Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC de Memoria ram em a320m


PhodZ
Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Comprei um ryzen 5 2400g e to esperando mês que vem pra comprar uma a320m-k/BR e uma memoria ram T-Group de 3000mhz. Quando eu comprar eu vou conseguir overclockar a memoria ram pra 3200mhz? o que eu precisarei fazer? 
Os videos integrados são muitos melhores com frequencias mais altas, ai queria aumentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça um esforço e já compre uma B450, mesmo que simples, para ter suporte a OC de RAM um pouco melhor e possibilidade de mexer no processador também. Vale a pena.

 

Sobre a RAM, ativando XMP/DOCP ela deve rodar no perfil de 3000. A partir daí, qualquer coisa acima você vai ter que mexer manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Imakuni disse:

Faça um esforço e já compre uma B450

é q não dá pra pegar a b450 😕 o orçamento já ta apertadissimo.
 

3 minutos atrás, Imakuni disse:

ativando XMP/DOCP ela deve rodar no perfil de 3000

Mas a memória é já não é 3000? no auto ele já n deve rodar nos 3000?

tem como fazer ou não esse oc pelo DOCP? de 3000mhz para 3200mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PhodZ disse:

Mas a memória é já não é 3000? no auto ele já n deve rodar nos 3000?

Não. A RAM é de 2133mhz, e ela trabalha sempre nesse valor até que você vá na BIOS e diga para usar algum outro perfil de frequência maior que tenha no pente.

 

3 minutos atrás, PhodZ disse:

tem como fazer ou não esse oc pelo DOCP? de 3000mhz para 3200mhz.

DOCP só aplica um perfil escrito no pente. É claro que você pode partir dele e alterar as configs, mas de qualquer forma, é algo que você vai ter que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, PhodZ disse:

não entedi, a ram que irei comprar já nao tem uma frequencia de 3000mhz? porque está falando desse valor abaixo doq eu estou citando?

Como eu falei, não, a RAM é naturalmente de 2133. Todos os pentes são assim.

 

Mas acontece que, para poder cobrar mais caro pelo pente, o fabricante testa um determinado OC nela. E se funciona, ele escreve um perfil com esse OC e coloca na etiqueta; por parte do pente, é um OC estável, e basta ativar XMP / DOCP que a placa-mãe acessa esse perfil e aplica automaticamente. Mas no fim das contas, a RAM continua sendo a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Como eu falei, não, a RAM é naturalmente de 2133. Todos os pentes são assim.

 

Mas acontece que, para poder cobrar mais caro pelo pente, o fabricante testa um determinado OC nela. E se funciona, ele escreve um perfil com esse OC e coloca na etiqueta; por parte do pente, é um OC estável, e basta ativar XMP / DOCP que a placa-mãe acessa esse perfil e aplica automaticamente. Mas no fim das contas, a RAM continua sendo a mesma.

agora sim entedi. então eu posso overclockar no docp pra 3000mhz sem preocupação em mexer em tensão e etc?

mas se eu fosse tentar pra 3200, seria possivel com essa placa? eu teria que mexer em tensão? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PhodZ disse:

agora sim entedi. então eu posso overclockar no docp pra 3000mhz sem preocupação em mexer em tensão e etc?

Na verdade vai mexer para 1.35v, só vai fazer isso automaticamente.

 

2 minutos atrás, PhodZ disse:

mas se eu fosse tentar pra 3200, seria possivel com essa placa? eu teria que mexer em tensão? 

Por parte da placa-mãe, não tem problema.

 

Sobre ter que mexer tensão... bem, vai de uma série de outros fatores. Mas pense o seguinte: se fosse só apertar o botão e tudo magicamente roda no valor que você quiser, pode apostar que o fabricante ia colocar isso na etiqueta e te cobrar mais por essa facilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PhodZ Vai precisar ativar o D.O.C.P na BIOS da A320, já vi isso lá, depois que ativa ele abre a opção de escolha de frequências para a memória.

 

E se não me engano, consegue colocar até uns 4300Mhz, não lembro com 100% de certeza sobre isso.

 

Tenho uma A320M-K/BR também.

 

Fora isso, siga os conselhos do amigo @Imakuni , ele entende melhor do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, PhodZ disse:

quais? eu quero fazer esse overclock(se não for prejudicial a nenhum componente), quero saber se posso ou não, é possivel sem ter chance de queimar tudo?

Vai depender do processador, dos chips de RAM, do PCB da RAM, da placa-mãe, da BIOS da placa-mãe, dos outros timings... ou seja, vai da sorte. Em outras palavras, você vai ter que fazer o OC na marra.

 

De qualquer forma, você pode colocar em 1.4v direto e ver até onde você consegue ir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PhodZ Se esse pente da Team Group estiver no mesmo preço ou maior dos que estão neste link, prefira eles. Rodar memórias no clock que a fabricante determinou já não é garantido, rodar acima aí é menos provável ainda. No geral rodar a 3000 MHz em dual channel já vai deixar seu desempenho bom. 

Lembre-se de ventilar bem esse gabinete se for mesmo fazer OC e quiser que suas peças durem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, WOZ Dods disse:

No geral rodar a 3000 MHz em dual channel já vai deixar seu desempenho bom

kkkk é que eu queria fazer esse OC porque não vai ser em dual channel🐵

Em 21/06/2021 às 14:48, Imakuni disse:

Vai depender do processador, dos chips de RAM, do PCB da RAM, da placa-mãe, da BIOS da placa-mãe, dos outros timings... ou seja, vai da sorte. Em outras palavras, você vai ter que fazer o OC na marra.

 

De qualquer forma, você pode colocar em 1.4v direto e ver até onde você consegue ir.

tem chance de fazer esse OC na marra e queimar as memórias não é?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PhodZ Não precisa usar memórias idênticas para usar DC. Essa função será ativada se tiver memórias da mesma capacidade. Se tiver uma memória mais rápida que a outra, ambas rodarão na velocidade da mais lenta.

6 minutos atrás, PhodZ disse:

kkkk é que eu queria fazer esse OC porque não vai ser em dual channel🐵

Fazer OC é drama. Prefiro rodar com os componentes em stock. Se tiver sorte vai ser rápido, mas se não tiver vai ficar testando e vendo crash e testando mais. Prefiro jogar meus jogos e fazer minhas coisas do que torrar tempo precioso com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Não precisa usar memórias idênticas para usar DC

eu sei disso, mas é que por agora só irei comprar um pente. n tenho outro ddr4. então por enquanto vou deixar operando em SC, e mais pra frente compro outro pente de 3000mhz da t group ou até 2 pentes com velocidade mais rapida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...