Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura HotSpot ( placa de vídeo ) extremamente alta


Posts recomendados

Fala galera, estava jogando horizon zero dawn, e ao abrir o msi afterburner notei que a temperatura 2 ( hotspot ) da placa de vídeo estava extremamente alta, batendo até 110°C em uma área especifica do mapa, porém as outras temperaturas estavam super OK, fiquei assustado, o PC não tem muito tempo que comprei, o que será que poderia ser ?

 

Config:

Rx 5700 xt MSI gaming x 

Processador Ryzen 5 3600

16gb ram

placa-mãe B450m steel legend

Fonte cx 650 corsair

Gabinete com 3 ventoinhas, bem ventilado

tempere.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a AMD por algum motivo é famosa de ter um HotSpot alto, que na verdade como se diz o nome é o ponto mais quente do chip, nem todas as placas tem um sensor tão preciso, pois, às vezes o sensor não está dentro do silício e acaba tendo medidas erradas. Mas pelo que vi no geral, AMD tem um HotSpot mais alto que a NVidia.

 

O HotSpot de certa forma para mim é algo muito importante, pois, é com esse parâmetro que você identifica se sua interface térmica está bem espalhada e com uma boa pressão  (sem bolhas de ar e etc...). Às vezes as placa quando saem da fábrica não tiveram uma boa aplicação da pasta térmica, o que faz com que vá criando bolhas de ar entre o silício e o cooler, e aí temos um ponto quente do chip, um ponto que quase não há dissipação diretamente.

 

A pasta térmica serve acima de tudo para completar as irregularidades das superfícies entre o chip e o cooler, obviamente também há um espaço entre os dois materiais que necessita de um preenchimento, mas acima de tudo a pasta térmica precisa ter uma boa aplicação, pois nem sempre ela está preenchendo essas irregularidades (micro-buraquinhos para entender melhor). 

 

Eu já fiz experiências com uma 3090 a qual comprei, modelo Aorus Xtreme. O HotSpot tinha um delta de 20c o que achava bem alto, se minha GPU estava há 60, o hotspot estaria a 80. Então abri e comecei a investigar o porquê disso, logo vi que a base de cobre dessa Aorus Master tem muita irregularidade, pois além de ser cobre puro, parece que não há um bom acabamento na superfície, é como se não houvesse um polimento suficiente no cobre. Então vi que criou-se varias bolhas de ar na minha placa e o único jeito era eu modificar um pouco tudo aquilo.

 

Para eu ter uma ótima pressão e um ótima distribuição da pasta eu lixei o cobre do cooler e apliquei a pasta térmica tanto na GPU quanto no cobre... depois, esquentei com um secador de cabelo para aumentar a viscosidade, por último parafusei a placa distribuindo corretamente a pressão e Voilà, agora a placa tem nada mais do que nada menos 9.9c de delta o que pra mim é uma vitória, e ainda não vi resultados melhores.

 

O que posso te resumir disso tudo é, pra alguém que é entusiasta e não quer ver esse HotSpot, tudo bem, às vezes vale a pena para o cara que é obcecado por temperatura, tensão e etc... mas se você não faz parte deste time e se tiver provas de que esse hotspot não vai te prejudicar (acho que realmente não vai, não é necessário intervir. Até porque mexer vai anular a garantia dela, apenas mexi na minha porque á tenho planos de blockar e tudo mais.

 

Todas as placas antes de sairem para o mercado passam por testes e a sua com certeza também passou. Logo, a marca viu que esses 100c de hotspot não iria prejudicar ela, e não achou necessário tirar ela do mercado. Mas se ainda tiver dúvidas recomendo abrir um RMA e perguntar sobre.

 

O HotSpot agora é algo mais relevante e todos os programas de monitoramento de hardwate já monitoram esta temperatura, o que realmente vai fazer as marcas terem mais cuidado na hora de fazerem seus projetos. Placas com cobre nickelado atualmente são as melhores para evitar esse HotSpot alto já que sua superfície é uma das que menos teriam irregularidades.

 

Espero que tenha ajudado ilustrando como foi o meu caso. Lembre-se de não abrir a placa pois anula a garantia. (na maioria das vezes)

 

Outra coisa, o gabinete não influência no HotSpot, e sim a interface térmica no contato com o cooler. Como disse o HotSpot seria o ponto mais quente do chip e mesmo que diminuia a temperatura da GPU com mais fans ao redor, o Delta continuará o mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

@MauricioBMS hoje a minha xr6600m deu 110.4º de hot spot e 72º de geral, achei um absurdo e vim pesquisar sobre...

Vou abrir e trocar a pasta pra ver se melhora, aliás, que pasta você indicaria? Eu estive vendo sobre a cooler master gelmaker, será que vale o custo beneficio?

Então, troquei a pasta térmica (por uma a base de prata que tenho aqui, genérica) mas ainda assim está quente, abaixou a temperatura geral, mas o hot spot ainda tá alto.

Novas temperaturas:

max geral 68

Max hotspot 108.9

Agora tô na dúvida por que abaixou um pouco a temperatura, mas bem pouco, será que esse hot spot não está marcando algo no VRM? Por que eu sinto que o calor está saindo mais dessa parte. Mesmo eu tendo a Rx6600M com a "melhor" dissipação (primeiro modelo com heat pipe)  ainda está muito quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... Alterei aqui agora a curva de rotação dos fans e a temperatura melhorou, coloquei pra ela ficar em 95% quando estiver a 65ºc.

Agora a temperatura tá assim na média (bem estável agora):

Geral: 58º

Hot spot: 80º

 

O complicado disso é que as fans podem durar menos, mas é inevitável e preferível sacrificar elas e manter a integridade da placa de vídeo.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leo3102 O fato do hotspot ter um delta bem grande, é devido o projeto talvez não ter um bom polimento do contato do dissipador, ou o próprio silício estar com mais irregularidades na superfície do que o normal.

 

Projetos que tem um cuidado maior na hora do polimento da área que vai fazer contato com o silício, conseguem ter facilmente um delta em torno de 12 graus celsius ou até menos.

 

Acredito que sua placa de vídeo tenha o heatpipe em contato direto com a GPU, onde projetos assim tem problemas de contato, pois as aretas do heatpipe vão ficar com ar criando assim um isolante térmico entre o chip e o dissipador. 

 

Não há muito o que fazer, apenas trocando de dissipador mesmo. Mas, agora do jeito que você mostrou, está bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...