Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a forma correta de ligar núcleo de ferrite?


donzmaker

Posts recomendados

Eu vi vários vídeos e artigos sobre o núcleo de ferrite. Não aquele kit que já vem para prensar, mas o proprio ferrite toroidal em si, embora a dúvida acredito que seja igual para aqueles de prensar

 

Assisti alguns vídeos de um americano que tem vários transmissores e receptadores de rádio em casa e ele usa o toroidal em tudo, desde USB até na entrada de energia do monitor e TV

 

Alguns dizem que quanto mais voltas é melhor, pois assim estaria cortando mais a frequência alta (a partir de 500hz). É correto ou aconselhável dar voltas ? No caso na impossibilidade de abrir o filtro de linha e colocar no fio fase e neutro um toroide como esses exemplos aqui

Citação

 

HuM5mM4.png

 

XoRTn7x.jpg

 

Esse aqui antigo Computer Protector da Clamper...

mJtUUYn.jpg

 

 

Posso fazer assim no cabo AC?

LpvuirA.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, estes indutores possuem diversas aplicações, as forma com que os fios são enrolados variam de aplicação para aplicação, bem como o numero de voltas e a bitola do cabo.

 

para que possamos lhe iluminar as ideias, precisamos saber qual é o seu objetivo com o indutor.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendi muito bem. Mas sim se colocar mais um por fora mal não faz. Geralmente quem gosta disso é a "galera" da sonorização ... não melhora em nada o desempenho de PC, caso seja da "galera" gamer ... (o termo "galera" me irrita 😑)

E tem o lado certo de enrolar ok? Algo como .. um vai outro vem. Nesta ida e vinda o ruído ruim "colide" consigo próprio e "desaparece".

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutes ago, Eder Neumann said:

bom, estes indutores possuem diversas aplicações, as forma com que os fios são enrolados variam de aplicação para aplicação, bem como o numero de voltas e a bitola do cabo.

 

para que possamos lhe iluminar as ideias, precisamos saber qual é o seu objetivo com o indutor.

pois então passei a madrugada lendo e o assunto é complexo

Eu sei que dentro dos antigos Computer Protector da Clamper dá para ver (Foto 3) ali um ferrite com fase e neutro 3 voltas cada. Isso é o que o Faller falava do indutor duplo. 

Acredito que aliado ao capacitor X2 isso servia para atenuar frequências altas

 

Hj em dia os filtros da Clamper não vem mais o indutor. Vale  a pena usar no cabo 3x0,75mm que vai na tomada? 

O problema q o cabo já encapado que vai na tomada além do pvc dos cabinhos fase e neutro tem uma capa protetora de borracha também por fora (deve ser isolamento a base de PVC também)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você esta tendo que tipo de problemas com seu equipamento para querer filtrar frequencias altas?

 

antecipo que este tipo de componetne não é igual uma lâmpada que é só colocar na energia e ela vai fazer o que foi feita pra fazer.... um indutor precisa ser calculado senão ele podem ampliar a alta frequencia em vez de reduzí-la...

como disse  @.if 

3 horas atrás, .if disse:

tem o lado certo de enrolar ok? Algo como .. um vai outro vem. Nesta ida e vinda o ruído ruim "colide" consigo próprio e "desaparece".

se enrolado pro lado errado o ruido dobra, se a quantidade de voltas estiver errada ele entra em ressonância e pode acabar queimando coisas que você não quer que queime

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutes ago, Eder Neumann said:

você esta tendo que tipo de problemas com seu equipamento para querer filtrar frequencias altas?

 

antecipo que este tipo de componetne não é igual uma lâmpada que é só colocar na energia e ela vai fazer o que foi feita pra fazer.... um indutor precisa ser calculado senão ele podem ampliar a alta frequencia em vez de reduzí-la...

como disse  @.if 

se enrolado pro lado errado o ruido dobra, se a quantidade de voltas estiver errada ele entra em ressonância e pode acabar queimando coisas que você não quer que queime

Pois estava lendo sobre isso. Era basicamente para completar ou melhor fazer o indutor duplo "fora" do filtro para ter a combinação dele com o capacitor entre fase-neutro 

Não sei se irá adiantar na etapa da filtragem tanto o "de prensar" quanto o toroidal. Como você falou pode no final das contas ampliar freqüencias indesejadas

4 hours ago, .if said:

Não entendi muito bem. Mas sim se colocar mais um por fora mal não faz. Geralmente quem gosta disso é a "galera" da sonorização ... não melhora em nada o desempenho de PC, caso seja da "galera" gamer ... (o termo "galera" me irrita 😑)

E tem o lado certo de enrolar ok? Algo como .. um vai outro vem. Nesta ida e vinda o ruído ruim "colide" consigo próprio e "desaparece".

O pessoal audiófilo (assim q se fala? rs) até entendo mas pra jogo não sei por qual motivo

Talvez no microfone...? enfim não uso isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutes ago, .if said:

Se achar que deve, fale que problema está tendo, qual área da eletrônica, em qual situação e etc e o porquê acha que tal filtro deve ajudá-lo. Estamos aqui pra complementar o filtro. 😜

Seria mais porque na minha cabeça ajudaria a eliminar certos ruídos. Minha TV por exemplo faz uma centilhação quando ligo na tomada... ela é aquela  figure-8 sem aterramento (acho que toda TV é 2 pinos?). Eu reparei que um indutor no fase ajudava por exemplo. Só que esse indutor era um gambiarra que aproveitei dum filtro antigo que era umonte de arame enrolado, foi só para teste

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você esta precisando e de um filtro de linha (rede elétrica). Para saber qual indutor e/ou capacitor é necessário saber qual a frequência que você esta querendo suprimir. Esta questão de ruídos na rede elétrica é bem complexa e para saber exatamente é necessário um analisador.  

Na minha opinião, você deveria fazer uma verificação física na sua rede elétrica, fiação, disjuntores, tomadas com mal contato, etc. 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...