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placa-mãe AM4 modelo ?, Chipset A320, com processador AMD Athlon 3000G


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Ola pessoal,

 

recentemente comprei um computador novo pela internet, no site de uma conhecida loja de varejo. Um gabinete montado com a seguinte configuração:

☑️ AMD Athlon 3000G
☑️ placa-mãe AM4

❓ Modelo:

☑️ Chipset A320

☑️ Memória RAM 8Gb DDR4

☑️ HD de 1Tb, que veio com Linux Mint instalado

☑️ Placa de vídeo integrada VEGA 3

A única adição que fiz nessa máquina foi colocar meu SSD de 240Gb que uso para o Windows 10.

Ocorre que eu tenho observado umas coisas curiosas aqui. De pronto identifiquei que as conexões de áudio frontais não estão funcionando. No dia 01 de junho, não notei, mas ocorreu um erro de hardware (live kernel event 144). Erro, este, que só fui tomar ciência tempo depois quando tive de acessar a área de Relatórios de Erros do Windows 10. Isso devido a esses dias ter ocorrido os seguintes sintomas aqui:

 

⚠️ Estou vendo um vídeo no YouTube, por exemplo, o som some e o vídeo da uma falha mas continua rodando. Se eu paro o vídeo e escolho algum ponto dele o som volta.

⚠️ Estava eu outro dia, jogando o GTA San Andreas, um dos pouquíssimos jogos que faço uso por aqui e do nada o som sumiu. Pensei ser problema do jogo que, é antigo, a versão que tenho a bastante tempo é a 1.1 e mesmo no meu outro PC, que é um AMD apresentava falhas no Windows 10 do tipo, congelamento de tela ou fechar-se sozinho do nada. Aqui uso veículos modificados.

⚠️ Na virada do dia 15 para o dia 16 (agora), enquanto eu gravava um vídeo para o meu canal pelo OBS Studio, onde estava capturando a tela e meu microfone (que é novo), o computador começou a congelar do nada. Ele foi congelando aos poucos até chegar ao ponto de travar e eu ter que reiniciar o mesmo pelo botão power, pois não achei (ainda) botão reset nesse gabinete.

⚠️ Após restabelecido o sistema fui logo olhar o Relatório de Erros do Windows e, como eu suspeitava, tinha dois erros de hardware novos.

⚠️ Segui usando o computador. Desisti, por hora, fazer o vídeo que estava gravando. Dai eu observei que do nada o ícone do microfone começou a piscar na system tray. Coincidentemente eu estava vendo um vídeo, que apresentou a mesma falha aqui relatada. Imediatamente fui nos Dispositivos de Áudio, na parte de Dispositivos de Gravação e observei que o microfone estava como se estivesse sendo conectado e desconectado. Isso sem eu nem triscar em nada.

⚠️ O microfone que uso aqui é novo, próprio para PC, da marca Tomate e funciona muito bem. Pois tenho dois aqui e estão perfeitamente funcionais no outro PC que tenho aqui.

⚠️ Meu computador, que é novo, só veio com o sistema de refrigeração "básico", ou seja o cooler do processador nada mais.

⚠️ A placa-mãe, cujo a marca desconheço, é uma AM4, destas compactas. A única coisa que sei é o chipset informado no anúncio, que é o A320. Fora isso não sei mais nada. Pois nenhum programa que informa o hardware, aparece qual é o fabricante e o modelo.

  • CPUZ
  • Speccy
  • AIDA 64
  • DXDiag

 

⚠️ O gabinete é preto tipo torre, médio, mas com bastante espaço interno e boa ventilação. Ainda não tive condições de colocar mais Air-cooler. Pretendo colocar aquelas RGB futuramente.

⚠️ No momento, quando sito que ele está um pouquinho mais quente (sei que AMD é meio esquentadinho, pois uso AMD a muito, muito, muito tempo) eu ligo um ventilador que tenho aqui posicionado a frente de onde está o gabinete.

⚠️ O gabinete está sobre uma mesa, longe de paredes, cantos, fora de baia e no rumo de uma enorme janela. Então é bem ventilado o local.

⚠️ Estou aguardando retorno de quem me vendeu sobre o que fazer, mas até o momento não me retornam.

⚠️ Pelo fato desse computador ter vindo, apenas, com um HD de 1Tb. A única coisa que fiz foi adicionar meu SSD de 240Gb onde está alocado para o Windows 10.

 

🧐 Nesse tempo estou tentando entender o que pode estar acontecendo aqui.

