Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esse filtro de linha tem todos os componentes de segurança necessários?


Ir à solução Resolvido por Thiago Miotto,

Posts recomendados

Boa tarde, estava há algum tempo sem computador, e adquiri um há algum tempo e como não quis comprar um estabilizador, comprei um filtro de linha sem pesquisar direito e estou na dúvida se ele tem todos os componentes de segurança necessários, caso não seja adequado, poderiam me indicar alguma marca e modelo bons? É para alimentar um PC com monitor apenas. A fonte do PC são de 500w real. Grato. 

20210620_133912.jpg

 

20210620_133035.jpg

20210620_133058.jpg

Eu ainda tinha esse outro aqui guardado nas minhas coisas, será que esse é melhorzinho?

20210620_143603.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ronaldo Salustino disse:

Esse filtro de linha tem todos os componentes de segurança necessários?

Esse primeiro nem dá pra chamar de filtro de linha, é uma "régua de tomadas". Pois não tem nenhuma proteção e também não tem nenhum filtro (o capacitor e o fusível do jeito que estão não servem pra nada). 

 

O segundo é um filtro de linha pela metade, mas não tem proteção para os circuitos. 

 

1 hora atrás, Ronaldo Salustino disse:

poderiam me indicar alguma marca e modelo bons?

Aqui no fórum sempre indicamos os filtros da marca Clamper. 

Tem um vasto material sobre eles por aqui. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Ronaldo Salustino disse:

amanhã mesmo se Deus quiser já vou procurar o da marca que você me passou. Um abraço. 

E não te esqueças de desmontar e mostrar pra gente conferir ok?(nada de mimimi com perda de garantia e afins 😁)

Outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, .if disse:

E não te esqueças de desmontar e mostrar pra gente conferir ok?(nada de mimimi com perda de garantia e afins 😁)

Outro.

Se pegar o Clamper transparente não precisa

 


Bônus: Meu tópico sobre o iclamper 3 c/ USB c/ fotos
Nos 220V está bom, agora no USB deixa a desejar.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Cara hoje ainda tentei esse aqui da foto pois os da Clamper para comprar não tem por perto, mas não teve jeito, amanhã vou me deslocar um pouco mais longe de casa, cerca de 15km, mas vai valer a pena. Mas para não perder a viagem olhem mais uma ********** que fiz. Mas amanhã eu posto o Icampler. Já liguei para a loja e vou comprar o Icampler 5.

20210621_181815.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto Fala Rapaz, preferi não arriscar e acabei de comprar o Iclamper. Precisa abrir pra mostrar ele internamente? Se for preciso eu abro ele também para mostrar pra vocês. E obrigado a todos que ajudaram com as dicas.

20210622_100021.jpg

Comprei aqui na Rua do Senado no RJ, custou 104 reais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a Clamper é famosa, já há imagens dele aberto na net:
Segue uma:
https://www.pakequis.com.br/2020/09/dps-filtro-iclamper-energia-5.html

Mas se quiser verificar o seu. Vai que a fábrica deu uma mudada no projeto (o que quase sempre ocorre para cortar gastos e as vezes significa retirada de componentes com perda de algum tipo de proteção)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Thiago Miotto disse:

esse já tem reset como segurança ao invés de fusível.

Não vi nem relé nem fusível nesse último. 

Além das tomadas só tem um interruptor com néon e o voltímetro. 

5 horas atrás, Ronaldo Salustino disse:

Eles mantiveram o projeto original. Obrigado a você e a todos que me ajudaram

Olha aí, esse sim é um filtro de linha completo. 

Tem fusível e varistor pra proteção. 

E capacitores e bobinas adequados para formar o filtro de linha. 

Os componentes formam pares, só um sem o par não serve. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Não vi nem relé nem fusível nesse último. 

Além das tomadas só tem um interruptor com néon e o voltímetro. 

Aquela chave vermelha é chave reset. Ela funciona como um disjuntor e se desarma em caso de algum problema. Aí você põe pro reset e on e volta a funcionar. E segundo comentários de 3ºs, o acionamento dela é bem mais rápido que a queima de um fusível.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
13 horas atrás, Renato.88 disse:

eu tava falando da régua de tomadas mostrada antes, a que tem o voltímetro. Aquilo é só interruptor mesmo. 

Mas eu tb falava da régua da forceline c/ multimetro.

Ela está longe de ser uma clamper, mas pelo menos a chave disjuntora ela tem, olha nesse link que tem uma foto mais de perto:
https://www.cec.com.br/material-eletrico/filtros-de-linha-e-protetores/filtro-de-linha-para-5-tomadas-tripolar-com-voltimetro-digital-bivolt-preto?produto=1366097

Achei ela aceitável, embora o valor a mais do iClamper5 vale muito a diferença. Mas como falei, é algo usável se eu já tivesse uma, colocaria os capacitores Y que faltam ali soldados nas barras e trocaria o componentes que estão no fim da barra para o início.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/22/2021 at 11:56 AM, Ronaldo Salustino said:

@Thiago Miotto Thiago. Eles mantiveram o projeto original. Obrigado a você e a todos que me ajudaram.

20210622_114708.jpg

20210622_114823.jpg

20210622_113454.jpg

forceline é lixo. Esse Clamper é o "menos pior" dos mais baratos mas não gosto do barramento. É mt perto um do outro e acho fino. O Clamper 8 é melhor

Outra coisa sem aterramento nem adianta usar filtragem Y. O melhor é usar uma extensão comum junto com um iPocket... é "menos pior" do que usar um iClamper 5 na minha opinião.

Peguei um lote do meio de 2020 do Clamper 8 com uma chave reset microdisjuntora de boa qualidade da Approach. Outros lotes vem com uma chave microdisjuntora de qualidade bem duvidosa... sem marca

Se ver que a chave microdisjuntora é meia boca pode comprar essa aqui e trocar

https://www.eletrodex.com.br/st-001-chave-disjuntora-10a-c-led-vermelho.html

https://www.soldafria.com.br/chave-gangorra-dijuntor-st-001-vermelha-com-led-3t

 

Por incrível que pareça já vi eles usarem pior que a ST-001 (OEM)... que é uma das mais baratas do mercado.

E já vi uma chave reset clamper explodir, quando o certo era ter desarmado. Mas enfim. 
A melhor que eu vi até hoje é a Joemex mas você só vai achar pra vender por um preço alto porque barato só acima de 5 mil peças

https://www.ebay.com/itm/JOEMEX-M1-Series-Power-Circuit-Breaker-Reset-On-Rocker-Switch-3-Pin-10A-250VAC-/263789611229

http://www.joemexcn.com/uploads/soft/180622/M1.pdf

 

O Clamper 5 vai te atender bem se tiver aterramento. Só não espere durar 5 ou 10 anos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...