixando apenas a conta válida (admin).

3-Eclui inclusive na pasta de usuários do Windows, deixando apenas as contas Default, Público e o admin, claro.

 

Nada disso adiantou. Toda vez que inicializo o PC duas contas são exibidas no login, sendo a primeira inválida (não permite acesso)

Eu preciso sempre mudar para a segunda conta (o admin) e digitar a senha para entrar.

 

Gostaria de me livrar dessa conta fantasma e, de preferência, entrar direto, sem senha, já que somente eu uso esse desktop.

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente consegui resolver meu problema - e vou compartilhar a solução aqui no Fórum:

 

- No meu caso, a única coisa que solucionou foi usar o programa Autologon (https://docs.microsoft.com/pt-br/sysinternals/downloads/autologon)

 

Esse pequeno aplicativo (que não precisa de instalação) só precisa ser usado uma vez e pode, então, ser descartado. Ele configura o mecanismo de logon automático do Windows. Em vez de esperar que um usuário insira nome e senha, o Windows usa as credenciais inseridas com o Autologon (que são criptografadas no registro) para fazer logon automaticamente.

 

Todas as tentativas manuais de resolver meu problema falharam; só o Autologon deu certo.

 

Detalhe que ele NÃO ELIMINOU a conta fantasma (fantasmas não são fáceis de se livrar kkk), apenas fez com que o Windows a ignorasse no logon, indo direto para a conta válida. Antes, na inicialização, meu micro parava na 'conta de usuário fantasma', informando que não era uma conta válida (e todas as tentativas que fiz para eliminá-la não funcionaram). Sempre era preciso mudar de conta e digitar a senha para concluir o login.

Espero que essa solução possa ajudar outros colegas em situação parecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...