 

✅ Foi feita uma instalação limpa do Windows 10 no SSD

✅ Os drivers foram reconhecidos automaticamente pelo Windows 10

✅ Apenas o driver da IGPU Vega 3 que eu fui no site da AMD e instalei o driver proprietário

✅ No mais o Windows reconheceu e instalou o resto

 

🧐 Pesquisando mais a fundo sobre qual seria o modelo dessa placa-mãe, para saber sobre drivers, não encontrei nada concreto. Apenas a possibilidade de ser uma BioStar, pois vi outro anúncio em outro site com configuração idêntica a essa, mas que no caso dizia o modelo da placa-mãe como sendo uma BioStar. Apenas isso que me fez pensar ser a mesma placa, mas olhando bem mais a fundo vi que não parece ser. A minha placa é diferente fisicamente dessa que citei.

🧐 Ainda seguindo com minhas pesquisas eu acabei encontrando, agora a pouco, driver no site da AMD para o Chipset que no anúncio que comprei diz ser A320. Por conta desse novo achado, resolvi vir nos fóruns relatar minha história. Pois:

 

  • Gostaria de saber se posso instalar esse driver proprietário que achei no site da AMD referente ao que diz ser o chipset da placa do meu computador?!
  • Se ao instalar esse driver o problema vá ser resolvido?!
  • Se devo deixar quieto como está, aguardar retorno da empresa vendedora e acionar a garantia?

 

🧐 O que me dizem a respeito de tudo que vos relatei aqui? Alguém já passou por algo parecido?

 

👍🏼 Desde já muito obrigado!

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Ola,@Tavaares00 agradecido pela vossa resposta.

 

Bom:

 

⚠️ Comprei esse computador, num site de e-commerce renomado, por conta de dois fatores:

  1. A configuração ser a mais atualizada que encontrei.
  2. O preço ser o que se adequou ao cenário que eu pude me comprometer (ainda sim não foi barato para os dias atuais diante do que passamos).

⚠️ Antes de tomar tal decisão. Cotei em lojas físicas da minha cidade onde, o valor que estou pagando num gabinete completo, cobriria somente parte de um conjunto. Isso se tratando de hardwares mais atuais. Ou seja montar um computador novo (apenas o gabinete) estava saindo muito mais caro do que o valor que estou pagando nesse computador. Além disso eu só estava conseguindo montar um computador, completo, com hardware mais antigo. Se fosse para fazer isso eu continuaria com meu AMD Athlon X3 455 e apenas compraria um outro processador AMD Athlon II ou Phenon II para substituir o Sempron 240 do PC da minha esposa (processador este que é um núcleo, uma thread, fraco e antigo). Mas eu vinha buscando, mesmo em tempos adversos, ver um computador mais novo com uma arquitetura mais moderna para poder melhorar aqui o meus equipamentos de trabalho. Ficando, assim, com duas máquinas boas (em termos de configuração). O Sempron foi vendido.

⚠️  Então, que me perdoe o que vou fizer, mas se tivesse deixado a preguiça de lado veria que o que me sugeriu foi feito logo que instalei o SSD nesse equipamento. Uma instalação limpa, como se tivesse acabado de montar todas as peças no gabinete. Instalei o Windows 10 Pro, o qual tenho licença adquirida, no SSD zerado. O SSD de 240Gb ficou todo para o sistema, sem se quer ser particionado. Já o HD de 1Tb, que veio com ele e tinha Linux Mint, foi zerado e reorganizado como uma única partição de arquivos.

⚠️  O que estou buscando é entender o que pode estar acontecendo aqui que me fez ter 3 registros de erro de hardware, código 144, provavelmente relacionado ao som.

 

É isso, obrigado.

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@lieggio Textinho grande e haja paciência para tudo isso de ícones.

 

Enfim.

 

No CPU-Z e Aida64 aparece algum nome diferente para a placa-mãe ? Quando aparece, se pesquisar acha a fabricante original da placa, em casos de placas mais novas, pode demorar um pouco mais para achar.

 

O driver de Chipset sempre foi recomendado instalar do site do fabricante do processador, mesmo sabendo qual é o fabricante da placa-mãe.

 

Para o navegador, verifica se a aceleração por hardware está ativa, e desabilita ela.

 

9 minutos atrás, lieggio disse:

Comprei esse computador, num site de e-commerce renomado,

Se a compra foi em MagazineLuiza, CasasBahia, Pontofrio, Americanas, ou Extra, então não foi uma boa compra.

 

Essas lojas não são recomendadas para compra de hardware.

 

MAS, vendo que você incluiu um SSD novo no PC para colocar o Windows, não é possível que tenha sido em uma dessas lojas, pois o PC viria com lacre de garantia de 1 ano, então só resta Pichau, Terabyte e Chipart.

