Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que são threads do cpu ?


Posts recomendados

@Junilson80 Resumidamente, os threads definem como um processador funciona, recebendo e executando instruções. Isso acontece muito rapidamente e passa a sensação de que as ações são simultâneas. Portanto, uma CPU com um thread tem apenas uma linha de trabalho – e realiza uma ação por vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junilson80 "thread" em inglês pode ser traduzido como "linha", e threads no computador são linhas de instruções. Uma linha de instruções é basicamente uma lista de tarefas que o processador deve executar para que o sistema e os aplicativos funcionem corretamente. Um processador que consegue executar mais de uma linha de instruções ao mesmo tempo, vai ter maior desempenho. Em um processador atual sem as tecnologias Hyper-Threading (Intel) ou Simultaneous Multithreading (AMD), cada núcleo do processador é normalmente chamado de thread, ou seja, cada um executa uma linha de instruções. Em processadores que têm uma das duas tecnologias citadas, cada núcleo tem a capacidade de executar duas linhas de instruções simultaneamente, simulando dois núcleos virtuais e fazendo com que o desempenho multi-tarefas seja um pouco maior.

 

Obviamente, dois processadores com especificações parecidas e de mesma arquitetura, sendo um com 4 núcleos e 8 threads e outro com 8 núcleos e 8 threads, não terão o mesmo desempenho, já que você ainda está usando um núcleo físico para fazer o trabalho de dois núcleos virtuais no primeiro caso. Na maioria das vezes, o ganho de desempenho multitarefas com o as tecnologias multithreading fica abaixo dos 40%, mas vai depender da situação e do tipo de tarefa executada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite

Pense assim, um núcleo do processador é um cerebro pensando e realizando funções e uma thread é uma linha de um livro de receita de bolo que está fazendo e você está realizando as intruções, portanto 8 cerebros lendo o livro lendo cada um uma linha (8 núcleos 8 threads) seria muito mais rápido do que 4 cérebros lendo 2 linhas cada (4 núcleos 8 threads)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...