Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor forma de adaptar um motor 12 V CC para 220 V CA


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Olá! Comprei um mini compressor da Tramontina, com a intenção de ligá-lo na tomada de casa, mas ele é para ser usado no acendedor de cigarros do carro. Resolvi, ao invés de devolvê-lo, tentar adaptar para o meu propósito. Comprei uma fonte chaveada de 12 V e 10 A, fiz as ligações do compressor com a fonte e desta para a tomada, mas o motor do compressor fica apenas pulsando, sem completar uma volta completa, como se não "desse partida". Qual seria a forma mais barata/simples de fazer essa adaptação do compressor? As especificações dele são: 12 V; 4,5 A; 50 W.

Captura de tela 2021-06-17 211847.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A corrente de partida é 8x a nominal e a fonte não suporta. O que quer fazer não é viável, uma bateria automotiva consegue fornecer dezenas de amperes e construir uma fonte assim sai o preço de um mini-compressor novo 220 V. Ligar o compressor no carro é a solução mais prática.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu suspeito que você vai ter de mostrar as entranhas do seu compressor...

 

Provavelmente você já sabe da opinião mais comum: sua fonte de 10A não estão dando conta da corrente de pico.

 

Começo a imaginar se, sem importar as entranhas, não seria possível um circuito com capacitor encarregado da partida. Mas aí tinha de ver também que outros momentos de corrente de pico poderão aparecer, para além da partida.

 

Update

 

24 minutos atrás, Ricardov disse:

A corrente de partida é 8x a nominal e a fonte não suporta.

 

8 × 4,5 = 4 × 2 × 4,5 = 4 × 9 = 36A

 

24 minutos atrás, Ricardov disse:

Ligar o compressor no carro é a solução mais prática.

 

Concordo plenamente.

 

Agora, para o interesse investigativo do fórum, não jogo fora a imaginação de um circuito mais barato, que dê conta dos picos e fique entre a fonte de 10A e o "exigente" mini-compressor.

 

Talvez, ao invés de capacitores incomuns, um pack de baterias "apagador de incêndio".

 

É, também não ficaria barato...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Claudir Becher 2 considerações, a corrente desse tipo de compressor pode passar de 20A, no mínimo ai seria uma fonte de 12V 30A pra ligar ele com alguma folga, acho mais fácil comprar uma bateria de parafusadeira e ligar o compressor nela, ou uma bateria de nobreak, pode aproveitar a fonte de 12V, ajustar pra 13~14V e usar pra carregar a bateria..

 

Esse tipo de compressor não tem lubrificação ou arrefecimento e portanto esquenta muito a ponto de fundir o pistão se ficar ligado por mais de 10 ou 15 minutos, se ler o manual vai ver que o recomendado é 8 a 10 minutos de operação continua, e pra isso a carga da bateria deve dar conta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ricardov , eu estava pensando em LiPo. Como "mediador". Mas fica caro e complica.

 

Quem sabe ainda se possa tirar alguma coisa de capacitores...

 

28 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Eu suspeito que você vai ter de mostrar as entranhas do seu compressor...

 

@Claudir Becher , se você descobrisse dentro dele um motor universal, por exemplo,  com algum "flexibilizante" de ligação, então o tópico ganharia possibilidades.

 

Se você quer uma solução rápida e segura (firme), o melhor é devolver, se possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
26 minutos atrás, F4b10 disse:

acho mais fácil comprar uma bateria de parafusadeira e ligar o compressor nela

 

Boa!

 

26 minutos atrás, F4b10 disse:

pode aproveitar a fonte de 12V, ajustar pra 13~14V e usar pra carregar a bateria

 

A ideia que eu estava tentando trazer seria, além disso, ter a fonte como provedora padrão da corrente nominal, durante o maior tempo de operação; com pouco consumo total de bateria.

 

Entendi que o autor do tópico busca "utilizar" as tomadas.

 

26 minutos atrás, F4b10 disse:

se ler o manual vai ver que o recomendado é 8 a 10 minutos de operação continua

 

Deveria ter timer e/ou proteção contra alta temperatura, então.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Ricardov disse:

Ligar o compressor no carro é a solução mais prática.

@Ricardov o problema é que não tenho carro.

