Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade de placa-mãe com SSD M2 NVMe


Posts recomendados

Olá! Estou pesquisando sobre SSDs M2 com processamento NVMe e queria saber se minha placa-mãe é compatível com a tecnologia, sem gerar gargalo... Dei uma pesquisada na página da fabricante, mas ainda não estou seguro sobre as infos que encontrei. Se puderem dar uma confirmada ai pra mim, agradeço!

Minha placa: ASUS ROG STRIX Z270H GAMING
https://rog.asus.com/motherboards/rog-strix/rog-strix-z270h-gaming-model/spec

Captura de tela 2021-06-15 200037.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você só precisa usar um SSD dos tipos compatíveis, segue as especificações:

 

Citação

1 x M.2 Soquete 3, com M key, type 2242/2260/2280/22110 (SATA & PCIE 3.0 x 4)
1 x M.2 Soquete 3, com M key, type 2242/2260/2280 (PCIE 3.0 x 4)

 

O tipo mais comum no mercado é o 2280.

 

No modo PCI-Express 3.0 x4, a velocidade máxima teórica suportada é por volta dos 4000MB/s. Se usar SSDs mais rápidos que isso, o "gargalo" será certo, mas os modelos com essas velocidades são muito mais caros que os de 3000MB/s, por exemplo. SSDs que funcionam via SATA estão limitados pela velocidade teórica do padrão SATA III (768MB/s), mas a maioria desses SSDs possuem velocidades por volta dos 500MB/s, então é fácil identificar.

 

Lembrando que essas são velocidades máximas de leitura e escrita sequencial. Em uso comum, onde você vai depender mais da velocidade de acesso aleatório (que é bem mais baixa), vai existir pouca diferença prática entre um SSD barato e um muito caro, isso devido principalmente à latência gerada por limitações técnicas ainda existentes. O principal diferencial de um SSD mais caro é a vida útil e a confiabilidade que ele vai oferecer em comparação a um SSD barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Você só precisa usar um SSD dos tipos compatíveis, segue as especificações:

 

 

O tipo mais comum no mercado é o 2280.

 

No modo PCI-Express 3.0 x4, a velocidade máxima teórica suportada é por volta dos 4000MB/s. Se usar SSDs mais rápidos que isso, o "gargalo" será certo, mas os modelos com essas velocidades são muito mais caros que os de 3000MB/s, por exemplo. SSDs que funcionam via SATA estão limitados pela velocidade teórica do padrão SATA III (768MB/s), mas a maioria desses SSDs possuem velocidades por volta dos 500MB/s, então é fácil identificar.

 

Lembrando que essas são velocidades máximas de leitura e escrita sequencial. Em uso comum, onde você vai depender mais da velocidade de acesso aleatório (que é bem mais baixa), vai existir pouca diferença prática entre um SSD barato e um muito caro, isso devido principalmente à latência gerada por limitações técnicas ainda existentes. O principal diferencial de um SSD mais caro é a vida útil e a confiabilidade que ele vai oferecer em comparação a um SSD barato.

Perfeito! No caso, eu poderia (por exemplo) pegar um SSD WD Black SN750, 500GB, M.2, NVMe, Leitura 3430MB/s, Gravação 2600MB/s - WDS500G3X0C, sem problemas? Só double checking. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lucas Moret de Oliveira disse:

Perfeito! No caso, eu poderia (por exemplo) pegar um SSD WD Black SN750, 500GB, M.2, NVMe, Leitura 3430MB/s, Gravação 2600MB/s - WDS500G3X0C, sem problemas? Só double checking. Obrigado!

Pode sim, é perfeitamente compatível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...