Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não reinicia normalmente


Posts recomendados

Meu computador foi montado há 3 dias, funciona normalmente para ligar, porém quando reinicio ele entra na tela de logo da placa-mãe (onde pede para apertar del ou f2 para iniciar a BIOS) e simplesmente trava nela, demora vários minutos para ligar. Caso eu desligue completamente e ligue de novo, não trava... Apenas se eu reinicio o computador ele trava nessa tela, o que pode ser?

Configurações:
placa-mãe: Asus TUF Gaming B550M-Plus
Fonte: EVGA 600W 80 Plus Bronze
Processador: Ryzen 7 5800x
Memória: XPG Spectrix D41 x Tuf Gaming 16GB 3200MHz
Placa de vídeo: GTX 1050TI

1369339948_WhatsAppImage2021-06-20at23_09_30.thumb.jpeg.9636dcefa44c7953384e20f89f443ca0.jpeg1370388134_WhatsAppImage2021-06-20at23_30_26.thumb.jpeg.08c54b44ea24283456995effd564d3b8.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Daniel C Moraes Seu HD é novo? Você instalou o sistema ou recebeu já instalado?

Eu usava ele no notebook, é um M.2 NVMe, porém eu possuo 2, um de 1 TB e outro de 240GB, os dois ocorreram o problema. (Eu que instalei o sistema, porém possuo o windows original)

 

29 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Daniel C Moraes Seu HD é novo? Você instalou o sistema ou recebeu já instalado?

Complementando, está assim desde a primeira "reiniciada", quando instalei o windows pela primeira vez, que ele dá aquela reiniciada quando termina, ja travou ali, demora uns 5 minutos pra sair dessa tela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Daniel C Moraes Instalou os drivers baixando do site da fabricante da placa-mãe? Testou com XMP desligado? Tentou atualizar o windows? Se tudo mais falhar, vou recomendar que atualize a BIOS e tente rodar sem configurar nada nela.

 

Foi resolvido, porém não sei se da melhor forma... Como eu já havia atualizado a BIOS para testar, sabia que não era, então entrei no site do fabricante da placa-mãe e reinstalei absolutamente todos os drivers, o do RAID não deu certo, disse que estava desabilitado na BIOS, então fui lá e habilitei. Ao clicar em Save & reset (onde reinicia o PC) funcionou, coisa que antes não fazia... aí reiniciei mais algumas vezes para ter certeza e está funcionando. Não sei o que exatamente o RAID faz, não coloquei configuração nenhuma, apenas coloquei habilitado no NVMe, uma das imagens abaixo tirei quando estava habilitando, e a outra como está agora mostrando o NVMe. 
Não sei exatamente quais das coisas funcionou, e nem se eu posso voltar essa configuração da RAID, provavelmente vou deixar assim por falta de conhecimento :)

 

175420349_WhatsAppImage2021-06-21at11_41_47.thumb.jpeg.f5acb7ab20b2829bccb5799da91d1429.jpeg751827301_WhatsAppImage2021-06-21at11_49_39.thumb.jpeg.77b360540f6d461f68083aa9199294f8.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel C Moraes O correto era estar em AHCI, que é a função avançada de gerenciamento de dados. RAID é para quando se usa mais de uma unidade de disco em conjunto para segurança ou desempenho ou ambos (função RAID). Tente colocar em AHCI. Se o problema retornar, volte para RAID novamente. No final ambas são funções de gerenciamento avançado, mas o correto é AHCI a menos que esteja usando RAID.

Os drivers são os mesmos para ambas as funções por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Daniel C Moraes O correto era estar em AHCI, que é a função avançada de gerenciamento de dados. RAID é para quando se usa mais de uma unidade de disco em conjunto para segurança ou desempenho ou ambos (função RAID). Tente colocar em AHCI. Se o problema retornar, volte para RAID novamente. No final ambas são funções de gerenciamento avançado, mas o correto é AHCI a menos que esteja usando RAID.

Os drivers são os mesmos para ambas as funções por sinal.

Realmente não funcionou, não entendo o porque já que não faço RAID... Notei também que o sistema liga mais devagar agora (16 segundos) antes era 7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Daniel C Moraes Ele demora mais por que carrega o subsistema de gerenciamento RAID. Tentou ligar em AHCI?

Tentei, retornou o problema ao reiniciar 

33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Daniel C Moraes Ele demora mais por que carrega o subsistema de gerenciamento RAID. Tentou ligar em AHCI?

Corrigindo* mudei para AHCI no Sata mode, porém o NVMe Raid mode tive que deixar habilitado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Daniel C Moraes O SATA mode tem que ser AHCI, o M.2 tem que ser NVMe (se só tiver RAID então é ele mesmo). Engraçado isso. Já tentou mudar o fast boot?

Pior que já alterei o fast boot também, o NVMe RAID mode só dá pra habilitar ou desabilitar, complicado viu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel C Moraes Bem, então deixe RAID mesmo. Mal não faz (exceto pelo delay).

Entre em contato com o fabricante da placa-mãe e converse. Às vezes é bug comum e tem solução. 

 

Você resetou a BIOS né? O problema começou quando mesmo?

 

Pensando aqui, já que ele é recém montado, pode ter algum defeito físico ou erro de montagem. Você mesmo montou? Já tentou reassentar os cabos e componentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Daniel C Moraes Bem, então deixe RAID mesmo. Mal não faz (exceto pelo delay).

Entre em contato com o fabricante da placa-mãe e converse. Às vezes é bug comum e tem solução. 

 

Você resetou a BIOS né? O problema começou quando mesmo?

Sim...

Então, eu notei já na primeira reiniciada, ao instalar o windows ele reiniciou e deu o problema, achei que era o m2 que não estava sendo aceito, coloquei o outro no lugar e deu o mesmo problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...