 

51 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Eu suspeito que você vai ter de mostrar as entranhas do seu compressor...

@alexandre.mbm amanhã vou tirar fotos do motor e posto aqui.

 

26 minutos atrás, F4b10 disse:

@Claudir Becher[...] acho mais fácil comprar uma bateria de parafusadeira e ligar o compressor nela, ou uma bateria de nobreak, pode aproveitar a fonte de 12V, ajustar pra 13~14V e usar pra carregar a bateria..

 

Esse tipo de compressor não tem lubrificação ou arrefecimento e portanto esquenta muito a ponto de fundir o pistão se ficar ligado por mais de 10 ou 15 minutos, se ler o manual vai ver que o recomendado é 8 a 10 minutos de operação continua, e pra isso a carga da bateria deve dar conta.

@F4b10 obrigado pela sugestão. No manual realmente está essa recomendação quanto ao tempo de uso contínuo.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, lucas35 disse:

Da pra conseguir uma por 5 reais no ferro velho e sem complicação 😂😂😂😂

 

Depois tem o custo de pesquisar, consertar e adaptar — é necessário fazer constar.

 

5 minutos atrás, Claudir Becher disse:

@Ricardov o problema é que não tenho carro.

 

E bateria de chumbo-ácido avulsa é trambolho; pesado e perigoso.

 

6 minutos atrás, Claudir Becher disse:

@alexandre.mbm amanhã vou tirar fotos do motor e posto aqui.

 

Etiquetas, códigos e dimensões importam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 horas atrás, Claudir Becher disse:

Comprei um mini compressor da Tramontina, com a intenção de ligá-lo na tomada de casa

Qual é o objetivo disso? 

Esse treco além de barulhento demora uma eternidade pra encher um pneu... 

 

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Eu suspeito que você vai ter de mostrar as entranhas do seu compressor...

Nem precisa, é um motor comum. 

Em aberto a corrente dele realmente é de 4,5A em 12V. 

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Deveria ter timer e/ou proteção contra alta temperatura, então.

Kkkkkkk! Já viu algum produto chinês ter proteção de alguma coisa? 

Outro dia explodi uma câmera de ar de carrinho de mão com esse negócio! 

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Se você quer uma solução rápida e segura (firme), o melhor é devolver, se possível.

Também acho. 

Aí da pra ir num ferro velho e comprar um motor (que ainda funciona) de geladeira velha, é silencioso, funciona direto na tomada e enche o pneu mais rápido! 

2 horas atrás, lucas35 disse:

É só usar uma fonte ATX, aquela de computador, funciona de boa. Eu uso assim.

Será?! 

O meu compressor desse apanhava numa fonte com trafo comum de 10A.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Renato.88 disse:

O meu compressor desse apanhava numa fonte com trafo comum de 10A.

 

Não entendi.

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Nem precisa [abrir pra olhar], é um motor comum. 

 

"Motor-comum" é tão guarda-chuva que pra mim não significou nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não entendi.

 

Fonte linear, não chaveada. 

Quando pegava pressão no pneu o motor ficava querendo parar. 

 

51 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Motor-comum" é tão guarda-chuva que pra mim não significou nada.

https://www.google.com/search?q=motor+12V&também=isch&chips=q:motor+12v,online_chips:motor+elétrico+12v:884s-zMEHX0%3D&client=ms-android-samsung-gj-rev1&prmd=sivn&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiB_cXewKDxAhUru5UCHQXWArgQ4lYoAXoECAEQBw&biw=360&bih=648

 

Igual esses aí da foto, a diferença é que tem junto uma engrenagem com uma biela e um pistão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Renato.88 , existem vários motores DC que funcionam em 12V, de tamanhos e correntes diferenciados.

 

Nessa listagem do Google Imagens tem motores de 65 a 400 Watts, por exemplo.

 

A respeito do motor sem potência, "sofrendo" na fonte linear: e o trafo não fedia?! Aliás, o que a fonte tinha de especial que não morria?

 

Minha curiosidade maior neste tópico é por um motor universal que possa funcionar em AC. Noutros tópicos já foi afirmada (mas não comprovada) a possibilidade de se dirigir motores universais em AC apenas "dosando"-se a potência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Renato.88 disse:
10 horas atrás, lucas35 disse:

Será?! 

