Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe b450m nao liga as vezes


Posts recomendados

Boa tarde, possuo uma B450m Steel Legend e me deparo com alguns dias ela não ligando de primeira, tenho que esquenta-la (acredito que seja ela, nao sei se o calor vai pro processador) com secador pra ela ligar normal. Como referencia que o PC vai ligar, uso o barulho dos fans da placa de vídeo, que aceleram quando clico no botao power e depois desaceleram quando starta o sistema, o fato é que em alguns momentos os fans estão acelerados e nao param, o que significa que o sistema nao startou (inclusice no monitor mostra sem sinal), as vezes tambem aceleram e a fonte desliga depois. Geralmente em dias frios ja sei que o PC nao vai ligar, pego o secador pra da uma esquentada nele e ai sim aperto o botão Power, os fans aceleram e desaceleram, dando por fim inicio ao sistema e funcionando normalmente o resto do dia, enquanto estiver ligado. Gostaria de dicas e opiniões sobre o problema, a placa-mãe tem garantia ainda e quero mandar ela pro RMA. A mesma não possui ferrujens ou oxidação pelo que vi. 

 

Configuração:

b450m steel legend

Ryzen 5 3600

Rtx 2060 super GALAX 

Fonte corsair vs600

Ram 2x 8gb xpg d41

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Brandão O sintoma que você narrou é comum em duas situações que conheço bem: a fonte não aguentar ou estar falhando e a BIOS estar com configurações de OC. Recomendo que antes de qualquer coisa resete sua BIOS (pode ser dentro dela mesmo usando a função load optimal defaults) e tente usá-lo sem configurar nada. Se o problema sumir saberá que foi alguma configuração errada ou falha em configurações de OC. Se souber quais configurações fez na BIOS pode desligá-las uma a uma, começando pela XMP e seguindo por OCs e demais funções avançadas.

 

Entenda que OC é algo que pode dar certo e pode não dar. XMP é um tipo de OC e mesmo quando dá certo pode causar anomalias como as que narrou. Às vezes é possível corrigir isso com um aumento de 0,05V na tensão das memórias, mas nem sempre funciona perfeitamente. O Turbo Boost do processador também é um fator que pode gerar falhas apesar de ser mais raro. OC automático da placa-mãe é o mais comum de causar esse "double boot" que você narrou (não confunda com dual boot). Enfim, resete sua BIOS e teste com as configurações padrão. Se resolver então não ligue mais nada de OC nela.

 

Ah, e pare com isso de secador. Esses truques que as pessoas usam quase sempre são mais prejudiciais do que qualquer outra coisa.

Secador de cabelos, borracha branca na memória, lavar componentes, tudo isso são maluquices que pessoas fazem por falta de conhecimento técnico ou puro desespero. Se você quiser seu PC durando muito então faça o diagnóstico corretamente e corrija o problema. Se houvesse mesmo algum BGA falhando em sua MB para necessitar de um secador de cabelos, você ficaria usando esse "truque" ao invés de acionar a garantia, o que seria extremamente prejudicial a longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Eu uso XMP para as memorias subirem a 3000mhz, se nao ficariam 2660, uso baseado em youtubers que falam que é de boa 3000mhz pra ela, ficaria muito triste não poder usar 100% do desempenho das minhas memórias, vou bater foto aqui de como fica o xpm dela, pois aparece umas letras vermelhas na parte da tensão

@WOZ Dods ela aparece em vermelho 1.350, nao sei se é normal e está significando só que aumentou ou é um problema, por padrão quando subo pra 3000mhz ela sobe pra 1.350V , quando está em 2660mhz fica a 1.200v

16243950895991427951577882160452.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Brandão Subir a tensão de operação é normal. Inclusive quando rola instabilidade nas memórias por causa do XMP, a indicação é de aumentar ainda mais 0.05V para corrigir. Minha questão é se há alguma outra configuração de OC ou se o XMP mesmo não estão sendo responsáveis pela sua instabilidade. Um artigo que li semana passada do Tom's hardware citava justamente o mesmo problema que você tem e a solução foi encontrar configurações de OC automático que já vinham ligadas na MB e desligá-las. Convém, a título de diagnóstico, desligar tudo e testar para descobrir onde o problema realmente está.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...