Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que vale mais a pena usar: no-break Intelbras XNB 600VA ou estabilizador?


Posts recomendados

Meu equipamento é:

CPU: I5 9600K

GPU: GTX 1660 OC

RAM: 16 GB

FANS:Padrão da CPU + Uma traseira de 120 mm

placa-mãe: TUF360M.

E um monitor tochiba de 60hz acho que uns 24 polegadas 

Eu talvez mais para frente entre em uma empresa de programação digamos eu preciso proteger meu equipamento de efeitos externos, incluindo a queda de energia...

Bem a duvida é simples vale mais a pena um nobreak: ntelbras XNB 600 VA Nobreak Interactive, 120V ou um estabilizador, estou meio apertado e não quero gastar + de 400 R$

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caduf Nem um, nem outro. Compre um filtro de linha Clamper, evite o uso de adaptadores (troque sua tomada se for padrão antigo). Estabilizadores e nobreaks não vão proteger seu equipamento, vão na verdade reduzir sua vida útil e induzir falhas prematuras. Leia os tópicos fixos do setor de fontes e energia aqui do fórum para entender as razões em termos mais aprofundados. 

Hoje em dia compensa mais você deixar a máquina desligar e religar automaticamente (configuração de BIOS) se realmente quer que ela dure. Equipamentos médicos onde a interrupção do fornecimento pode causar problemas realmente graves utilizam nobreaks online (ou deveriam) e esses sim tem justificativa para estarem sempre ligados. 

Mas mesmo esses aparelhos, em questão de proteção, poderiam durar mais sem nobreaks comuns.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Entendo mais ou menos, depois vou dar uma lida. Então no meu caso é que a rede do meu quarto é meio instável, digo quando tem outros equipamentos ligados tipo a máquina de lavar o meu estabilizador fica fazendo um "clack clack" sem parar, já aconteceu dele ficar maluco e o monitor desligar e o alguma fan do meu PC fez um barrulho muito alto, eu desliguei direto na fonte esse dia, já aconteceu outra vez dele dar um clack e o monitor desligar e depois religar...

E você poderia me passar um modelo de filtro de linha já que eu não entendo muito bem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caduf Filtro de linha pode ser o clamper de 8 tomadas ou de 5, de acordo com sua necessidade.

 

Sobre as variações elétricas da sua casa, primeiramente o estabilizador está fazendo barulho justamente por que está estabilizando a tensão recebida. O problema é que ele faz isso com pouca eficiência, quando a fonte faz exatamente o mesmo trabalho com mais eficiência (leia o setor que recomendei). Quando o estabilizador faz o trabalho com pouca eficiência, ele faz a fonte trabalhar dobrado, reduzindo sua vida útil sem acrescentar nada (lembrando que o trabalho dele já é executado pela fonte). Enfim, estabilizadores foram inventados para equipamentos da era das cavernas, décadas atrás, e hoje são obsoletos. Qualquer fonte 80+ medíocre faz pelo menos um trabalho melhor que ele, enquanto uma sem sequer 80+ faz pelo menos o mesmo que ele. Acrescentá-lo à equação só reduz a vida útil do seu equipamento.

 

À parte disso, recomendo uma revisão na sua instalação elétrica. Máquina de lavar, chuveiro, aspirador de pó, influenciarem na qualidade do fornecimento de outros cômodos de sua casa é sinônimo de instalação mal feita ou desgastada, e corrigir isso pode lhe render uma bela economia na conta e certamente fará com que os equipamentos eletrônicos da casa durem mais.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...