O meu compressor desse apanhava numa fonte com trafo comum de 10A.

 

Sim, eu uso uma fonte atx em um compressor desse, uso para encher os pneus da bicicleta 😂 

Até que não parece mas esse compressor usa corrente acima dos 10A

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é o motor. Tem 5 cm.

WhatsApp Image 2021-06-18 at 13.38.21.jpeg

WhatsApp Image 2021-06-18 at 13.38.20 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-06-18 at 13.38.20.jpeg

WhatsApp Image 2021-06-18 at 13.38.19.jpeg

13 horas atrás, Renato.88 disse:

Qual é o objetivo disso? 

[...]

Aí da pra ir num ferro velho e comprar um motor (que ainda funciona) de geladeira velha, é silencioso, funciona direto na tomada e enche o pneu mais rápido! 

@Renato.88 meu objetivo é encher pneus de bicicleta. Gostei da ideia do compressor de geladeira; se não tiver sucesso com este, vou investir nela.

 

7 horas atrás, .if disse:

Ligue uma lâmpada 12V em série com o motor sem carga e em paralelo com esta um interruptor. Ele deve começar a girar lento. Em seguida ligue o interruptor.

@.if vou tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Nessa listagem do Google Imagens tem motores de 65 a 400 Watts, por exemplo

Porém a maioria deles são todos iguais, e a potência já tinha sido específicada antes. 

10 horas atrás, alexandre.mbm disse:

A respeito do motor sem potência, "sofrendo" na fonte linear: e o trafo não fedia?! Aliás, o que a fonte tinha de especial que não morria?

Ah sim, se largasse o motor travando lá com certeza iria queimar, mas eu sempre desligava antes disso. 

10 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Minha curiosidade maior neste tópico é por um motor universal que possa funcionar em AC. Noutros tópicos já foi afirmada (mas não comprovada) a possibilidade de se dirigir motores universais em AC apenas "dosando"-se a potência.

Em ac entra aquele motor sem imas e que também funciona em dc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Minha curiosidade maior neste tópico é por um motor universal que possa funcionar em AC. Noutros tópicos já foi afirmada (mas não comprovada) a possibilidade de se dirigir motores universais em AC apenas "dosando"-se a potência.

Motor universal é um motor com montagem semelhante ao DC comum onde a bobina do campo é ligada em série com a armadura. Com esta montagem campo e armadura estão sempre se repelindo independente da senoide estar no semiciclo positivo ou negativo. A denominação universal se deve a essa particularidade de funcionar com AC e DC e manter sempre o mesmo sentido de rotação. Para inversão da rotação somente se inverter a ligação do campo em relação a armadura.

Notem que a corrente que passa pela armadura e campo é sempre a mesma. A exemplo da motor DC comum a tensão de armadura também é proporcional a rotação, então na velocidade mais alta fica pouca tensão no campo e por consequência se tem menos torque. De forma inversa, na baixa rotação a armadura tem pouca tensão e por consequência a do campo fica muito elevada proporcionando um torque muito elevado.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Renato.88 disse:

a potência já tinha sido específicada antes

 

Tramontina 12V 50W (300 PSI)

 

@Claudir Becher , a informacão que as fotos nos trazem:

 

– Motor DC 12V do tipo RS-540

 

Existem vários fabricantes, cada um com suas especificações e datasheets. Mas o que mais importa já temos: realmente trata-se de um motor escovado (brushed) de parafusadeira. 

 

O que já rolou em tópicos sobre "converter parafusadeiras" deve ser lido. Eu, particularmente, não tenho o que acrescentar, infelizmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado pelas dicas de todos! Resolvi seguir o conselho do @Renato.88 e adaptar um compressor de geladeira para o meu propósito - já encontrei aqui no ferro velho por 100 reais. Há vários vídeos no Youtube sobre isso e de fato eu não teria que fazer qualquer alteração na parte elétrica, que não é o meu forte, e não me pareceu vantajoso neste caso, pois o mini compressor realmente é muito mais barulhento e menos potente que o compressor de geladeira. Infelizmente não tem como eu devolvê-lo, já que já violei a garantia, mas vou aproveitar a sua mangueira com o manômetro embutido.

 

Valeu, galera! Vocês são feras.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...