Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inicialização que demorava 45 segundos agora demora 5 minutos!


Posts recomendados

Então gente, sou novo aqui no fórum e venho buscar algumas informações sobre o meu problema, então serei muitíssimo grato a qualquer um que tentar me ajudar a solucionar esse problema. Tenho um notebook Acer Aspire 3 A315-23 que adquiri em novembro de 2020, desde a compra ele sempre funcionou muito bem, já cronometrei a inicialização dele e era de 45 segundos o tempo de clicar no botão "power" até chegar na área de trabalho. Entretanto, desde o dia 19/06/2021, esse tempo de inicialização passou a ser de 5 minutos também cronometrados. Como esta na garantia entrei em contato com a Acer que me sugeriu primeiro uma limpeza na %temp% e posteriormente desligar o notebook e usar aquele pequeno botão de 2mm com o símbolo de bateria que fica em baixo do notebook. Fiz isso e a princípio o problema tinha sido resolvido, porém, fui mesmo assim seguir a terceira etapa que a assistente da Acer por telefone me indicou que era entrar na BIOS apertando f2, usar o f9 para configurar ela para default e usar f10 para salvar. Depois de fazer isso o problema retornou, novamente demorando 5 minutos para ligar mas agora mais estranho pois durante a inicialização o cooler tem disparado em sua velocidade máxima. estou com todos os drivers atualizados e após usar alguns programas de testes acredito que o processador, memória RAM e placa de vídeo estejam em bons estados e utilizo o Norton como antivírus. Usei o programa HDDScan para fazer uma varredura completa e abaixo irei vincular o print da imagem mostrando o final da varredura. Gostaria de saber se isso indica algum problema no HD que meu notebook possui e saber se vocês tem alguma ideia de como solucionar esses 5 minutos de inicialização e o cooler disparado durante a inicialização.

Varredura do HDDScan.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, faça os 2 processos novamente e veja no que dá, mas a solução real disso é um SSD, enfim, dependendo do tempo de uso do PC, se está cheio e etc, uma formatação é válida, tente desativar o Secure BOOT também, se o Fast BOOT estiver ativado desative, se o Fast BOOT estiver desativado ative e etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então irmão, primeiramente boa tarde, já tentei refazer os dois processos e meu notebook tem, se não me engano, 8 meses de uso apenas e com HD de 1tb que só esta sendo usado +ou- 200gb desses 1tb. Ontem a noite formatei pelo próprio sistema de restauração de fabrica do Windows 10, em partes deu certo consegui diminuir um pouco o tempo de inicialização porém estou preocupado com o cooler disparando na inicialização, coisa que não fazia antes, o que você acha sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Will Fullwaste olá will, perdão a demora de resposta, eu utilizei o hddscan pois ouvi que era confiável porém penso em passar outro scan de HD tipo o crystal alguma coisa que também ouvi falar. respondendo a sua pergunta: não , na hora de ligar ele não esquenta, apenas o cooler dispara ao máximo tanto que parece uma turbina ligando de tanto barulho. Chequei agora o gerenciador de tarefas e mesmo com o notebook recém ligado (Acer Aspire 3 A315-23) e sem nem mesmo o mozilla aberto, o uso do HDD esta em ocilando em 90% e 100% a maior parte do tempo. Se vale de alguma coisa, após o começo do problema em que a BIOS ficou em default eu fui no site da Acer e baixei um novo drive de BIOS, a versão que veio no notebook era a BIOS 1.09 e a que baixei no site na pagina do notebook era mais atual, a 1.15. mesmo assim o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2021 às 17:59, The Crowley disse:

@Will Fullwaste olá will, perdão a demora de resposta, eu utilizei o hddscan pois ouvi que era confiável porém penso em passar outro scan de HD tipo o crystal alguma coisa que também ouvi falar. respondendo a sua pergunta: não , na hora de ligar ele não esquenta, apenas o cooler dispara ao máximo tanto que parece uma turbina ligando de tanto barulho. Chequei agora o gerenciador de tarefas e mesmo com o notebook recém ligado (Acer Aspire 3 A315-23) e sem nem mesmo o mozilla aberto, o uso do HDD esta em ocilando em 90% e 100% a maior parte do tempo. Se vale de alguma coisa, após o começo do problema em que a BIOS ficou em default eu fui no site da Acer e baixei um novo drive de BIOS, a versão que veio no notebook era a BIOS 1.09 e a que baixei no site na pagina do notebook era mais atual, a 1.15. mesmo assim o problema persiste.


Acho que você deve ir do caminho mais fácil pro mais difícil:

- Monitore a temperatura e veja se esta elevada

- Monitore o gerenciador de tarefas e veja se algum processo esta consumindo desempenho do seu PC

- Baixe o Crystaldiskinfo e o Crystaldiskmark: procure um video de explicaçao de como utiliza-los

- Formatar pra ver se resolve.
- Caso temperatura elevada, compra aqueles coolers USB (meu notebook só roda jogos com aquele cooler embaixo, senao ele faz igual o seu)
- Depois abri-lo fazer uma limpeza (limpa contato nas conexoes do hd e onde conseguir na placa. as vezes desplugando e plugando o hd pode ser que ajuda, como se fosse fita de super nintendo de antigamente)
- Caso persistir. Conseguir um HD pra teste na sua maquina
- Teste o seu hd em outra maquina (com o HDDScan e vê se dá o mesmo tanto de blocks vermelhos e laranja.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...