Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Já posso decretar a morte do SSD xing-ling?


Posts recomendados

Possuo um Netac N930E Pro, nem 6 meses de uso, ainda com 99% de saúde, porém recentemente o Windows andou meio estranho, com processos do próprio SO dando vários picos de uso 100% em sequência na GPU, que logo passaram pro SSD como um câncer. Só percebi isso pois o SO começou a apresentar leves engasgos. Logo verifiquei o que poderia ser, mas o DiskInfo informava que estava tudo normal, mas só para garantir decidi rodar um teste no DiskMark pra atestar a integridade do SSD. No início do teste o programa travou e o Windows deu tela azul com o código "CRITICAL_PROCESS_DIED" e nisso ficou travado, me obrigando a reiniciar manualmente, logo após não ligou mais. Tentei fazer todas as opções de reparo que estavam disponíveis mas nenhuma funcionava. Usei um pendrive bootavel para tentar reparar o sistema também, mas sem sucesso. Tentei formatar para instalar o W10 novamente, porém recebia o erro "0x80070057". Formatei meu HD e instalei o Windows nele pra poder verificar dentro do sistema o que estava acontecendo e para minha surpresa o SSD sequer aparecia no Explorer e depois passou a não aparecer mais na BIOS também. Removi ele e limpei o contato com uma borracha (vai que né?) e agora de uma hora pra outra ele é reconhecido pelo Windows quase que de forma aleatória, mas não consigo acessar seus dados pois o sistema diz que o SSD 'não existe', tampouco formatá-lo. Meu palpite inicial era de que o Windows (se tratando de Windows) tivesse se corrompido e acabou levando o SSD junto pras cucuias, uma raridade, mas também uma possibilidade. Porém agora já nem sei mais o que pensar dada a gravidade do brick que esse maldito deu.

 

Já até comprei outro NVMe pois não poderia ficar sem trabalhar (burrice minha fazer isso sem verificar a placa antes, porém agi na emoção), mas ainda gostaria de saber, já posso decretar a morte desse maldito? Existe alguma outra coisa que poderia tentar fazer antes de mandar pro lixo? Já tentei HD Tune, quando seleciono o SSD o programa fecha. DiskInfo não reconhece. DiskGenius, mesma situação. Verifiquei no gerenciador de dispositivos e ele está habilitado e nenhum aviso é exibido.

Ainda vou tentar acionar o RMA da Netac mas prevejo que deva ser um inferno, ainda mais por não ter representação oficial no Brasil. Quero ver fazerem valer a garantia de '3 anos ou 600TWB' que eles dizem ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não vou te ajudar diretamente. Senti vontade registrar. Coincidentemente agora há pouco no caminho pensei em comprar um ssd pro meu note cujo hd tem + de 5 anos mas na sequência teorizei também em sua vida útil visto que ele tem limite de gravações muito inferior a um hd comum. Como a lei de murph vai me obrigar a comprar um falsificado, ainda estou com pé atrás. Agora ouço você dizer que durou 6 meses ... aff.

Pro post não ficar 100% nulo, a dica que dou é tente algo com o linuxmint.com que tem ferramentas nativas pra hd e tal. Também tente o hiren's boot cd (Google it) com ferramentas a rodo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD NVME tem esse porém, queima com mais facilidade e esquenta mais que o sata, mas para quem quer alta performance ou só tem mais o slot de expansão tem que usá-los. Tenho pen drives, SSD sata e micro SDs da Netac, que por sinal são de excelente qualidade, muito melhor que os goldenfir e weijinto da vida (já queimei 2 sata dessas marcas também), para mim dos chineses só compro Netac e Maxsun que são as marcas que já usei e nunca tive problemas.

Tenho conhecidos que compraram SSDs NVME da ASGARD, com 3500 MB/S de 1 TB, e advinha, queimou, quando queimaram os meus baratinhos sata tive vontade gritar um monte de palavrões, imagina perder um NVME caro desses.

Segundo este vídeo, os NVME provavelmente são mais sensíveis mesmo:

 

O SSD que você comprou tem garantia, mande para eles, se não der certo divulgue para comunidade hardware saber como é o tratamento do fabricante, sendo positivo ou negativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se não reconhece o SMART pode ser que ele esteja com defeito mesmo.

 

Netac não é uma marca ruim, mas discos baseados em NAND podem dar defeitos a qualquer momento. Eu já tive conhecidos que tiveram SSDs Kingston e pararam de funcionar com menos de 1 ano, a vantagem é que a garantia foi relativamente fácil.

 

Agora os NVME também são mais sensíveis a estática, descargas, etc. Por exemplo, em desktops que não possuem aterramento, já vi problemas ocorrem não por causa do SSD, mas da instalação elétrica mesmo.

 

O TBW é uma medida para escolher um SSD, mas ele não limita que ele vai dar apenas defeito com essa utilização.

 

Eu pessoalmente não fiz esse uso, mas tenho um colega que tem SSDs chineses de 1TB com mais de 2 anos sem problemas, mas ele usa o recurso de "overprovisioning" de 20% para manter a velocidade e maior vida útil deles. É verdade que reduz a capacidade, mas durando mais é sempre bom. O problema é que muitos desses SSDs não possuem o software de gerenciamento que mostra essa condições, no caso dele ele achou um programa de outro SSD que aceitava ler pois utilizava o mesmo chipset.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então gente, peço desculpas pela falta de atualizações, mas aqui estou pra contar o que fiz desde então.

