Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual channel não puxa os 800mhz das memória


Ir à solução Resolvido por daleLoko,

Posts recomendados

fala pessoal como vocês estão? espero que bem graças a deus.

to com um probleminha meio chato aqui que é o seguinte;

tenho dois pentes de 2gb ddr2 800mhz cada uma,

porém só pega os 800mhz quando apenas uma está conectada a placa-mãe,

quando botos as duas juntas em dual channel, a frequência cai para 667mhz como mostra na imagem a baixo:

Screenshot_24.png.07cd32f4f5efca67d5a149ddb89118eb.png

alguém sabe do porque disso? já procurei na BIOS se tinha alguma opção de frequência de ram e não tem.

minha placa-mãe é uma IPM31 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse comportamento é normal nas placas 775, pois a frequência da memoria não pode ser mais alta que o FSB, pra rodar essas memorias em dual channel a 800Mhz só em plataforma AMD ou placas Intel 775 que trabalhem com FSB de 1600Mhz e com processador core 2 quad da linha extreme, que tinham FSB de 1600

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, F4b10 disse:

Esse comportamento é normal nas placas 775, pois a frequência da memoria não pode ser mais alta que o FSB, pra rodar essas memorias em dual channel a 800Mhz só em plataforma AMD ou placas Intel 775 que trabalhem com FSB de 1600Mhz e com processador core 2 quad da linha extreme, que tinham FSB de 1600

Eu utilizava dois pentes de 2GB 800MHz (inclusive de marcas diferentes) em dual-channel na minha plataforma LGA 775, e funcionava normalmente em 800MHz. Utilizei com dois processadores, um Celeron E3300 (FSB 800MHz) e com um Core 2 Duo E8400 (FSB 1333MHz). Minha placa-mãe era um modelo genérico, Megaware G31T-M7, mas com mesmo chipset do autor do tópico.

 

1 hora atrás, zéloko disse:

fala pessoal como vocês estão? espero que bem graças a deus.

to com um probleminha meio chato aqui que é o seguinte;

tenho dois pentes de 2gb ddr2 800mhz cada uma,

porém só pega os 800mhz quando apenas uma está conectada a placa-mãe,

quando botos as duas juntas em dual channel, a frequência cai para 667mhz como mostra na imagem a baixo:

Screenshot_24.png.07cd32f4f5efca67d5a149ddb89118eb.png

alguém sabe do porque disso? já procurei na BIOS se tinha alguma opção de frequência de ram e não tem.

minha placa-mãe é uma IPM31 

 

Tem certeza que as duas memórias são de 800MHz? Tire um print das informações mostrada para os dois slots na aba SPD aí do CPU-Z.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zéloko de fato as duas são de 800MHz, mas com diferença nos timings. Pode ser que sua placa-mãe não conseguiu manter as duas a 800MHz com os mesmos timings e setou automaticamente para uma frequência mais baixa. Nessas horas você poderia forçar manualmente, mas você disse que não achou opção na BIOS. Não viu nada que altera a proporção DRAM:FSB? Veja que está em 1:1, para rodar em 800MHz precisaria estar em 5:6 ou algo assim. Eu lembro que na BIOS da minha placa tinha, às vezes eu alterava quando fazia overclock no processador para evitar overclock nas memórias também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2021 às 14:55, GuilhermeGB disse:

@zéloko de fato as duas são de 800MHz, mas com diferença nos timings. Pode ser que sua placa-mãe não conseguiu manter as duas a 800MHz com os mesmos timings e setou automaticamente para uma frequência mais baixa. Nessas horas você poderia forçar manualmente, mas você disse que não achou opção na BIOS. Não viu nada que altera a proporção DRAM:FSB? Veja que está em 1:1, para rodar em 800MHz precisaria estar em 5:6 ou algo assim. Eu lembro que na BIOS da minha placa tinha, às vezes eu alterava quando fazia overclock no processador para evitar overclock nas memórias também.

infelizmente na BIOS não tem opção alguma de frequência de ram, se quiser posso tirar foto pra você ver. nesse caso, não terá mais o que fazer né? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, zéloko disse:

infelizmente na BIOS não tem opção alguma de frequência de ram, se quiser posso tirar foto pra você ver. nesse caso, não terá mais o que fazer né? 

Não que eu conheça, talvez apenas utilizando duas memórias do mesmo modelo. Mas isso não vai interferir significativamente no seu desempenho, o mais importante é o dual-channel está funcionando. Um dual-channel de 666MHz tem praticamente a mesma largura de banda que um single-channel de 1333MHz, que já é mais rápido que uma memória só de 800MHz.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...