Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade: ryzen 3600 x ryzen 5600x + MB


Posts recomendados

Bom dia a todos!

 

Tenho o seguinte setup desde 2017:

  • AMD Ryzen 5 1600
  • MSI B350M Gaming Pro (MS-7A39)
  • GeForce GTX 1050 TI
  • SSD Samsung 850 EVO 240 GB
  • HDD Seagate 1TB
  • RAM 2 x 8GB (2400 MHz)

 

Uso pra jogos (desde CSGO a variados como Witcher 3, Satisfactory e Control) e pra trabalho no Revit.

 

Tenho sentido ele ficar um pouco mais lento pra carregar as coisas com o tempo (apesar de formatação e tudo) e gostaria de dar um upgrade.

 

Gostaria de saber se, considerando os preços atuais, faz mais sentido (melhor custo x benefício) comprar um Ryzen 5 3600 (R$ 1.270,00 na Pichau) ou comprar logo a nova geração Ryzen 5 5600x com uma placa-mãe nova. No caso da segunda opção, vi que tem kits de upgrade 'prontos' com processador + mb, como no link abaixo:

 

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-amd-ryzen-5-5600x-asus-prime-a520m-k-8gb-ddr4-3000mhz?gclid=EAIaIQobChMI1fq5zJqr8QIVCxGRCh2TvQLzEAQYBSABEgIBdPD_BwE

 

Qualquer insight é bem vindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

19 minutos atrás, edgf disse:

Tenho sentido ele ficar um pouco mais lento pra carregar as coisas com o tempo (apesar de formatação e tudo) e gostaria de dar um upgrade.

 

Gostaria de saber se, considerando os preços atuais, faz mais sentido (melhor custo x benefício) comprar um Ryzen 5 3600 (R$ 1.270,00 na Pichau) ou comprar logo a nova geração Ryzen 5 5600x com uma placa-mãe nova. No caso da segunda opção, vi que tem kits de upgrade 'prontos' com processador + mb, como no link abaixo:

Creio que esse upgrade não fará muito sentido, o que está te limitando é a placa de vídeo, se eu fosse você, esperaria um pouco, é provável que o preço das placas de vídeos caiam nos próximos meses, já que as cripto moedas estão desvalorizando 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@edgf Se não pretende trocar a placa de vídeo eu acho invíavel fazer esse upgrade visto que a placa de vídeo que vai limitar melhor performance desses processadores , do 1600 pro 5600x é um salto enorme de desempenho , porém como disse não acho viavel esse upgrade sem trocar placa de vídeo! também recomendaria pegar um kit de memória de 3000mhz pra cima pra pro 3600 ou 5600x!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, grato pelas respostas.

 

É, realmente, fazer esse upgrade e comprar placa de vídeo no preço atual inviabiliza o investimento.

Vou esperar o preço baixar um pouco, como sugerisse @Matheus Dutra.

 

@Rusuelque placas de vídeo seriam minimamente adequadas para o 3600 e para o 5600x, para que não ocorra gargalo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, edgf disse:

 

@Rusuelque placas de vídeo seriam minimamente adequadas para o 3600 e para o 5600x, para que não ocorra gargalo? 

Para um ryzen 5 5600x, acredito que teria que ser uma RTX 3000, ou RX 6000

Para o ryzen 5 3600 acredito que uma RTX 2000 ou RX 5000, talvez as rtx3000/rx6000 também daria para ele 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@edgf minha opinião não foge muito da do @Matheus Dutra porém se for jogar em full hd com r5 3600 eu pegaria uma gtx 1660ti ou rtx 2060 que já lhe entregaria uma performance boa , mais que isso só se for jogar acima de full hd e quiser gastar mais investindo no 5600x ai sim pegaria os modelos mais recentes tanto da AMD quanto da Nvidia como nosso colega citou acima!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edgf bom dia, eu fiz uma pesquisa no início do ano calculando placas que seriam boas para os setups, caso te interesse:

Acredito que qualquer placa de vídeo acima da 1650 super já diminuam bastante o gargalo com o 3600. As configurações do segundo computador podem ser substituidas por uma tuf gaming b550 e um r5 5600x. Qualquer placa acima da 2060 super trabalharão muito bem com ele.

OBS: não cogitei as NVIDIA da série 3000 porque o preço ta muito alto

image.thumb.png.d01fc68a82852c6397f00d43c7219ef6.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o 5800X custa a mais que o 5600X não retorna em desempenho em games, compare o Ryzen 5600X com o 5900X aqui, você paga o dobro do preço para ganhar uns poucos FPS a mais. O desepenho extra destes CPUs topos de linha é interessante para trabalhar -pois retorna em tempo economizado - tempo = dinheiro. Mas para jogos só no caso de "jogadores de Afterburner" que querem agradar o ego.

 

Spoiler

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas!

 

Fui olhar o preço das placas RTX3000 e RX6000 e quase caí pra trás.. o preço tem que cair 50% pra viabilizar esse upgrade.

Só o preço das placas RX 6000 foi mais do que eu gastei no setup inteiro em 2017, inacreditável a distorção.

 

Acho que esse ano não vai ter como mesmo. Vou esperar abaixarem os preços (e espero que o dólar também) e ir num setup com Ryzen 5 3600, RTX 2000/RX5000 e um jogo de RAM 3000 MHz.

 

Grato novamente pela ajuda de todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, 1lokos disse:

O que o 5800X custa a mais que o 5600X não retorna em desempenho em games, compare o Ryzen 5600X com o 5900X aqui, você paga o dobro do preço para ganhar uns poucos FPS a mais. O desepenho extra destes CPUs topos de linha é interessante para trabalhar -pois retorna em tempo economizado - tempo = dinheiro. Mas para jogos só no caso de "jogadores de Afterburner" que querem agradar o ego.

 

  Mostrar conteúdo oculto

 

 

Concordo plenamente, mas montei assim porque trabalho com o computador também hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...