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O gabinete tem tampa de vidro e é possível abrir, com cautela, sem danificar o lacre de garantia. Pois só veio lacre de garantia na parte de trás. Então o SSD, que é leve e fino, não demanda de tanta mão de obra quanto um HD, por exemplo, para ser instalado.

 

Por fim ninguém me falou que comprar um PC a venda em loja de e-commerce é fria. Aliás só vi, até o momento, falarem isso quando alguém tem alguma dúvida ou reporta ter presenciado algum bug. Pois se o PC funciona ninguém fala nada. Nem quando a pessoa posta um review positivo. Pois se são tão ruins assim, mesmo em posts com reviews positivo a cerca do equipamento, é preciso que os demais conhecedores postem, falem, ressaltem que foi sorte de quem comprou e não é via de regra isso. Tais ações, simples, ajudam a não termos esse tipo de situações então.

 

Eu comprei esse computador, especificamente, justamente porque vi muitos reviews positivos sobre essa configuração e no referido anúncio estar com classificação positiva. Então eu não vi ninguém dizendo para não comprar esse tipo de equipamento porque é fria.

"- A, mas quem não pergunta..."

Quando se trata de algo muito ruim não devemos esperar alguém perguntar. Devemos simplesmente dizer a verdade, se esta assim for, para todos tomarem conhecimento sem necessidade de ficar perguntando. Imaginem se tudo que formos fazer na vida, termos que aguardar alguém nos responder pra saber se fazemos ou não?! Problemas sempre existem e não importa onde, ou qual a marca. Produtos caríssimos de marca renomada dão problemas e baratos podem sim funcionar muito bem. O que muitas vezes falta é informação.

 

Eu, se vejo alguma coisa que comprovadamente é ruim, trato logo de falar, expor e deixar ai em fóruns, vídeos, redes sociais. Quanto mais espalhado for melhor. As pessoas precisam saber.

Disse isso tudo não por maldade ou criar intriga, mas porque eu vim aqui reportar um problema, afim de obter alguma luz a cerca do mesmo. E até agora o que recebi de retorno foram críticas a postagem e a compra.

 

Vejam que interessante: se tivesse apenas dito que montei esse computador, sem se quer mencionar que comprei pronto em loja de e-commerce, certeza que estaríamos debatendo o problema em si.

 

Bom vamos ver se alguém me dá uma luz acerca do problema.

 

Ps.: Aceito um computador "decente" também.

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alguns frequentadores do fórum acham repetem o mesmo discurso, se todo mundo tivesse dinheiro, só tinha RTX de ultima geração no gabinete, se o PC esta com promoção e ja vem montado, boa escolha, só devia ter ficado atento a placa-mãe, no mais, acredito ser problema de memoria no seu caso.

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1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

No CPU-Z e Aida64 aparece algum nome diferente para a placa-mãe ? Quando aparece, se pesquisar acha a fabricante original da placa, em casos de placas mais novas, pode demorar um pouco mais para achar.

Nesses apps e também incluo o Speccy, não aparece nada referente a quem fabricou essa placa-mãe. Veja imagem do CPU-Z:

2021-06-18.png.ff67f4b816fbd7298ae7151e759c2e54.png

@MARLON LACERDA Obrigado. Concordo com o que disse em relação ao PC. Eu comprei esse, porque precisava e depois de muita pesquisa e gasto com combustível. Foi a melhor opção que eu encontrei sem ser hardware defasado. E a respeito da placa-mãe, sim eu passei batido pois achei ser uma BIOSTAR devido a esse fabricante ter o modelo A320. Depois descobri que a ASUS também tem placa AM4 com o mesmo chipset.

 

O problema que tenho observado é referente ao som.

 

A empresa que comprei me respondeu solicitando dados. Já passei. Vou aguardar o desenrolar da semana.

 

Obrigado.

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  • 4 semanas depois...

Só para encerrar o assunto, agora quero ver os críticos de plantão. O problema do som foi resolvido. Me mandaram o driver e app correto e tudo está funcionando direitinho como deve ser. Tanto o painel frontal quanto o traseiro.

 

Apesar de ainda presenciar algumas anomalias aqui lá se vão mais de 2 meses com o computador trabalhando full. Sem maiores problemas. Edito meus vídeos em FullHD, não importa qual o tempo do vídeo e vai numa boa. O Da Vinci resolve funciona e o Firestorm Viewer (visualizador da plataforma Second Life) funciona com gráficos alto, sem muito esforço.

Bem é isso.

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