 

Primeiramente, já comprei outro SSD (um MP600) aqui no Brasil mesmo pra não correr o risco de ter dor de cabeça por garantia e tive que trocar as memórias do meu PC também, já que provavelmente poderiam ser as culpadas pelo BO que deu no SSD (são duas Asgard Loki W2, chinesas também, troquei por duas XPG D41).

 

Sobre o Netac, no site deles em inglês informações de contato é quase inexistente, há apenas alguns emails. Como comprei na loja oficial deles no Aliexpress, entrei em contato por lá mesmo. Durante todos esses dias venho tentando esclarecer as coisas, mas a comunicação parece ser meio complicada. Me pediram diversas capturas de tela da BIOS, Crystaldiak Info e para tentar formatar pelo DiskGenius. Como minhas fotos não mostravam o SSD conectado no PC, pediram para confirmar que a minha placa suportava NVMe, algo que, sério, jurei que estavam tentando me fazer de trouxa. A partir daí eu já enchi o saco e engrossei o tom, disse que o SSD está com problema e o PC não reconhece e que dependo dele para trabalhar e novamente perguntei sobre garantia de 3 anos. A resposta que tive até então foi de que eu deveria mandar o SSD para eles na China (pagando o frete, que disseram ser barato) que eles mandariam um novo para mim com o frete para o Brasil sendo pago por eles.

 

O problema é que nem sei se vou fazer isso mesmo, já que não faço a mínima ideia do quanto vai custar esse frete e tenho receio de enviar um aparelho cheio de arquivos pessoais e até confidenciais de alguns trabalhos meus, não confio em chinês nem ferrando. Por mais que o SSD tenha 'ido pras cucuias', acredito que os dados ainda estejam intactos nos chips de memória por ser algo característico deste tipo de defeito (Panic Lock).

 

Esqueci de mencionar, mas toda a comunicação com a loja é feita em inglês, mas ao menos o inglês deles não é podre igual o de alguns vendedores no Aliexpress.

Screenshot_20210621-062219_AliExpress.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte pode ser a causa dos problemas? Tenho um SSD Netac há 2 anos e não apresentou problemas e nem telas azuis.

 

Acho que foi uma boa ideia trocar as memorias xing-ling. Comprei uma Versaki DDR4 há 2 anos e não apresentou erros no Memtest86. Fiz o mesmo teste esse mês e apresentou 2200 erros (mas uso normalmente, pois não uso para jogo). Não dá telas azuis, porém....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2021 às 14:11, engfabio disse:

A fonte pode ser a causa dos problemas? Tenho um SSD Netac há 2 anos e não apresentou problemas e nem telas azuis.

 

Acho que foi uma boa ideia trocar as memorias xing-ling. Comprei uma Versaki DDR4 há 2 anos e não apresentou erros no Memtest86. Fiz o mesmo teste esse mês e apresentou 2200 erros (mas uso normalmente, pois não uso para jogo). Não dá telas azuis, porém....

Acho muito improvável ser a fonte, além de ser uma Seasonic, ela está super dimensionada para o meu setup, no caso, 700W para um consumo de cerca de 500W.

 

Não acho que o Netac tenha sido o culpado pelo problema, muito provavelmente foram as memórias que deram alguma incompatibilidade com a minha placa/processador mesmo. Elas não apresentavam nenhum erro em qualquer teste que eu fazia, porém sempre achei estranho elas não subirem sequer 200mhz de overclock que o PC nem ligava, se subisse 50mhz já dava uma porrada de erros. Até então com as XPGs não tive nenhum problema e subi 200mhz nelas sem nem precisar alterar timings ou tensão, só com o XMP ligado mesmo. O culpado pelas incompatibilidades nas memórias da Asgard provavelmente foram os chips dela, que não eram Micron, Samsung, Nanya ou SK Hynix, mas sim ChangXin. Já vi vários relatos recentes dessas memórias parando de funcionar com meses de uso, vai saber se as minhas já não estavam morrendo (o que duvido muito, já que seria mais provável que parassem do nada). De qualquer forma, já vendi elas e tomara que o próximo dono tenha mais sorte do que eu.

 

Vou deixar aqui uma informação importante pra quem pensa em adquirir peças de hardware da China. Apesar de serem ofertados com garantia, as empresas NÃO PAGAM O ENVIO PRA LÁ. Ou seja, a garantia que oferecem é a mesma coisa que nada.

 

Fui na agência dos Correios hoje verificar quanto ficaria pra enviar um pacote de meros 12x6x2 com nem 120g pra China e pasmem, 380 REAIS. Mais da metade do preço do produto. Um dinheiro que nunca mais verei depois assim como aquele que gastei no SSD. Não compensa mandar pra lá nem se for pra revender o novo que enviarem, ainda vou ficar no prejuízo.

 

Comprar na China é loteria pura, aprendi isso da pior maneira e depois dessa nunca mais compro peças chinesas. O dinheiro economizado pode não valer tanto a pena assim pra dor de cabeça que possa vir a ter depois. É o famoso "o barato que sai caro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

A China vai continuar mandando no mundo e todos ficarão calados enquanto fizermos compra com eles. Se pararem de comprar coisa da China, ela acaba! Mas não é tão fácil. As coisas de lá ficam mais baratas que as daqui (e não são apenas R$10). O primeiro a ter que aprender isso sou eu. Vivia comprando as coisa xing-ling do AliExpress. Tento evitar, mas quando compro aqui mais caro, o produto é o mesmo!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...